FANDOM

Turma da Mônica Jovem, ou abreviada para TMJ, é uma linha de gibis da Turma da Mônica em estilo Mangá. Nela, os personagens da turma são adolescentes e estão um pouco diferentes. A revista tem tamanho maior do que o padrão de revistinhas da Turma, com o tamanho de 16 cm X 21,4 cm e contém 132 páginas. Em Agosto de 2008, a edição Número Zero, para colecionadores, veio de brinde com a Mônica nº 20 da Panini (Comercial Bom Pra Cachorro) e introduziu a Turma como adolescentes de 16 anos. A Edição Número 1 foi publicada no final do mesmo mês. Cada edição ainda acompanha um editorial assinado por Mauricio de Sousa, chamado Fala, MAURICIO!, que costuma refletir sobre os temas abordados na trama do mês ou mesmo trazer novidades sobre a publicação, e é sempre publicada nas páginas finais da mesma, antes da seção "Na Próxima Edição...".

Em Dezembro de 2016, após o marco da 100ª edição, foi lançada a primeira edição da Segunda Série da Turma da Mônica Jovem. Com isso, a numeração passou a ser reiniciada. Além disso, Mauricio anunciou um filme em formato live-action, que chegará os cinemas em 2022, e também a republicação da Primeira Série em formato de brochura encadernada, com 2 ou 3 edições originais. Uma versão em desenho animado está em exibição no Cartoon Network, desde Novembro de 2019, com 13 episódios já exibidos.

A Primeira Série foi escrita por quatro roteiristas: Flávio Teixeira de Jesus, Emerson Bernardo de Abreu (cujo principal enredo é a Supersaga do Fim do Mundo), Marcelo Cassaro e Petra Leão (esta roteirista da grande maioria das edições e minissagas). A Segunda Série introduziu novos roteiristas à revista: Edson Luís Itaborahy (a partir da edição 105), Daniela Nascimento (a partir da edição 107), Wagner Bonilla (roteirista da Supersaga SAVERT, iniciada em Chico Bento Moço, e da edição 146), Carlos Estefan (apenas a edição 127), Felipe Marcantônio (a partir da edição 128) e Rafael Calça (apenas a edição 138). Com exceção de Emerson (até o momento), todos os roteiristas da Primeira Série voltaram para a Segunda.

Em relação ao preço, a Edição 1 foi lançada com preço promocional de R$ 5,90. A partir da Edição 2 até a 7, a revista foi comercializada a partir de R$ 6,40, aumentando o preço para R$ 6,90 (das edições 8 até a 42), R$ 7,50 (das edições 43 até a 65), R$ 7,90 (das edições 66 até a 91), R$ 8,50 (das edições 92 até a 113), R$ 9,50 (das edições 114 até a 125), R$ 10,50 (das edições 126 até a 131) e R$ 11,00 (da 132 até a 141). Atualmente, a revista é comercializada pelo preço de R$ 11,90 (preço vigente desde a edição 142).

RoteiristasEditar

Nota 1: *Cuidado com o que Deseja, O Jogo dos Reis & A Invasão dos Robôs-Zumbis (Edições #32, #40 & #48 da 1ª Série) foram, inicialmente, atribuídas à roteirista Petra Leão, mas ela posteriormente confirmou que Marcelo Cassaro é o verdadeiro autor delas.
Nota 2: **Marcelo Cassaro e Petra Leão são, ambos, roteiristas principais de Dentuça, Eu? (Edição #94 da 1ª Série). Eles tambem roteiriziram juntos A Onça e o Ouriço (Edição #32 de Chico Bento Moço). Ambas as edições das revistas foram publicadas no mesmo mês (Junho de 2016).
Nota 3: ***Amor Reprimido (Edição #35 da 2ª Série) foi, inicialmente, atribuída à roteirista Daniela Nascimento, mas uma errata na edição seguinte (Invasão do Limoeiro) confirma que Marcelo Cassaro é o verdadeiro autor da edição.
Nota 4: ****Rafael Calça, roteirista principal de Diário de Viagem (Edição #38 da 2ª Série), também roteirizou a graphic novel Pele (Edição 18 da Graphic MSP). O personagem Jeremias é protagonista de ambas as edições. Além disso, ele roteirizou a historinha principal de A Nova Amiguinha (Edição #45 da Segunda Série da Revista Turma da Mônica).
Nota 5: *****Mauricio de Sousa, Alice Keiko Takeda (diretora executiva e de arte da MSP e esposa de Mauricio) e Marina Takeda e Sousa (uma das supervisoras de roteiro e conteúdo da MSP e filha de Mauricio) roteirizaram algumas edições, juntamente com os roteiristas principais. No entanto, Alice é a roteirista principal de O Outro Lado da Moeda (Edição #43 da 2ª Série) e, juntamente com sua filha Marina, de O Segredo dos Frufrus (Edição #46 da 2ª Série).
Nota 6: ******Emerson Agune, roteirista do mangá Geração 12, também roteiriza O Segredo dos Frufrus (Edição #46 da 2ª Série), fazendo dela a primeira edição da TMJ roteirizada por ele.

