Papai Noel
Papai Noel e Mônica.png
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Mônica Nº 8 (Editora Abril) - "O Anãozinho Preguiçoso"
(Dezembro de 1970)
Ocupação
Fabricante de brinquedos e bonecas.
Moradia
Polo Norte (fábrica)
Kalendarium (terras de Dezembro)

O São Nicolau, mais conhecido como Papai Noel, é um velhinho barbudo com uma roupa vermelha. Principal símbolo do Natal, já teve diversas participações em histórias da Turminha (como também em várias outras), geralmente em gibis especiais de comemoração ao 25 de Dezembro.

Bem intencionado e bondoso, Papai Noel traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas, como a Turma da Mônica no Bairro do Limoeiro, na noite da Véspera de Natal, no dia 24 de Dezembro, sempre com uma aventura nova para viver com os personagens.

Características e traços

Representação do Papai Noel em uma historinha

O Papai Noel visto na Turma da Mônica é o mesmo apresentado em diversas campanhas de Natal, semelhante na roupa vermelha e a barriga avantajada com a Mônica, Papai Noel marca presença em diversas edições por sua aparência caridosa e gentil.

O "bom velhinho" gordinho e simpático representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão que invade os corações nessa altura festiva que celebra o nascimento do Menino Jesus.

História

Biografia

Papai Noel, conhecido como Nicolau, ajudando pessoas pobres em sua região...

Conhecido, em um passado muito distante, no século IV, como um bispo, Nicolau tinha a tradição de levar presentes para as crianças carentes na noite de Natal (25 de dezembro) – pois é a data especial em que Jesus Cristo, salvador e símbolo religioso, nasceu e cultivou a prática de fazer o bem para os mais necessitados – e por conta disso, jogava saquinhos de moedas pelas chaminés das casas, que acabavam caindo nas meias que as pessoas de baixa condição financeira colocavam, para aquecer e secar com o calor da chaminé.

Aparições

Curiosidades