Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Vila Abobrinha
Vila Abobrinha... em 'Adeus, Rocinha'.png
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica
Biduzidos
Primeira Aparição
Hiroshi e Zézinho
Informações do Lugar
Outros Nomes
Abobrinha
Tipo
Vila
Moradores
Chico Bento, Zé Lelé, Rosinha, Hiro, Zé da Roça e outros moradores
Imagens

Vila Abobrinha é a principal ambientação das histórias caipiras do Chico Bento e de sua turminha roceira.

Localização

De acordo com as informações de algumas histórias, a Vila Abobrinha é situada no interior do estado de São Paulo, fazendo divisa com Minas Gerais.[1] Os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás fazem parte do leque de influências, por causa do sotaque dos personagens, da culinária centro-oestina e de outras referências culturais (como o sertanejo e as boiadas).

Na edição TMJ Nº 83 - Herdeiros da Terra, Chico diz que as cidades vizinhas de Vila Abobrinha são: Pindaíba do Sul, Poserlândia do Norte, e Sococó da Ema. O município interiorano, Pindaíba do Sul, também é citada inclusive em histórias da turma clássica, como "Um Dia no Sítio"[2] e "Causando na Roça".[3] Na história "Um Felino Natal a Todos",[4] Magali chega do Bairro do Limoeiro em Vila Abobrinha depois de uma viagem de barco, em um rio que corta a região. Além disso, quando o Chico vai visitar o seu primo da cidade, costuma chegar na estação rodoviária por um longa estrada, tal caminho sendo possível ser feito por ônibus ou trem, não exigindo tanto tempo de passeio, talvez algumas horas.

Espaço

A Vila Abobrinha obviamente está localizada na zona rural. É composta de humildes casinhas e vários sítios e fazendas espalhados. É rodeada de florestas e riachos, como é mostrado em várias historinhas, onde encontramos animais selvagens contracenando com o Chico. Grande parte das fazendas são propriedade de Seu Genésio.

Localidades

Referências

  1. Chico Bento Nº 175 (Editora Globo) - Reunião de Pais e Mestres, Setembro de 1993
  2. Cebolinha Nº 239 (Editora Globo) - Um Dia no Sítio, Pág. 3-33, Maio de 2006
  3. Chico Bento 1ª Série Nº 32 (Editora Panini) - Causando na Roça, Pág. 3-36, Agosto de 2009
  4. Magali 1ª Série Nº 24 (Editora Panini) - Um Felino Natal a Todos, Pág. 3-27, Dezembro de 2008
Advertisement