Titi
Titi em 'Vendo Triplicado'.png
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica (seriado)
Dublador(es)
Bezell Bezerra,
Márcia Gomes
Primeira Aparição
Zaz Traz N° 1 (Editora Continental)
Nome Completo
Timóteo[1][2]
Garoto de 10 anos, dentuço como a Mônica, usa uma camisa amarela listrada como a abelha e short curto. Ciumento e menos inteligente.
Família
Pais do Titi
Animais de Estimação
Duque
Amigos
Franjinha, Jeremias, Manezinho, Aninha (namorada), entre outros (...)

Timóteo,[1][2] mais conhecido como Titi, é um menino dentucinho, assim como a Mônica, que vive dando em cima de outras garotas apesar de ter uma namorada, a fofa da Aninha. É moderno, convencido e, pasmem, super exibicionista! Seu charme de galã "meia-tigela" é usado para conquistar grande parte das garotinhas do Bairro do Limoeiro, ainda que as iludem apenas para aumentar o seu portfólio de pretendentes, quando seus olhos só se voltam para a sua namoradinha.

Faz parte da Turma do Bermudão, grupo de adolescentes que convém a sua idade jovial – popular, galanteador e descolado. Está sempre em crise, pois é jovem demais para algumas coisas (como, quando uma vez, tentou se simpatizar com uma mulher adulta, que zombou da confiança do garoto e dispensou o afeto), ou por ele ser velho demais para as brincadeiras "imaturas" do Clubinho dos Meninos, que participa de vez em quando, mas prefere esconder a admiração apaixonante que tem pelos boneco-heróis das edições do Capitão Pitoco (grande ídolo) e do Cosmoguerreiro, na qual acredita que seja bastante criancice apreciar esses ícones infantis.

Características e traços

Titi, o galanteador do Limoeiro.png

Obcecado por atenção e sempre sentindo que precisa ter um maior destaque entre a multidão de pessoas à sua volta, Titi tem a plena fé de ser super conhecido, esbelto e importante, costuma preferir andar por parques e campinho onde é visto por todos, sempre soltando um ar de "garotinho especial e único" que encanta a meninada. Apesar de toda a sua preguiça e mimadez, Titi também é incrivelmente astuto, mesmo não sendo nada inteligente, ele demonstra ser esperto quando se trata de namorar e só.

História

Nas histórias da Turma da Mônica Jovem, Titi já tem 17 anos e está no último ano da escola, apesar dele aparecer na mesma sala que a turma do primeiro ano, ou seja, ele deve ter repetido muitas vezes enquanto o Franjinha agora chamado de Franja ou Fran, está na faculdade. Apaixonado por esportes, é cheio de músculos, sendo bem mais sarado que os outros meninos e ainda continua dentuço. Outra coisa que não muda é que ele ainda se acha o tal e seu namoro com Aninha ainda é existente, mas meio desequilibrado. As edições onde ele mais se destaca são a Nº 5, onde ele aparece em 3 das 3 histórias, sendo que a segunda começa com Mônica preocupada com Aninha que faltou a aula por terminar o namoro com Titi. Outra aparição grande do Titi é nas edições 11 e 12 (série "Ser ou não ser?"), onde ele aparece como o capitão do Time do colégio do Limoeiro, mostrando ser meio rígido e fútil. Na edição 31, Titi termina com Aninha e inicia um namoro com Carmem (Carminha Fru Fru).

Galeria

Relacionamentos

Aninha (namorada)

Titi e Aninha se beijando.png

Apesar de paquerar todas as garotas do bairro, Titi morre de ciúmes quando algum menino fala com a Aninha. O mesmo acontece com Aninha em relação à Titi, mas as atitudes dela são muito mais plausíveis e justificadas, já que Titi sempre dá motivo para um ataque histérico de ciúmes.

Curiosidades

  • Titi, diferente de grande parte da turminha, vai à escola fundamental,[3] ou seja é bem mais velho, tendo dez anos.
  • Em diferentes histórias, Titi já torceu para o Internacional de Porto Alegre,[4] para o Palmeiras,[5] para o Grêmio,[6] para o São Paulo,[7] e para o Flamengo.[8]
  • Seu nome nas tirinhas em inglês é "Bucky".
  • Na história "Farinha e Ovo", é implícito que Titi faz aniversário em Abril.[9] Porém posteriormente, em "O Aniversário dos Signos", é estabelecido que ele é do signo de Peixes,[10] o que faria seu aniversário ser entre 20 de Fevereiro e 20 de Março.
  • Titi começou a usar o seu icônico bermudão na história "Estilão Bermudão",[11] de agosto/2004, na qual Jeremias e Franjinha também aderiram. Supõe-se que a Turma do Bermudão tenha sido criada logo depois disto.

Referências

  1. 1,0 1,1 Mônica Nº 194 (Editora Globo) - O Significado de Cada Nome, Pág. 73 (quadrinho 8), Agosto de 2002
  2. 2,0 2,1 Magali 1ª Série Nº 3 (Editora Panini) - Nome ou Apelido?, Pág. (quadrinho ), Março de 2007
  3. Mônica Nº 147 (Editora Globo) - Hora do Lanche, Pág. (quadrinho ), Janeiro de 1999
  4. Cascão Nº 42 (Editora Globo) - Coração Corintiano, Pág. (quadrinho ), Agosto de 1988
  5. Coleção Um Tema Só Nº 31 (Cascão: Futebol; Editora Globo) - Final de Campeonato, Pág. 43, Agosto de 2001
  6. Mônica Nº 83 (Editora Globo) - Torcida, Pág. (quadrinho ), Novembro de 1993
  7. Cascão Nº 170 (Editora Globo) - A Glória dos Outros, Pág. (quadrinho ), Julho de 1993
  8. Mônica Nº 117 (Editora Globo) - Torcendo, Pág. (quadrinho ), Setembro de 1996
  9. Mônica Nº 137 (Editora Globo) - Farinha e Ovo, Pág. (quadrinho ), Abril de 1998
  10. Mônica Nº 175 (Editora Globo) - O Aniversário dos Signos (Parte II), Pág. (quadrinho ), Março de 2001
  11. Cebolinha Nº 218 (Editora Globo) - Estilão Bermudão, Pág. (quadrinho ), Agosto de 2004