Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Xabéu
Xabéu cantando.png
Informações de Fundo
Interpretado por
Monique Bourscheid
Primeira Aparição
Cebolinha Nº 160 (Editora Globo) - Um Doente, sua Irmã, e a Grande Competição de Cuspe a Distância! (Fevereiro de 2000)
Nome Completo
Xabéu Lorota[1]
Outros Títulos
"Irmã do Xaveco"
Loira, alta
Afiliações
Família do Xaveco
Moradia
Casa do Xaveco,
no Bairro do Limoeiro
Família
Xaveco (irmão),
Seu Xavier e Xarlene (pais),
Vó Xepa (avó)
Animais de Estimação
Ximbuca
(cachorro)
Amigos
Zé Luís (antigo interesse amoroso), Roberto Stavros (ex-namorado), Cebolinha, Mônica, Cascão, Magali, Maria Cebolinha
Inimigos
Dudu (ocasionalmente)

Xabéu Lorota[1] é a belíssima irmã mais velha de Xaveco, o "secundário" da Turma da Mônica. Estimada por seu brilhantismo e estilo punk, a moça costuma fazer o papel de mãe e protetora com o seu irmãozinho, o que a incentivou a tornar-se a babá dos meninos do Bairro do Limoeiro, como o Cebolinha, o Cascão, ou até mesmo o pestinha do Dudu, mas como sempre, essas empreitadas em que ela se mete nunca acabam bem, ou por ela não saber lidar com algumas crianças, ou por eles não saberem lidar bem com a própria. Por ser tão dedicada ao que faz, aparece como o amor adolescente proibido dos garotos.

Características e traços

Xabéu em 'A Aposta', de Magali N396, da Editora Globo.png

Ligada nas tendências, é super independente. Mesmo com suas manias adolescentes que beiram a inconsequência, como se preocupar com "status" a ponto de se envolver em apuros, ela é vista com um emblema ajuizado, já que cuida da maioria das crianças da rua. É muito organizada, não gostando de bagunça, pois quando seu irmão Xaveco faz algo de grave, ela sempre acaba levando a culpa pelos desastres do pequeno. É antenada na cultura pop e é muito estilosa.

Biografia

Ela também não gosta de brigas, pois em uma Cebolinha Nº 231, o Cebolinha e o Cascão começam a brigar e ela fica insatisfeita. Os meninos do bairro (sobretudo Cebolinha, Cascão e outros da idade do Xaveco) vivem caindo de paixão quando a vêem, já que ela é alta, loira e linda. O Cebolinha é o que mais constantemente se mostra apaixonado por ela, tanto que mantém tal amor platônico inclusive em Turma da Mônica Jovem, onde ele tem cerca de 16 anos e ela está na faixa dos 20.

Relacionamentos

Xaveco (irmão)

A Xabéu, por vezes, serve como a figura mais responsável para o seu irmão, em Cebolinha Nº 160, ela cuida direitinho dele quando o próprio estava doente, e quando ele precisou de ajuda, ela foi correndo chamar a enfermeira, pois estava preocupadíssima.

Aparições

Editora Globo

  1. Magali Nº 396 - "A Aposta" (2006)

Curiosidades

  • O nome de Xabéu deveria ser Loreta, mas o escrivão se enganou.[carece de fontes]
  • Ela aparece na Turma da Mônica Jovem, que é a turma toda com 14/15 anos. Já ela aparece em forma jovem (adulta), possuindo cerca de 20 anos pra cima. É mostrada como assistente do Astronauta e trabalha na nave dele.
  • Seu nome nas tirinhas em inglês é Crystal.

Referências

  1. 1,0 1,1 Revista Parque da Mônica Nº 152 (Editora Globo) - Dorinha no Parque, Pág. 4 (quadrinho 2), Agosto de 2005 (arquivo)

Predefinição:Personagens

Advertisement