Turma da Mônica Jovem, ou abreviada para TMJ, é uma linha de gibis da Turma da Mônica em estilo Mangá. Nela, os personagens da Turma são adolescentes e estão um pouco diferentes. A revista tem tamanho maior do que o padrão de revistinhas da Turma, com o tamanho de 16 cm X 21,4 cm e contém 132 páginas. Em Agosto de 2008, a edição Número Zero, para colecionadores, veio de brinde com a Mônica nº 20 da Panini (Comercial Bom Pra Cachorro) e introduziu a Turma como adolescentes de 16 anos. A Edição Número 1 foi publicada no final do mesmo mês. Cada edição ainda acompanha um editorial assinado por Mauricio de Sousa, chamado Fala, MAURICIO!, que costuma refletir sobre os temas abordados na trama do mês ou mesmo trazer novidades sobre a publicação, e é sempre publicada nas páginas finais da mesma, antes da seção "Na Próxima Edição...".

Em Dezembro de 2016, após o marco da 100ª edição, foi lançada a primeira edição da Segunda Série da TMJ. Com isso, a numeração passou a ser reiniciada. Além disso, Mauricio anunciou um filme em formato live-action, que chegará aos cinemas em 2022, e também a republicação da Primeira Série em formato de brochura encadernada, com 2 ou 3 edições originais. Uma versão em desenho animado foi exibida no canal de TV por assinatura Cartoon Network, desde Novembro de 2019, com 13 episódios já exibidos, e ganhou o Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, na categoria MELHOR SÉRIE DE ANIMAÇÃO PARA A TV PAGA. Não se sabe se terá uma 2ª Temporada.

A Primeira Série foi escrita por quatro roteiristas: Flávio Teixeira de Jesus, Emerson Bernardo de Abreu (cujo principal enredo é a Supersaga do Fim do Mundo), Marcelo Cassaro e Petra Leão (esta roteirista da grande maioria das edições e minissagas). Já a Segunda Série introduziu novos roteiristas à revista: Edson Luís Itaborahy (a partir da edição 105), Daniela Nascimento (a partir da edição 107), Wagner Bonilla (diretor de arte da MSP e roteirista da Supersaga SAVERT, iniciada em Chico Bento Moço, além da edição 146), Carlos Estefan (apenas a edição 127), Felipe Marcantônio (a partir da edição 128) e Rafael Calça (apenas a edição 138). Com exceção de Emerson (até o momento), todos os outros roteiristas da Primeira Série voltaram para a Segunda.

Em relação ao preço, a Edição 1 foi lançada com o preço promocional de R$ 5,90. A partir da Edição 2 até a 7, a revista foi comercializada a partir de R$ 6,40, aumentando o preço para R$ 6,90 (das edições 8 até a 42), R$ 7,50 (das edições 43 até a 65), R$ 7,90 (das edições 66 até a 91), R$ 8,50 (das edições 92 até a 113), R$ 9,50 (das edições 114 até a 125), R$ 10,50 (das edições 126 até a 131) e R$ 11,00 (da 132 até a 141). Atualmente, a revista é vendida pelo preço de R$ 11,90 (vigente desde a edição 142).

Índice

Roteiristas

Nota 1: *Cuidado Com O Que Deseja, O Jogo dos Reis & A Invasão dos Robôs-Zumbis (Edições #32, #40 & #48 da 1ª Série) foram, inicialmente, atribuídas à roteirista Petra Leão, mas ela posteriormente confirmou que Marcelo Cassaro é o verdadeiro autor delas.
Nota 2: **Marcelo Cassaro e Petra Leão são, ambos, roteiristas principais de Dentuça, Eu? (Edição #94 da 1ª Série), A Onça & O Ouriço (Edição #32 de Chico Bento Moço) e Parque das Maravilhas (Edição #47 da 2ª Série). As duas primeiras edições foram lançadas no mesmo mês (Junho de 2016).
Nota 3: ***Amor Reprimido (Edição #35 da 2ª Série) foi, inicialmente, atribuída à roteirista Daniela Nascimento, mas uma errata na edição seguinte (Invasão do Limoeiro) confirma que Marcelo Cassaro é o verdadeiro autor da edição.
Nota 4: ****Rafael Calça, roteirista principal de Diário de Viagem (Edição #38 da 2ª Série), também roteirizou as graphic novels Pele & Alma (Edições 18 & 29 da Graphic MSP). O personagem Jeremias é protagonista de ambas as edições. Além disso, ele roteirizou a historinha principal de A Nova Amiguinha (Edição #45 da Segunda Série da Revista Turma da Mônica).
Nota 5: *****Mauricio de Sousa, Alice Keiko Takeda (diretora executiva e de arte da MSP e esposa de Mauricio) e Marina Takeda e Sousa (uma das supervisoras de roteiro e conteúdo da MSP e filha de Mauricio) roteirizaram algumas edições, juntamente com os roteiristas principais. No entanto, Alice é a roteirista principal de O Outro Lado da Moeda (Edição #43 da 2ª Série) e, juntamente com sua filha Marina, de O Segredo dos Frufrus (Edição #46 da 2ª Série). Ela também é a argumentista principal de Amor de Anjo (Edição #46 da 1ª Série).
Nota 6: ******Emerson Agune, roteirista do mangá Geração 12, também roteiriza O Segredo dos Frufrus (Edição #46 da 2ª Série), fazendo dela a primeira edição da TMJ roteirizada por ele.

