FANDOM

Turma da Mônica: Laços é um filme de aventura brasileiro de 2019 produzido pela Maurício de Sousa Produções e distribuído pela Paris Filmes e Downtown Filmes, baseado no romance gráfico de mesmo nome escrito por Vitor e Lu Cafaggi, que faz parte do projeto Graphic MSP, e na série de quadrinhos homônima escrita por Maurício de Sousa. Dirigido por Daniel Rezende, com roteiro de Thiago Dottori, o filme é estrelado por Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira.[1] Neste filme, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali partem em uma missão para encontrar Floquinho, o cachorro de estimação de Cebolinha que desapareceu misteriosamente.

Um filme live-action baseado em Laços foi anunciado pela primeira vez na Comic Con Experience de 2015, e a escolha do elenco começou em meados de 2016. No dia 29 de Dezembro de 2017, foi anunciado o elenco principal em um vídeo no canal do Maurício de Sousa junto com o diretor do filme, Daniel Rezende. As filmagens começaram entre junho e julho de 2018, em Limeira, Paulínia e Poços de Caldas. É O primeiro filme live-action baseado na Turma da Mônica.

A obra foi lançada nos cinemas brasileiros a partir do dia 27 de junho de 2019 e arrecadou mais de R$ 29 milhões em bilheterias, sendo visto por mais de 2 milhões de telespectadores.[2]

Enredo Editar

Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desapareceu. Ele desenvolve um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos: Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles irão enfrentar desafios e viver grandes aventuras para levar Floquinho de volta para casa.

Elenco Editar

Ator/Atriz Personagem
Giulia Benite Mônica
Kevin Vechiatto Cebolinha[3]
Laura Rauseo Magali
Gabriel Moreira Cascão
Rodrigo Santoro Louco
Ravel Cabral Homem do saco / Sequestrador de cães
Monica Iozzi Dona Luisa de Souza[4]
Luiz Pacini Seu Sousa
Paulo Vilhena Seu Cebola da Silva
Fafá Rennó Dona Cebola da Silva
Ana Carolina Godoy Dona Lili Lima
Beto Schultz Seu Paulinho Lima
Angélica Paula Dona Lurdinha de Araújo
Adriano Paixão Seu Antenor de Araújo
Cauã Martins Titi
Sofia Munhoz Aninha
Gabriel Blotto Xaveco
Pedro Souza Jeremias
Isabela Santos Cascuda
Murillo Costa Quinzinho
Adriano Bolshi Lúcio Andarilho
Ítalo Viana Tonhão da Rua de Baixo
Mateus Mahmoud Ernesto (amigo do Tonhão)
Kaleb Figueiredo Roberto (amigo do Tonhão)
Jasmim Donega Penha
Isabella Nakahara Agnes
Luiza Istolé Sofia
Monique Bourscheid Xabéu
Maurício de Sousa Dono da banca de jornal

Produção Editar

Turma da Mônica - Laços é um romance gráfico publicado em 2013 pela Panini Comics como parte do projeto Graphic MSP, que traz releituras dos personagens da Turma da Mônica sob a visão de artistas brasileiros dos mais variados estilos. Turma da Mônica - Laços foi escrito e desenhados pelos irmão Vitor e Lu Cafaggi e conta a história da amizade entre as crianças Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, que vivem uma aventura quando saem à procura de Floquinho, o cãozinho do Cebolinha, que havia fugido de casa. O livro ganhou o 26º Troféu HQ Mix nas categorias Edição especial nacional e Publicação infantojuvenil. Em 2015, foi publicada uma continuação chamada Turma da Mônica - Lições e, em dezembro do mesmo ano na Comic Con Experience, foi anunciado o lançamento de um filme live-action baseado em Laços lançado em 27 de junho de 2019.Dito pelo Site Cinepop.[5][6][7][8][9][10][11][12][13][14]

Outros personagens dos quadrinhos apareceram em forma de estampas em revistas e quadros, incluindo as gêmeas Cremilda e Clotilde, Astronauta, Papa-Capim, Jotalhão e Horácio.[15] Nas participações especiais é possível ver a participação de Sidney Gusman (editor da Mauricio de Sousa Produções), Vitor e Lu Cafaggi (quadrinistas de Laços) e o próprio Mauricio de Souza.