Por EdiçãoEditar

Primeira Série (2008-2016)Editar

Roteirista
Edições
Emerson Bernardo de Abreu
A Edição de Colecionador Eu Cresci! (0), As Aventuras do Dia-a-Dia (5 [minihistória Os Meninos São Todos Iguais!]) & a Supersaga do Fim do Mundo: 1ª e 2ª Temporadas (as minissagas Sombras do Passado [51 & 52], Umbra [74, 75 & 76], Herdeiros da Terra [83 & 84] e A Torre Inversa [90, 91 & 92], Dia das Bruxas [63], Férias na Praia [78], Sombras do Futuro [79] & O Parque Assombrado [99])
Flávio Teixeira de Jesus
As minissagas As 4 Dimensões Mágicas (1, 2, 3 & 4) e No País das Maravilhas (21 & 22), As Aventuras do Dia-a-Dia (5 [minihistórias Onze Coisas que as Garotas Amam & Pai! Me Empresta a Chave do Carro?]), Um Dia de Agito! (20), O Casamento do Século (50), Somos Todos Nerds (88), O Apanhador de Pesadelos (98) & a edição especial Lembranças
Marcelo Cassaro
As minissagas O Brilho de Um Pulsar (6, 7 & 8) e Monstros do ID (15, 16 & 17), Cuidado com o Que Deseja* (32), O Jogo dos Reis* (40), A Invasão dos Robôs-Zumbis* (48), Academia de Ninjas (77), Um Novo Amor? (82), Emergência Médica (87), Nunca Mais! (93), Dentuça, Eu?** (94), Reinado dos Jovens (95) & Eterno Despertar (97)
Petra Leão
As minissagas Ser ou Não Ser? (11 & 12), O Dono do Mundo (13 & 14), Surge Uma Estrela (18 & 19), O Caderno do Riso (23 & 24), O Aniversário de 15 Anos da Marina (26, 27 & 28), O Mundo do Contra (29 & 30), Tesouro Verde (43 & 44), A Brigada dos Ossos Cruzados (65 & 66), Circo Macabro (80 & 81) e A Estranha História de Sarah (85 & 86), O Princípe Perfeito (9), Conta Comigo! (10), Desafio Sobre Patins (25), Divisão por Dois (31), O Peso de Um Problema (33), Quer Namorar Comigo? (34), Baile à Fantasia (35), O Show Deve Continuar (36), Um Mundo Diferente (37), Masmorras & Dragões (38), Histórias de Arrepiar (39), Cascão, O Mestre do Vulcão (41), Torneio de Games (42), Bullying: Além do Limite (45), Amor de Anjo (46), Bem-Vindos ao Japão (47), O Novo Capitão Feio (49), Tem Gato no Meu Café! (53), Cheia de Onda (54), Meu Futuro (55), Sem Medo (56), Veneno Virtual (57), Conflitos de Gerações (58), Encontro Marcado (59), Os Opostos Se Atraem (60), A Nova Mônica (61), Campeões da Justiça (62), Eu Sou Você (64), Par Perfeito (67), Jogos Mortíferos (68), A Decisão (69), Nosso Filhote (70), Garoto Solteiro Procura (71), Meu Ídolo (72), Caçadores de Androides (73), Sangue Fresco (89), Dentuça, Eu?** (94), Desencontros... (96), ELES VOLTARAM! (100) e as edições especiais O Grande Prêmio, Coração & Garra, O Monstro do Mar & O Segredo do Acampamento

