FANDOM

Super-Cigarro
Super-Cigarro
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Um Mundo Sem Fumaça
(ICMS, 1997)
Cigarro gigante, com olhos, sorriso assustador, metade do corpo amarelo e, por vezes, visto com uma capa roxa. Megalomaníaco, prepotente, ominoso, nefasto e perverso.
Ocupação
Vilão
Inimigos
Turma da Mônica
Destino e Estado Atual
Desconhecido; acabou-se por ser esquecido pelo peso do Politicamente Correto.

O Super-Cigarro foi um personagem criado para campanhas de combate ao fumo pelo Instituto Cultural Mauricio de Sousa, por volta do final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Representado como um vilão que almeja o poder, sempre a procura de novos fumantes, o Super-Cigarro se caracterizou em cartazes e cartilhas publicadas no Site da Turma da Mônica.

Trata-se de um super vilão com a forma de um cigarro gigante que quer que todos fumem. Age como um megalomaníaco, ou seja, é tão ambicioso em alcançar seu objetivo que torna-se assustador.

História Editar

Criação e Antecedentes Editar

Hoje em dia, é um dos diversos personagens esquecidos da Turminha. De fato, a existência dele foi tão rápida que normalmente nem é lembrado em páginas dedicadas à revista Turma da Mônica. Diferente dos demais personagens "Vilões" da Turma da Mônica, Super-Cigarro não é divertido ou engraçado, pelo contrário: ele é grotesco e repulsivo, assim como o cigarro é retratado.

Um personagem muito semelhante a ele é o traficante sem nome da cartilha "Uma História que tem que Acabar", de conscientização sobre o uso de drogas. Porém, o traficante consegue ser mais sombrio ainda que Super-Cigarro.

Aparições Editar

A única aparição significativa sua é em uma tirinha institucional, que aparentemente não foi publicada em nenhum gibi.

Na tira, Mônica consegue convencer um menino a parar de fumar, e então o Super-Cigarro aparece para tentar obrigá-lo a continuar fumando. Mônica, sem pensar duas vezes, joga um balde de água fria no vilão. Super-Cigarro também apareceu nas páginas de um calendário oficial da turminha e em um cartaz anti-fumo.

GaleriaEditar