Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Turma da Mônica Wiki
Titi
Titi em 'Vendo Triplicado'.png
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica (seriado)
Dublador(es)
Bezell Bezerra,
Márcia Gomes
Primeira Aparição
Zaz Traz N° 1 (Editora Continental)
Nome Completo
Timóteo[1][2] Soares de Lima[3]
Garoto de 10 anos, dentuço como a Mônica, usa uma camisa amarela listrada como a abelha e short curto. Ciumento e menos inteligente.
Família
Pais do Titi
Animais de Estimação
Duque[carece de fontes]
Amigos
Franjinha, Jeremias, Manezinho, Aninha (namorada), entre outros (...)

O Timóteo é um menino dentucinho, assim como a Mônica, que vive dando em cima de outras garotas apesar de ter uma namorada, a fofa da Aninha. É moderno, convencido e, pasmem, super exibicionista! Seu charme de galã "meia-tigela" é usado para conquistar grande parte das garotinhas do Bairro do Limoeiro, tirando vantagem com seu jeito de marmanjo bonachão. Faz parte da Turma do Bermudão, grupo de adolescentes que convém a sua idade jovial – popular, galanteador e descolado.

Características e traços

Titi, o galanteador do Limoeiro.png

Obcecado por atenção e sempre sentindo que precisa ter um maior destaque entre a multidão de pessoas à sua volta, Titi tem a plena fé de ser super conhecido, esbelto e importante, costuma preferir andar por parques e campinho onde é visto por todos, sempre soltando um ar de "garotinho especial e único" que encanta a meninada. Apesar de toda a sua preguiça e mimadez, Titi também é incrivelmente astuto e malandro, mesmo não sendo nada inteligente, ele demonstra ser esperto quando se trata de namorar e só.

Está sempre em crise, pois é jovem demais para algumas coisas (como, quando uma vez, tentou se simpatizar com uma mulher adulta, que zombou da confiança do garoto e dispensou o afeto), ou por ele ser velho demais para as brincadeiras "imaturas" do Clubinho dos Meninos, que participa de vez em quando, mas prefere esconder a admiração apaixonante que tem pelos boneco-heróis das edições do Capitão Pitoco (grande ídolo) e do Cosmoguerreiro, na qual acredita que seja bastante criancice apreciar esses ícones infantis.

Biografia

Nas histórias da Turma da Mônica Jovem, Titi já tem 17 anos e está no último ano da escola, apesar dele aparecer na mesma sala que a turma do primeiro ano, ou seja, ele deve ter repetido muitas vezes enquanto o Franjinha agora chamado de Franja ou Fran, está na faculdade. Apaixonado por esportes, é cheio de músculos, sendo bem mais sarado que os outros meninos e ainda continua dentuço. Outra coisa que não muda é que ele ainda se acha o tal e seu namoro com Aninha ainda é existente, mas meio desequilibrado. As edições onde ele mais se destaca são a Nº 5, onde ele aparece em 3 das 3 histórias, sendo que a segunda começa com Mônica preocupada com Aninha que faltou a aula por terminar o namoro com Titi. Outra aparição grande do Titi é nas edições 11 e 12 (série "Ser ou não ser?"), onde ele aparece como o capitão do Time do colégio do Limoeiro, mostrando ser meio rígido e fútil. Na edição 31, Titi termina com Aninha e inicia um namoro com Carmem (Carminha Fru Fru).

Galeria

Relacionamentos

Aninha (namorada)

Titi e Aninha se beijando.png

Apesar de paquerar todas as garotas do bairro, Titi morre de ciúmes quando algum menino fala com a Aninha... O mesmo acontece com Aninha em relação à Titi, mas as atitudes dela são muito mais plausíveis e justificadas, já que Titi sempre dá motivo para um ataque histérico de ciúmes. Ainda que ele iluda a maioria das menininhas do bairro apenas para aumentar o seu portfólio de pretendentes, seus olhos só se voltam para a sua namoradinha.

Curiosidades

  • Titi, diferente de grande parte da turminha, vai à escola fundamental,[4][5] ou seja é bem mais velho, tendo dez anos.
  • Em diferentes histórias, Titi já torceu para o Internacional de Porto Alegre,[6] para o São Paulo,[7] para o Grêmio,[8] para o Palmeiras,[9] para o Flamengo,[10] e para o Corinthians.[11]
  • Seu nome nas tirinhas em inglês é "Bucky".
  • Na história "Farinha e Ovo", é implícito que Titi faz aniversário em Abril.[12] Porém posteriormente, em "O Aniversário dos Signos", é estabelecido que ele é do signo de Peixes,[13] o que faria seu aniversário ser entre 20 de Fevereiro e 20 de Março.
  • Titi começou a usar o seu icônico bermudão na história "Estilão Bermudão",[14] de agosto/2004, na qual Jeremias e Franjinha também aderiram. Supõe-se que a Turma do Bermudão tenha sido criada nesta época.

Referências

  1. Mônica Nº 194 (Editora Globo) - O Significado de Cada Nome, Pág. 73 (quadrinho 8), Agosto de 2002
  2. Magali 1ª Série Nº 3 (Editora Panini) - Nome ou Apelido?, Março de 2007
  3. Cebolinha 1ª Série Nº 79 (Editora Panini) - Torcicolo, Pág. 17 (quadrinho 6), Julho de 2013 (arquivo)
  4. Mônica Nº 43 (Editora Globo) - O Defensor do Português, Pág. 31-37, Julho de 1990
  5. Mônica Nº 147 (Editora Globo) - Hora do Lanche, Janeiro de 1999
  6. Cascão Nº 42 (Editora Globo) - Coração Corintiano, Agosto de 1988
  7. Cascão Nº 170 (Editora Globo) - A Glória dos Outros, Julho de 1993
  8. Mônica Nº 83 (Editora Globo) - Torcida, Novembro de 1993
  9. Parque da Mônica Nº 16 (Editora Globo) - Final de Campeonato, Pág. 28 (quadrinho 2), Abril de 1994
  10. Mônica Nº 117 (Editora Globo) - Torcendo, Setembro de 1996
  11. Cebolinha 1ª Série Nº 61 (Editora Panini) - Quem Bate?, Pág. 12 (quadrinho 4), Janeiro de 2012
  12. Mônica Nº 137 (Editora Globo) - Farinha e Ovo, Abril de 1998
  13. Mônica Nº 175 (Editora Globo) - O Aniversário dos Signos (Parte II), Março de 2001
  14. Cebolinha Nº 218 (Editora Globo) - Estilão Bermudão, Agosto de 2004