Segunda Série (2017-Presente)Editar

Roteirista
Edições
Flávio Teixeira de Jesus
...Te Amo Para Sempre! (101), Um Mundo de Distância (102), Cebola na Austrália (106) & Odisseia Infinita (125)
Marcelo Cassaro
Presente de Grego (103), A Dança da Lua (113), Mistério Submarino (117), Entre a Luz e a Escuridão (118), Japão Nosso de Cada Dia (119), Sabotagem (120), Briga Entre Irmãos (123), A Capitã Cascuda (124), Os Mais Jovens Heróis da Terra (126), O Mundo de Maria Cebola (129), O Cecê do DC (134), Amor Reprimido*** (135), O Mistério do Bumerangue (140), Soldado Estelar (141) & O Mistério do Farol (145)
Petra Leão
Mônica e o Cavalheiro (104), Terrível Obsessão (108), Evolução das Máquinas (111) & Perigo Eletrônico (121)
Edson Luís Itaborahy
Entre o Céu e o Inferno (105), O Desaparecimento dos Mágicos (112), Influenciadora Digital (116) & Amnésia (144)
Daniela Nascimento
Apatia (107), O Sumiço do Cebola (109), As Sete Pragas do Limoeiro (110), No Controle (122), Sujeira Digital (132), Invasão do Limoeiro (136) & O Segredo dos Frufrus (146)
Wagner Bonilla
A Supersaga SAVERT, com a minissaga O Portal das Trevas (114 & 115) & O Segredo dos Frufrus (146)
Carlos Estefan
A Melodia Pefeita (127)
Felipe Marcantônio
A Sociedade dos Ossos (128), Além de Jurerê (130), O Mestre dos Vilões (131), O Dia de D.I.V.A. (133), Peso Perigoso (137), O Intercâmbio da Aninha (139) & Brigada do Limoeiro (142)
Rafael Calça****
Diário de Viagem (138)
Alice Keiko Takeda*****
O Outro Lado da Moeda (143) & O Segredo dos Frufrus (146)
Marina Takeda e Sousa*****
O Segredo dos Frufrus (146)
Emerson Agune******
O Segredo dos Frufrus (146)

Por Número de RoteirosEditar

Primeira SérieEditar

Roteirista
Nº de Edições
Emerson Bernardo de Abreu
16
Flávio Teixeira de Jesus
12 (incluindo a Edição Especial em Cores)
Marcelo Cassaro
16
Petra Leão
64 (incluindo as Edições Especiais em Cores)

Segunda SérieEditar

Roteirista
Nº de Edições
Flávio Teixeira de Jesus
4
Marcelo Cassaro
15
Petra Leão
4
Edson Luís Itaborahy
4
Daniela Nascimento
7
Wagner Bonilla
3
Carlos Estefan
1
Felipe Marcantonio
7
Rafael Calça
1
Alice Keiko Takeda
2
Marina Takeda e Sousa
1
Emerson Agune
1

Edições RegularesEditar

Primeira SérieEditar

Edição de ColecionadorEditar

2008Editar

2009Editar

2010Editar

Nota: A minissaga O Aniversário de 15 Anos da Marina, roteirizada por Petra Leão, são as únicas edições da revista que contam com páginas coloridas.

2011Editar

2012Editar

Nota: A Supersaga do Fim do Mundo, roteirizada por Emerson Bernardo de Abreu, teve início no final desse ano, com a minissaga Sombras do Passado.

2013Editar

2014Editar

2015Editar

2016Editar

Segunda SérieEditar

2017Editar

2018Editar

Nota: A Supersaga SAVERT, roteirizada por Wagner Bonilla e iniciada em Chico Bento Moço, tem uma continuação nas edições 114 e 115 (minissaga O Portal das Trevas).

2019Editar

2020Editar

Nota: O Segredo dos Frufrus é a primeira edição da revista a contar com cinco roteiristas principais: Daniela Nascimento, Alice Keiko Takeda, Marina Takeda, Emerson Agune (Geração 12) & Wagner Bonilla (Supersaga SAVERT). Daniela também foi responsável pela execução do roteiro da mesma.