Por Edição

Primeira Série (2008-2016)

Roteirista
Edições
Emerson Bernardo de Abreu
A Edição de Colecionador Eu Cresci! (0), As Aventuras do Dia-a-Dia! (5 [minihistória Os Meninos São Todos Iguais!]) & a Supersaga do Fim do Mundo: 1ª & 2ª Temporadas (as minissagas Sombras do Passado [51 & 52], Umbra [74, 75 & 76], Herdeiros da Terra [83 & 84] & A Torre Inversa [90, 91 & 92], além das edições individuais Dia das Bruxas [63], Férias Na Praia [78], Sombras do Futuro [79] & O Parque Assombrado [99])
Flávio Teixeira de Jesus
As minissagas As 4 Dimensões Mágicas (1, 2, 3 & 4) & No País das Maravilhas (21 & 22), além das edições individuais As Aventuras do Dia-a-Dia! (5 [minihistórias Onze Coisas Que As Garotas Amam!! & Pai! Me Empresta A Chave do Carro?]), Um Dia de Agito! (20), O Casamento do Século (50), Somos Todos Nerds (88) & O Apanhador de Pesadelos (98) 
Marcelo Cassaro
As minissagas O Brilho de Um Pulsar (6, 7 & 8) & Monstros do ID (15, 16 & 17), além das edições individuais Cuidado Com O Que Deseja* (32), O Jogo dos Reis* (40), A Invasão dos Robôs-Zumbis* (48), Academia de Ninjas (77), Um Novo Amor? (82), Emergência Médica (87), Nunca Mais! (93), Dentuça, Eu?** (94), Reinado dos Jovens (95) & Eterno Despertar (97)
Petra Leão
As minissagas Ser Ou Não Ser? (11 & 12), O Dono do Mundo! (13 & 14), Surge Uma Estrela (18 & 19), O Caderno do Riso (23 & 24), O Aniversário de 15 Anos da Marina (26, 27 & 28), O Mundo do Contra (29 & 30), Tesouro Verde (43 & 44), A Brigada dos Ossos Cruzados (65 & 66), Circo Macabro (80 & 81) & A Estranha História de Sarah (85 & 86), além das edições individuais O Príncipe Perfeito (9), Conta Comigo! (10), Desafio Sobre Patins (25), Divisão Por Dois (31), O Peso de Um Problema (33), Quer Namorar Comigo? (34), Baile À Fantasia (35), O Show Deve Continuar (36), Um Mundo Diferente (37), Masmorras & Dragões (38), Histórias de Arrepiar (39), Cascão, O Mestre do Vulcão (41), Torneio de Games (42), Bullying: Além do Limite (45), Amor de Anjo (46), Bem-Vindos Ao Japão (47), O Novo Capitão Feio (49), Tem Gato No Meu Café! (53), Cheia de Onda (54), Meu Futuro (55), Sem Medo (56), Veneno Virtual (57), Conflitos de Gerações (58), Encontro Marcado (59), Os Opostos Se Atraem (60), A Nova Mônica (61), Campeões da Justiça (62), Eu Sou Você (64), Par Perfeito (67), Jogos Mortíferos (68), A Decisão (69), Nosso Filhote (70), Garoto Solteiro Procura (71), Meu Ídolo (72), Caçadores de Androides (73), Sangue Fresco (89), Dentuça, Eu?** (94), Desencontros... (96) & ELES VOLTARAM! (100)

Segunda Série (2017-Presente)

