Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Titi
Titi JP.png
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica
Mônica Toy
Dublador(es)
Márcia Gomes (década de 1980)
Marcelo Sousa (2004-2015)
Mauro Sousa (2008)
Pedro Leite (2014-2015)
Ítalo Luiz (atualmente)
Primeira Aparição
Zaz Traz N° 1 (Editora Continental)
Nome Completo
Timóteo[1][2] Soares de Lima[3]
Outros Títulos
Tigrão
Garoto de 10 anos, dentuço como a Mônica, usa uma camisa amarela listrada como a abelha e short curto. Ciumento e menos inteligente.
Família
Pais do Titi
Animais de Estimação
Duque[4]
Amigos
Franjinha, Jeremias, Manezinho, Aninha (namorada), entre outros (...)

Timóteo,[5] mais conhecido como Titi, é um menino dentucinho, assim como a Mônica, que vive dando em cima de outras garotas apesar de ter uma namorada, a Aninha.

É moderno, convencido e super exibicionista. Seu charme de galã "meia-tigela" é usado para conquistar grande parte das garotinhas do Bairro do Limoeiro, tirando vantagem com seu jeito de marmanjo bonachão. Faz parte da Turma do Bermudão, grupo de pré-adolescentes que convém a sua idade jovial – popular, galanteador e descolado.

Características e traços

O último dos românticos...

Obcecado por atenção e sempre sentindo que precisa ter um maior destaque entre a multidão de pessoas à sua volta, Titi tem a plena fé de ser super conhecido, esbelto e importante. Costuma preferir andar por parques e campinho onde é visto por todos, sempre soltando um ar de "garotinho especial e único" que encanta a meninada. Apesar de toda a sua preguiça e mimadez, Titi também é incrivelmente astuto e malandro. Mesmo não sendo nada inteligente, ele demonstra ser esperto quando se trata de namorar e só.

Está sempre em crise, pois é jovem demais para algumas coisas (como, quando uma vez, tentou se simpatizar com uma mulher adulta, que zombou da confiança do garoto e dispensou o afeto), ou por ele ser velho demais para as brincadeiras "imaturas" do Clubinho dos Meninos, que participa de vez em quando, mas prefere esconder a admiração apaixonante que tem pelos boneco-heróis das edições do Capitão Pitoco (grande ídolo) e do Cosmoguerreiro, na qual acredita que seja bastante criancice apreciar esses ícones infantis.

Biografia

Titi em "Para Quem é Feita uma Festa de Aniversário?".[6]

Futuro

Em seus 17 anos, no "aparente" último ano da escola, volta a aparecer com a mesma personalidade inquietante de antes. Surge na mesma sala que a turma do primeiro ano, ou seja, ele deve ter repetido muitas vezes, enquanto o Franja já está na faculdade. Apaixonado por esportes, é cheio de músculos, sendo bem mais sarado que os outros meninos e ainda continua dentuço. Outra coisa que não muda é que ele ainda se acha o tal e seu namoro com Aninha já não existe mais, havendo um trágico término após a Ana entender que ele não a merece. É capitão do time do Limoeiro Futebol Clube.

Relacionamentos

Aninha (namorada)

Titi e Aninha em "Beijinhos, Beijinhos..."[7]

Apesar de paquerar todas as garotas do bairro, Titi morre de ciúmes quando algum menino fala com a Aninha. O mesmo acontece com Aninha em relação a Titi, mas as atitudes dela são muito mais plausíveis e justificadas, já que Titi sempre dá motivo para um ataque de ciúmes. Ainda que ele iluda a maioria das menininhas do bairro apenas para aumentar o seu portfólio de pretendentes, seus olhos acabam se voltando para a sua namoradinha, a qual constantemente se esforça para agradá-la com flores e bombons, afetos cada vez mais insistentes, em uma tentativa de "apagar" os vacilos que comete em cada traição do seu amor.