Escolha do elenco Editar

As seletivas para o filme foram abertas em meados de 2016. De lá para cá, foram avaliadas mais de 7.000 crianças de todo o Brasil. Laura Rauseo foi escolhida para ser Magali em seu primeiro teste, porém nada foi dito à atriz. No dia 29 de setembro de 2017, foi liberado um vídeo no canal de Mauricio de Souza onde ele, juntamente com o diretor do longa Daniel Rezende, anunciam o elenco principal. Giulia Benite foi escolhida para viver Mônica, Kevin Vechiatto foi escolhido para viver Cebolinha, Gabriel Moreira foi escolhido para viver Cascão. As gravações do longa aconteceram entre junho e julho de 2018, em Limeira, Paulínia e Poços de Caldas.[3][16][17][18][19][20][21] Mais tarde, foi anunciado que Rodrigo Santoro, Monica Iozzi e Paulo Vilhena fariam parte do elenco adulto do longa.

Sequência Editar

Em 17 de junho de 2019 o diretor Daniel Rezende afirmou que o filme teria uma sequência, baseada na história Turma da Mônica - Lições.[22][23] Logo após foi anunciado que o filme já estava em desenvolvimento e que a data de lançamento prevista era 8 de outubro de 2020,[24] contudo, em dezembro de 2019, durante a Comic Con Experience, a data foi alterada para 10 de dezembro de 2020.Erro de citação: Marca <ref> inválida; refs sem conteúdo devem ter um nome As filmagens ocorreram em Poços de Caldas, Minas Gerais entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Recepção Editar

Denis Le Senechal Klimiuc, do Cinema com Rapadura, publicou uma crítica positiva, dizendo: "Daniel Rezende, ao se responsabilizar por levar às telas personagens tão queridos e inerentes à cultura brasileira, sua missão não era a de simplesmente adaptar, mas verdadeiramente se empenhar na transformação do colorido cartunesco a uma realidade minimamente verossímil. O resultado é encantador.[25] Numa avaliação positiva para o portal CinePOP, Janda Montenegro escreveu: "O trabalho cuidadoso da equipe parece realmente ter dedicado atenção especial a todo e qualquer detalhe que pudesse contribuir na imersão do universo criado por Maurício de Sousa em 1959. [...] É um filme para você levar seus filhos, mas também para levar o papai e a mamãe a titi a e vovó, os professores e as amigas, afinal, todo mundo cresceu vendo as aventuras dessa turminha, então, é bom reencontrar velhos amigos."[26]

Julia Sabbaga, do Omelete, deu nota máxima para o filme, dizendo: "O filme tem um ritmo único que combina adaptação de HQs e filme infantil, sem perder timing de piadas e seguindo uma estrutura de aventura juvenil. [...] Por fim, Turma da Mônica: Laços marca o cinema nacional como uma obra exemplar de técnica, carisma, e adaptação de um dos nossos maiores patrimônios."[27] Pedro Antunes, da revista Rolling Stone Brasil, escreveu: "O filme conta com uma fotografia bastante contemplativa e cenas de silêncio em meio à floresta, propõe um respiro, o primeiro, depois de uma grande maratona que é amadurecer. O filme disfarçado de infanto-juvenil bate em cheio em quem, enfim, percebe que a vida não vai sair correndo se você começar a caminhar."[28]

Gabrila Zocchi, da revista Capricho, deu ao filme nota favorável, dizendo: "A trama e os diálogos, claro, são direcionados ao público infantil, mas isso não significa que adolescentes e adultos não vão sair do cinema tocados. É impossível assistir ao longa e não relembrar a infância, recordar os momentos em que você mesmo lia A Turma da Mônica e até mesmo associar a história com vivências pessoais, seja do passado ou atuais."[29] Elogiando a atuação dos personagens, Cesar Soto, do G1, escreveu: O maior defeito de "Laços" é a participação reduzida de Cascão e de Magali. As constantes disputas do outro par pela liderança diminuem sua importância e impedem que suas complexidades realmente apareçam. Por outro lado, as brigas também rendem o melhor momento da trama, na qual os protagonistas abandonam suas personalidades "quadrinescas" e deixam aflorar um lado humano de verdade."[30]