Roteirista
Edições
Flávio Teixeira de Jesus
...Te Amo Para Sempre! (101), Um Mundo de Distância (102), Cebola Na Austrália (106) & Odisseia Infinita (125)
Marcelo Cassaro
Presente de Grego (103), A Dança da Lua (113), Mistério Submarino (117), Entre A Luz & A Escuridão (118), Japão Nosso de Cada Dia (119), Sabotagem (120), Briga Entre Irmãos (123), A Capitã Cascuda (124), Os Mais Jovens Heróis da Terra (126), O Mundo de Maria Cebola (129), O Cecê do DC (134), Amor Reprimido*** (135), O Mistério do Bumerangue (140), Soldado Estelar (141), O Mistério do Farol (145) & Parque das Maravilhas** (147)
Petra Leão
Mônica & O Cavalheiro (104), Terrível Obsessão (108), Evolução das Máquinas (111), Perigo Eletrônico (121) & Parque das Maravilhas** (147)
Edson Luís Itaborahy
Entre O Céu & O Inferno (105), O Desaparecimento dos Mágicos (112), Influenciadora Digital (116) & Amnésia (144)
Daniela Nascimento
Apatia (107), O Sumiço do Cebola (109), As Sete Pragas do Limoeiro (110), No Controle (122), Sujeira Digital (132), Invasão do Limoeiro (136) & O Segredo dos Frufrus (146)
Wagner Bonilla
A Supersaga SAVERT (a minissaga O Portal das Trevas [114 & 115]) & O Segredo dos Frufrus (146)
Carlos Estefan
A Melodia Pefeita (127)
Felipe Marcantônio
A Sociedade dos Ossos (128), Além de Jurerê (130), O Mestre dos Vilões (131), O Dia de D.I.V.A. (133), Peso Perigoso (137), O Intercâmbio da Aninha (139), Brigada do Limoeiro (142) & Desafio Dimensional (148)
Rafael Calça****
Diário de Viagem (138)
Alice Keiko Takeda*****
O Outro Lado da Moeda (143) & O Segredo dos Frufrus (146)
Marina Takeda e Sousa*****
O Segredo dos Frufrus (146)
Emerson Agune******
O Segredo dos Frufrus (146)

Por Número de Roteiros

Primeira Série

Roteirista
Nº de Edições
Emerson Bernardo de Abreu
16
Flávio Teixeira de Jesus
11
Marcelo Cassaro
16
Petra Leão
60

Segunda Série

Roteirista
Nº de Edições
Flávio Teixeira de Jesus
4
Marcelo Cassaro
16
Petra Leão
5
Edson Luís Itaborahy
4
Daniela Nascimento
7
Wagner Bonilla
3
Carlos Estefan
1
Felipe Marcantônio
8
Rafael Calça
1
Alice Keiko Takeda
2
Marina Takeda e Sousa
1
Emerson Agune
1

Roteiristas das Edições Especiais em Cores

Por Edição

Roteirista
Edições
Flávio Teixeira de Jesus
Lembranças (Mônica)
Petra Leão
O Segredo do Acampamento (Turma Jovem), O Grande Prêmio (Cebola), Coração & Garra (Magali) & O Monstro do Mar (Cascão)

Por Número de Roteiros

Roteirista
Nº de Edições
Flávio Teixeira de Jesus
1
Petra Leão
4

Edições Regulares

Primeira Série

Edição de Colecionador

2008

2009

2010

Nota: A minissaga O Aniversário de 15 Anos da Marina, roteirizada por Petra Leão, são as únicas edições da revista que contam com páginas coloridas.

2011

2012

Nota: A Supersaga do Fim do Mundo, roteirizada por Emerson Bernardo de Abreu, teve início no final desse ano, com a minissaga Sombras do Passado.

2013

2014

2015

Nota: As edições 78 e 79, roteirizadas por Emerson Bernardo de Abreu, são interligadas uma à outra.

2016

Segunda Série

2017

2018

Nota: A Supersaga SAVERT, roteirizada por Wagner Bonilla e iniciada em Chico Bento Moço, tem uma continuação nas edições 114 e 115, com a minissaga O Portal das Trevas).

2019

2020

Nota: O Segredo dos Frufrus é a única edição da revista a contar com cinco roteiristas principais: Daniela Nascimento (roteirista principal), Alice Keiko Takeda (diretora executiva e de arte da MSP), Marina Takeda e Sousa (supervisora de conteúdo da MSP), Emerson Agune (roteirista de Geração 12) & Wagner Bonilla (direitor de arte e roteirista da Supersaga SAVERT). Daniela também foi responsável pela execução de roteiro da edição.

Primeira Série em Capa Dura

Relançamento das 100 primeiras edições da revista, em capa com formato de brochura. São 44 volumes, e cada volume possui 2 ou 3 edições originais. O preço dos volumes varia entre R$ 13,90 e R$ 20,90.