Curiosidades

Titi.gif
  • Nas histórias mais antigas, Titi, diferente de grande parte da turminha, já ia a escola fundamental,[8][9][10][11] ou seja ele é bem mais velho, tendo dez anos.
    • Em histórias mais recentes foi estabelecido que a maioria das crianças da turminha estariam provavelmente no 2º Ano do Ensino Fundamental. Titi, pela idade (10 anos) já estaria no 4º ou no 5º Ano de Ensino Fundamental.
    • Na história "Segue o Líder" é mostrado que Titi estuda na mesma classe que Jeremias, Franjinha e Manezinho. Agnes (uma das Meninas do Bairro das Pitangueiras) e Bloguinho também são seus colegas de classe. [12]
  • Em diferentes histórias, Titi já torceu para o Internacional de Porto Alegre,[13] para o São Paulo,[14] para o Grêmio,[15] para o Palmeiras,[16] para o Flamengo,[17] e para o Corinthians.[18]
  • Seu nome nas tirinhas em inglês é "Bucky".
  • Titi já fez aulas de judô, karatê, boxe, kung-fu, luta-livre e capoeira, no entanto, pelo menos na Série Clássica, é péssimo nestes esportes [19]
    • Quando ele for mais velho (Turma da Mônica Jovem) vai ter um físico bem muscular, pois vai fazer musculação no futuro.
  • Na história "Farinha e Ovo", é implícito que Titi faz aniversário em Abril.[20] Porém posteriormente, em "O Aniversário dos Signos", é estabelecido que ele é do signo de Peixes,[21] o que faria seu aniversário ser entre 20 de Fevereiro e 20 de Março.
  • Titi começou a usar o seu icônico bermudão na história "Estilão Bermudão",[22] de agosto/2004, na qual Jeremias e Franjinha também aderiram. Supõe-se que a Turma do Bermudão tenha sido criada nesta época.

Referências

  1. Mônica Nº 194 (Editora Globo) - O Significado de Cada Nome, Pág. 73 (quadrinho 8), Agosto de 2002
  2. Magali 1ª Série Nº 3 (Editora Panini) - Nome ou Apelido?, Março de 2007
  3. Cebolinha 1ª Série Nº 79 (Editora Panini) - Torcicolo, Pág. 17 (quadrinho 6), Julho de 2013 (arquivo)
  4. Bidu – Juntos (Outubro de 2016)
  5. Gibizinho Nº 66 (Editora Globo) - Titi..., Pág. 35-44, Maio de 1996
  6. Cebolinha 1ª Série Nº 94 (Editora Panini)
  7. Cebolinha Nº 20 (Editora Globo)
  8. Mônica Nº 173 (Editora Abril) - O Gênio, Pág. 58-61, Setembro de 1984
  9. Mônica Nº 43 (Editora Globo) - O Defensor do Português, Pág. 31-37, Julho de 1990
  10. Cebolinha Nº 67 (Editora Globo) - O Grande Asno, Pág. 53-57, Julho de 1992
  11. Mônica Nº 147 (Editora Globo) - Hora do Lanche, Janeiro de 1999
  12. Cebolinha 3ª Série Nº 7 (Editora Panini) - Segue o líder
  13. Cascão Nº 42 (Editora Globo) - Coração Corintiano, Agosto de 1988
  14. Cascão Nº 170 (Editora Globo) - A Glória dos Outros, Julho de 1993
  15. Mônica Nº 83 (Editora Globo) - Torcida, Novembro de 1993
  16. Parque da Mônica Nº 16 (Editora Globo) - Final de Campeonato, Pág. 28 (quadrinho 2), Abril de 1994
  17. Mônica Nº 117 (Editora Globo) - Torcendo, Setembro de 1996
  18. Cebolinha 1ª Série Nº 61 (Editora Panini) - Quem Bate?, Pág. 12 (quadrinho 4), Janeiro de 2012
  19. Cebolinha n° 06, Editora Globo, ano de 1987
  20. Mônica Nº 137 (Editora Globo) - Farinha e Ovo, Abril de 1998
  21. Mônica Nº 175 (Editora Globo) - O Aniversário dos Signos (Parte II), Março de 2001
  22. Cebolinha Nº 218 (Editora Globo) - Estilão Bermudão, Agosto de 2004

v - e
Turma da Mônica (logo deitado).png
Advertisement