Primeira Série em Capa DuraEditar

Relançamento das 100 primeiras edições da revista, em capa encadernada e em formato de brochura. São 44 volumes, e cada volume possui 2 ou 3 edições. O preço dos volumes varia entre R$ 13,90 e R$ 20,90.

2017Editar

2018Editar

2019Editar

2020Editar

Edições EspeciaisEditar

Edições Especiais em CoresEditar

Edições Especiais em Capa DuraEditar

As edições em cores foram relançadas com uma versão especial, em capa dura.

Edição Especial CCXP 2015Editar

Edições de LuxoEditar

Edições Especiais de histórias da TMJ, em uma versão de luxo e com pôsters exclusivos.

Supersaga do Fim do MundoEditar

Parceira entre Mauricio de Sousa & Osamu Tezuka (1928 - 1989)Editar

Parceira entre a MSP (Turma da Mônica) & DC Comics (Liga da Justiça)Editar

Parceria com Osamu Tezuka (1928 - 1989)Editar

Parceria com a Editora MelhoramentosEditar

Turma da Mônica Jovem: Romances & Aventuras (Parceria com a Editora Girassol Brasil)Editar

Relançamento de Clássicos da Literatura, em versões especiais para a TMJ.

Parceira com a Editora NemoEditar

Inclui contos escritos por Babi Dewet (Mônica), Melina Souza (Marina), Carol Christo (Magali) e Pam Gonçalves (Denise).

Parceira com a Editora SextanteEditar

Parceria com Reinaldo Domingos (DSOP Educação Financeira)Editar

Essa parceira são versões especiais das Edições 107 (Apatia) e 109 (O Sumiço do Cebola), e contam com o personagem Nico. Reinaldo, inclusive, foi o argumentista original das duas edições, e ambos os roteiros foram escritos por Daniela Nascimento e adaptados por Marcelo Cassaro.

Livro Religioso (Parceria com a Editora Petit)Editar

Meu Livro SecretoEditar

Parceira com a escritora Thalita Rebouças e com a Editora RoccoEditar

Crossover MSP (Turma da Mônica Jovem) & DC Comics (Liga da Justiça)Editar

Edições InstituicionaisEditar

Personagens e Dubladores Editar

Mônica Editar

Mônica é alegre, meiga e ainda um pouco dentucinha, mas é agora uma garota esbelta e muito bonita. Muito determinada, sempre indo até o fim quando quer algo. Parece ter um bom namoro amizade com Cebola, compensando os atritos entre os dois na infância, gerados por planos dele contra ela e coelhadas dela nele.

Desta vez possuem uma amizade um tanto colorida, já que Mônica não esconde que é de fato apaixonada pelo Cebola, apesar que de vez em quando ainda suspira por outros garotos. Apesar de ainda ser geniosa, parece ter controlado isso conforme cresceu e se mostra mais calma e pensativa.

Sempre está disposta a ajudar seus amigos e às vezes se esquece dela mesma por querer ajudar os outros. Ainda discute com o Cebola, mas não esconde suas segundas intenções e dá sempre um jeitinho de se aproximar do "amigo", sempre lhe apoiando com todo amor. Morre de ciúmes quando Cebola fala com outras garotas, mas também adora provocá-lo, saindo com outros garotos na frente dele. Os dois já namoraram uma vez, na edição 34, porém não deu certo, mas Cebola acredita que se um dia derrotar a Mônica, finalmente ele estará à altura dela e eles poderiam namorar (mesmo que a própria Mônica considere que ele já está à altura dela). Parece ter uma quedinha pelo Do Contra.

Dubladora: Priscila Concépcion

CebolaEditar

Cebola é um adolescente esperto e muito inteligente. Rejeita ser chamado por seu apelido de infância, Cebolinha, e, por ter tido apenas cinco fios de cabelo nessa época, vive sendo chamado amigavelmente de careca por seu amigo Cascão, mesmo tendo hoje mais cabelo. Seu nome completo é Cebolácio Júnior Menezes da Silva. Costuma trocar o R pelo L quando fica nervoso, apesar de esse distúrbio ter sido mais frequente na infância, já que atualmente ele costuma falar certo após ter feito sessões de fonoaudiologia.