2017

2018

2019

2020

2021

Edições Especiais

Edições Especiais Em Cores

Edições Especiais Em Capa Dura

As Edições Em Cores foram relançadas com uma versão especial, em capa dura.

Edições Especiais CCXP

Edições de Luxo

Edições Especiais de histórias da TMJ, em uma versão de luxo e com pôsters exclusivos.

Supersaga do Fim do Mundo

Parceira Entre Mauricio de Sousa & Osamu Tezuka (1928 - 1989)

Parceira Entre a MSP (Turma da Mônica) & DC Comics (Liga da Justiça)

Parceria Com A Editora Melhoramentos

Turma da Mônica Jovem: Romances & Aventuras (Parceria Com A Editora Girassol Brasil)

Relançamento de Clássicos da Literatura, em versões especiais para a TMJ.

Parceira Com A Editora Nemo

Inclui contos escritos por Babi Dewet (Mônica), Melina Souza (Marina), Carol Christo (Magali) e Pam Gonçalves (Denise).

Parceira Com A Editora Sextante

Parceria Com Reinaldo Domingos (DSOP Educação Financeira)

Essa parceira são versões especiais das Edições 107 (Apatia) e 109 (O Sumiço do Cebola) e contam com o personagem Nico. Reinaldo, inclusive, foi o argumentista original das duas edições, e ambos os roteiros foram escritos por Daniela Nascimento e adaptados por Marcelo Cassaro.

Livro Religioso (Parceria Com A Editora Petit)

Meu Livro Secreto

Parceira Com A Escritora Thalita Rebouças & Com A Editora Rocco

Crossover MSP (Turma da Mônica Jovem) & DC Comics (Liga da Justiça)

Sudoku Com A Turma da Mônica Jovem

Todos os passatempos estão no nível Médio.

Edições Instituicionais

Personagens e Dubladores

Mônica

Mônica é alegre, meiga e ainda um pouco dentucinha, mas é agora uma garota esbelta e muito bonita. Muito determinada, sempre indo até o fim quando quer algo. Parece ter um bom namoro amizade com Cebola, compensando os atritos entre os dois na infância, gerados por planos dele contra ela e coelhadas dela nele.

Desta vez possuem uma amizade um tanto colorida, já que Mônica não esconde que é de fato apaixonada pelo Cebola, apesar que de vez em quando ainda suspira por outros garotos. Apesar de ainda ser geniosa, parece ter controlado isso conforme cresceu e se mostra mais calma e pensativa.

Sempre está disposta a ajudar seus amigos e às vezes se esquece dela mesma por querer ajudar os outros. Ainda discute com o Cebola, mas não esconde suas segundas intenções e dá sempre um jeitinho de se aproximar do "amigo", sempre lhe apoiando com todo amor. Morre de ciúmes quando Cebola fala com outras garotas, mas também adora provocá-lo, saindo com outros garotos na frente dele. Os dois já namoraram uma vez, na edição 34, porém não deu certo, mas Cebola acredita que se um dia derrotar a Mônica, finalmente ele estará à altura dela e eles poderiam namorar (mesmo que a própria Mônica considere que ele já está à altura dela). Parece ter uma quedinha pelo Do Contra.

Dubladora: Priscila Concépcion

Cebola

Cebola é um adolescente esperto e muito inteligente. Rejeita ser chamado por seu apelido de infância, Cebolinha, e, por ter tido apenas cinco fios de cabelo nessa época, vive sendo chamado amigavelmente de careca por seu amigo Cascão, mesmo tendo hoje mais cabelo. Seu nome completo é Cebolácio Júnior Menezes da Silva. Costuma trocar o R pelo L quando fica nervoso, apesar de esse distúrbio ter sido mais frequente na infância, já que atualmente ele costuma falar certo após ter feito sessões de fonoaudiologia.

É de fato apaixonado pela Mônica e, às vezes, não consegue esconder isso. Ainda assim tenta vez ou outra impressionar outras meninas bonitas e fica nervoso quando a Mônica chega perto demais ou quando ocorre um clima de romance entre eles. Tem crises de ciúmes por não gostar de ver a Mônica com outro garoto, pois morre de ciúmes dela. Já namoraram uma vez, na edição 34, porém não deu certo, mas Cebola acredita que se um dia derrotar a Mônica, finalmente ele estará à altura dela e eles poderiam namorar (mesmo que a própria Mônica considere que ele já está à altura dela).

