Turma da Mônica Wiki
Advertisement

Turma da Mônica Na Companhia das Letras é uma coleção lançada pelo grupo Companhia das Letras (através do selo Companhia das Letrinhas). Nesta coleção, alguns personagens da Turma ganham histórias próprias, em prosa, escritas pelo próprio Mauricio de Sousa. A coleção conta com 4 livros.

Livros

Monicadalcdl.jpg

Mônica é Daltônica?

Essa história conta com ilustrações de Odilon Moraes.
Será que a Mônica enxerga as cores de um jeito diferente e escondeu isso de todo mundo? Ou esse é só mais um plano infalível dos meninos contra a garota mais forte do bairro? Quem conhece essa turma pelo menos um pouquinho já deve ter imaginado a resposta. Nesta história, a primeira publicada na revista Mônica, em 1970, o Zé Luís - e não o Cebolinha, acredite se quiser -, inaugura a tradição dos planos mirabolantes para tentar acabar com as temidas coelhadas da dona da rua. E o Titi, o Cascão, o Cebolinha, junto com o líder do grupo, executam passo a passo o combinado, até que... Além de descobrir o fim da aventura, o leitor vai conhecer curiosidades sobre a turma e as ilustrações surpreendentes de Odilon Moraes, que reinterpreta um clássico de Mauricio de Sousa.

Os Azuis

Mauricioosazuis.jpg
Essa história conta com ilustrações de Elisabeth Teixeira.
A Mônica não está entendendo nada: de uma hora para outra, todo mundo ficou azul no bairro do Limoeiro. E o pior: seus vizinhos e amigos - inclusive a Magali - resolveram fugir da dentuça e tratá-la mal só porque ela é a única “alaranjada”. A coitada não sabe o que fazer! Se for mais uma armação do Cebolinha ele vai ver só... Mas... e se não for? Será que foi ela que pirou de vez? Ou está no meio de um pesadelo que não quer acabar? Desta vez, quem ilustra o clássico de Mauricio de Sousa é Elisabeth Teixeira, um grande nome da literatura infantil brasileira. Aqui, além de descobrir a resposta para esse mistério, o leitor ainda vai conhecer curiosidades sobre a história e seus personagens, em uma seção imperdível de extras!

Chico Bento, 7 Anos

Cb7anoscdl.jpg
Essa história conta com ilustrações de Rosinha.
Todo mundo faz aniversário, não tem como evitar. Alguns preferem festejar com vários amigos, outros não querem nem pensar sobre isso. O tempo vai passando e às vezes não percebemos que estamos crescendo: as brincadeiras mudam, outros pensamentos vão aparecendo, a imaginação se transforma. É o que acontece com Chico Bento nesta história clássica, escrita e ilustrada por Mauricio de Sousa e publicada pela primeira vez em 1982.

O Futuro do Horácio

Horaccdl.jpg
Essa história conta com ilustrações de Weberson Santiago.
Horácio vivia tranquilo comendo alfaces e explorando cavernas pré-históricas - e acreditava que assim passaria o resto de seus dias. Mas o seu mundo virou de pernas para o ar quando, certa tarde, ele conheceu um velho dinossauro que lhe mostrou que seu futuro era menos promissor do que ele podia imaginar: Horácio e seus companheiros de espécie seriam extintos! E agora? Será possível mudar o seu destino? Triste e desnorteado, o dinossauro não fazia ideia de que, naquele mesmo dia, se tornaria o responsável por garantir o futuro de outra - e importantíssima - espécie... Nesta história, o quarto volume da coleção Turma da Mônica, além do texto em prosa ilustrado por Weberson Santiago, o leitor também conhecerá curiosidades sobre o Horácio, o personagem que mais se parece com seu criador, Mauricio de Sousa, e trechos da versão original em quadrinhos desta narrativa, de 1971.
Advertisement