É de fato apaixonado pela Mônica e, às vezes, não consegue esconder isso. Ainda assim tenta vez ou outra impressionar outras meninas bonitas e fica nervoso quando a Mônica chega perto demais ou quando ocorre um clima de romance entre eles. Tem crises de ciúmes por não gostar de ver a Mônica com outro garoto, pois morre de ciúmes dela. Já namoraram uma vez, na edição 34, porém não deu certo, mas Cebola acredita que se um dia derrotar a Mônica, finalmente ele estará à altura dela e eles poderiam namorar (mesmo que a própria Mônica considere que ele já está à altura dela).

Diferentemente de quando era criança, Cebola não pensa em ser mais o "Dono da Rua" (exceto na edição 37 que estão em um universo diferente onde Cebola é o dono da rua, pois a Mônica tinha mudado de bairro), agora ele quer é conquistar seu espaço no mundo com suas inovações tecnológicas e um tanto mirabolantes. Na edição 48, ao ser levado ao futuro e descobrir que Mônica desistiu de esperar por ele, Cebola percebe que precisa se esforçar para conquistá-la e evitar assim aquele futuro. Aparenta ter traços de megalomania.

Dublador: Alex Pierre

MagaliEditar

Melhor amiga de Mônica, era muito gulosa na infância, porém reeducou-se quanto a sua alimentação, consumindo alimentos mais saudáveis e tendo uma alimentação mais moderada, apesar de continuar sendo um pouco gulosa. Tem uma queda platônica pelo professor Rubens, o professor de Ciências, o que tem muita ênfase no começo da série; porém, nas histórias mais recentes é confirmado que continua namorando Quinzinho. Algumas histórias ainda mostram as duas situações acontecendo ao mesmo tempo. Magali ainda continua carinhosa e super meiga para com os amigos, e ainda possui uma queda por animais, especialmente por seu gato Mingau. Sua proximidade com Dudu não tem muita ênfase desta vez, pelo menos até agora. Conta com uma edição especial em cores em que é a protagonista.

Dubladora: Luana Belini

Cascão Editar

Cascão é um garoto esperto, criativo, descolado e muito bagunceiro, para desespero de sua mãe, que não consegue deixar o quarto em ordem. Ele não é mais o menino mais sujinho do mundo - aprendeu a tomar banho (mesmo que não goste muito) e mantém um padrão de higiene razoável, inclusive usando desodorante. Frequentemente ele também alerta os outros quanto à economia de água e destino adequado do lixo. Mesmo assim, ainda tem um certo medo de se molhar, especialmente na chuva.

Adotou um estilo "street" em seu vestuário e adora praticar esportes radicais, tais como skate, mountain bike e le parkour, além de ser a estrela do time de futebol do Colégio do Limoeiro, no qual ele é o centro-avante. É fã de quadrinhos de ficção científica e cultura nerd geral. Ainda é o melhor amigo do Cebola e continua namorando a Cascuda. Na edição 49, Cascão ganha os superpoderes do Capitão Feio e adota temporariamente a identidade de Manto Negro, mas depois de ser constantemente confundido com um vilão, acaba abrindo mão dos poderes e do alter-ego.

Dublador: Fábio Lucindo

CuriosidadesEditar

Tmjpn1

Plano Nº 1

  • Em 2011, foi publicada no especial "Cebolinha 50 Anos" a história "Plano Nº 1", com a Mônica fazendo um plano infalível para uma festa surpresa de aniversário do Cebola. A história começa a partir da página 140.
  • Da edição #1 até a #8 da Primeira Série, sempre nas primeiras páginas, a revista mostra uma ficha técnica dos personagens principais.
  • A partir da edição #93 da Primeira Série (Nunca Mais!), as primeiras páginas da revista contam com informações preliminares de expediente, ou seja, quem trabalhou na edição. As informações completas podem ser vistas nas últimas páginas, logo acima (1ª Série) ou abaixo (2ª Série) da seção "Na Próxima Edição...".
  • A partir da edição #22 da Segunda Série (No Controle), a 4ª capa da revista passa a contar com uma pequeno texto contando um pouco mais sobre a sinopse da edição.

Links ExternosEditar