Diferentemente de quando era criança, Cebola não pensa em ser mais o "Dono da Rua" (exceto na edição 37 que estão em um universo diferente onde Cebola é o dono da rua, pois a Mônica tinha mudado de bairro), agora ele quer é conquistar seu espaço no mundo com suas inovações tecnológicas e um tanto mirabolantes. Na edição 48, ao ser levado ao futuro e descobrir que Mônica desistiu de esperar por ele, Cebola percebe que precisa se esforçar para conquistá-la e evitar assim aquele futuro. Aparenta ter traços de megalomania.

Dublador: Alex Pierre

Magali

Melhor amiga de Mônica, era muito gulosa na infância, porém reeducou-se quanto a sua alimentação, consumindo alimentos mais saudáveis e tendo uma alimentação mais moderada, apesar de continuar sendo um pouco gulosa. Tem uma queda platônica pelo professor Rubens, o professor de Ciências, o que tem muita ênfase no começo da série; porém, nas histórias mais recentes é confirmado que continua namorando Quinzinho. Algumas histórias ainda mostram as duas situações acontecendo ao mesmo tempo. Magali ainda continua carinhosa e super meiga para com os amigos, e ainda possui uma queda por animais, especialmente por seu gato Mingau. Sua proximidade com Dudu não tem muita ênfase desta vez, pelo menos até agora. Conta com uma edição especial em cores em que é a protagonista.

Dubladora: Luana Belini

Cascão

Cascão é um garoto esperto, criativo, descolado e muito bagunceiro, para desespero de sua mãe, que não consegue deixar o quarto em ordem. Ele não é mais o menino mais sujinho do mundo - aprendeu a tomar banho (mesmo que não goste muito) e mantém um padrão de higiene razoável, inclusive usando desodorante. Frequentemente ele também alerta os outros quanto à economia de água e destino adequado do lixo. Mesmo assim, ainda tem um certo medo de se molhar, especialmente na chuva.

Adotou um estilo "street" em seu vestuário e adora praticar esportes radicais, tais como skate, mountain bike e le parkour, além de ser a estrela do time de futebol do Colégio do Limoeiro, no qual ele é o centro-avante. É fã de quadrinhos de ficção científica e cultura nerd geral. Ainda é o melhor amigo do Cebola e continua namorando a Cascuda. Na edição 49, Cascão ganha os superpoderes do Capitão Feio e adota temporariamente a identidade de Manto Negro, mas depois de ser constantemente confundido com um vilão, acaba abrindo mão dos poderes e do alter-ego.

Dublador: Fábio Lucindo

Curiosidades

Plano Nº 1

  • Em 2011, foi publicada no especial "Cebolinha 50 Anos" a história "Plano Nº 1", com a Mônica fazendo um plano infalível para uma festa surpresa de aniversário do Cebola. A história começa a partir da página 140, e o roteiro foi escrito por Flávio Teixeira de Jesus.
  • Da edição #1 até a #8 da Primeira Série, sempre nas primeiras páginas e antes das histórias, a revista mostra uma ficha técnica dos personagens principais.
  • A partir da edição #93 da Primeira Série (Nunca Mais!), as primeiras páginas da revista contam com informações preliminares de expediente, ou seja, quem trabalhou na edição. As informações completas podem ser vistas nas últimas páginas, logo acima (1ª Série) ou abaixo (2ª Série) da seção "Na Próxima Edição...".
  • A partir da edição #22 da Segunda Série (No Controle), a 4ª capa da revista passa a contar com uma pequeno texto contando um pouco mais sobre a sinopse da edição.
  • Vários pequenos crossovers entre a TMJ e o resto do universo MSP podem ser vistos em alguns gibis:
    • A revista Cebolinha, na história Os Anéis da Sorte (Edição #13 da 2ª Série) mostra Mônica, Cebola, Magali e Cascão na sua versão jovem. A aparição deles se faz na página 30.
    • A história O Mundo do Contrário (Edição #33 da 2ª Série da Revista Turma da Mônica) mostra Cascão entrando no universo da Turma Jovem e sendo observado pela sua versão jovem, Mônica e Cebola.
    • Em A Nova Amiguinha (Edição #45 da 2ª Série da Revista Turma da Mônica), Mônica Jovem dá seu cachorro Monicão à personagem Milena, que estava estreando na referida edição.
    • A revista Magali, na edição Depois das Doze (Edição #43 da 2ª Série), mostra as versões jovens da Mônica e Magali assistindo a um vídeo novo no canal da Denise.
    • Em Torneio de Robôs (Edição 71 de Chico Bento Moço), Cebola aparece como parte do público digital da Robolimpíada realizada na edição.

Links Externos