Notas de rodapé Ajuda

  1. Natalia Engler (29/09/2017). TM Laços 29/09/2017. Visitado em 15/10/2017.
  2. Eloi, Arthur (2019-12-06). Turma da Mônica: Lições ganha data de estreia na CCXP19 Omelete Visitado em 2019-12-07.
  3. 3,0 3,1 Kevin Vechiatto é Cebolinha Notícias de TV. Visitado em 12 de outubro de 2017.
  4. Patrícia Kogut (28/05/2018). Monica Iozzi fará o filme da 'Turma da Mônica' O Globo. Visitado em 28/05/2018.
  5. Turma da Mônica: Laços - Confira a capa da nova Graphic MSP Omelete. (11 de abril de 2013)
  6. Turma da Mônica – Laços: Uma das melhores HQs que você vai ler neste ano Revista O Grito. (24 de junho de 2013)
  7. Volte a ser criança em Turma da Mônica – Laços Terra Zero. (28 de junho de 2013)
  8. Dica TdF – Turma da Mônica – Laços Mundo Estranho. (30 de julho de 2013)
  9. Turma da Mônica - Laços Universo HQ. (21 de agosto de 2013)
  10. A lista dos vencedores do 26° Troféu HQ Mix Universo HQ. (8 de setembro de 2014)
  11. Turma da Mônica - Lições - Veja a capa da nova graphic novel dos autores de Laços Omelete. (19 de junho de 2015)
  12. Turma da Mônica: Laços vai virar filme! Judão. (4 de dezembro de 2015)
  13. Mauricio de Sousa revela elenco de live-action da Turma da Mônica IGN Brasil. (5 de dezembro de 2016)
  14. Inscrições para viver Turma da Mônica no cinema abrem na segunda Folha de S. Paulo. (29 de abril de 2017)
  15. 'Turma da Mônica: Laços | 10 easter eggs do filme
  16. UAI (29 de setembro de 2017). Elenco Mirim da Turma da Mônica 29 de setembro de 2017. Visitado em 12 de outubro de 2017.
  17. Guilherme Genestreti (29 de setembro de 2017). Turma da Mônica anuncia atores 29 de setembro de 2017. Visitado em 12 de outubro de 2017.
  18. Cesar Soto (29 de setembro de 2017). Elenco de TM 29 de setembro de 2017. Visitado em 12 de outubro de 2017.
  19. Legião dos Heróis (29 de setembro de 2017). Elenco de Laços 29 de setembro de 2017. Visitado em 13 de outubro de 2017.
  20. MARINA BONINI (29/09/2017). Filme Laços 29/09/2017. Visitado em 13/10/2017.
  21. Catherine Barros (29/09/2017). Laços - Elenco 29/09/2017. Visitado em 13/10/2017.
  22. Redação. Mauricio de Sousa negocia sequência de filme da Turma da Mônica 17 de junho de 2019. Visitado em 19 de junho de 2019.
  23. Felipe Branco Cruz. Filme da Turma da Mônica terá continuação, confirmam Mauricio de Sousa e diretor 17 de junho de 2019. Visitado em 19 de junho de 2019.
  24. Gabriel Avila. Turma da Mônica: Laços ganhará continuação 17 de junho de 2019. Visitado em 19 de junho de 2019.
  25. Denis Le Senechal Klimiuc (25 de junho de 2019). Turma da Mônica: Laços -Cinema com Rapadura Cinema com Rapadura Visitado em 29 de junho de 2019.
  26. Janda Montenegro (15 de junho de 2019). Crítica - Turma da Mônica: Laços – Live-action PERFEITO para todas as gerações! CinePOP RecordTV. Visitado em 29 de junho de 2019.
  27. Turma da Mônica: Laços Omelete. (18 de junho de 2019) Visitado em 13 de julho de 2019.
  28. Antunes, Pedro (30 de junho de 2019). Turma da Mônica: Laços ensina a geração dos 30 anos a desacelerar o ritmo [ANÁLISE] Rolling Stone Brasil Visitado em 13 de julho de 2019.
  29. Zocchi, Gabriela (26 de junho de 2019). Crítica: Turma da Mônica – Laços é puro quentinho no coração Capricho Visitado em 13 de julho de 2019.
  30. Soto, Cesar (19 de junho de 2016). 'Turma da Mônica: Laços' mantém espírito do gibi para ser o melhor filme infantil brasileiro; G1 já viu G1 Visitado em 13 de julho de 2019.

Ligações externas Editar