FANDOM

Uma Aventura no Tempo (Logo)
Ajuda
Os 4 Elementos
Informações de Fundo
Filmes
Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo
Primeira Aparição
Uma Aventura no Tempo
Informações Gerais
Tipologia
Elemento

Os Quatro Elementos são as 4 chaves para se criar o "5º elemento" (no total sendo o Elemento Fogo, Elemento Água, Elemento Terra e Elemento Ar).

No filme que aparecem pela primeira vez, é contado que Franjinha os criou para abrir o "Portal do Tempo" de uma de suas Máquinas do Tempo, porém, enquanto estava tentando realizar novos experimentos com esses equipamentos para fazer funcionar sua nova invenção, Magali e Mônica chegam em seu Laboratório, sendo que a dentucinha acaba tentando dar uma coelhada no Cebolinha e no Cascão, que acidentalmente acerta o protótipo do portal.

Assim, os elementos se misturaram em vários séculos, sendo que o do Fogo vai pra Pré-História, na Aldeia de Lem, onde Mônica e Bidu vai lá para recuperá-lo, com a ajuda do Piteco, que avisa que o Elemento estava com o Deus do Fogo, mais tarde revelado ser o Pitoco. Magali vai pro início do século XXI (21) sozinha recuperar o Elemento Terra, que estava com a Mônica Baby. Cascão vai pro século XVII (17), e com a ajuda do Papa-Capim recupera o Elemento Água, que estava com o Dente-de-Ouro. E Cebolinha vai pro século XXX (30), com a ajuda de Astronauta recuperar o Elemento Ar, que estava com a Cabeleira Negra e os Piratas Espaciais (que roubou dele).

História

Elemento Fogo

Os 4 Elementos em Uma Aventura no Tempo (001)

Os Quatro Elementos na Máquina do Tempo, dentro do Laboratório do Franjinha.

Depois de ter sido atingido pelo Sansão, o Elemento Fogo entrou na máquina e foi para a Pré-História, sendo achado por Pitoco, um homem da Aldeia de Lem. Pitoco o usou para bens pessoais, tentando roubar o amor de Thuga e então se casar com ela. Ele mentiu para Lem dizendo que Thuga seria um sacrifício, porém foi revelado que era tudo uma farsa, na qual Thuga, que acabou caindo no vulcão, foi para o subsolo onde encontrou o Pitoco, que a obrigou a se casar com ele.

Mônica foi tentar detê-lo e Bidu mordeu sua fantasia até ela sair e revelar toda a mentira. Pitoco, então, tentou escapar e passou a atacar com fogo todos que estavam por ali. Ao tentar subir, Mônica o impediu e o elemento estava a ponto de cair na lava do vulcão. Porém, com sua boca, o pequeno cachorro azul o agarrou. Quando o vulcão entrou em erupção, felizmente Piteco, Thuga, Mônica e Bidu conseguiram escapar. Mônica usou o elemento para sugar a lava e o transportou para Franjinha pelo seu comunicador.

Capacidades

Igual os outros 4 elementos, o Elemento Fogo também pode se controlar por si só, sem o auxílio de um portador. De início, foi visto ser usado para o usuário aparecer no meio do fogo. Então, ele foi usado para criar um pequeno raio de fogo que cortou uma corda e fez Thuga cair no vulcão.

O elemento também pode ser usado para criar pequenos pedaços de fogo, ao fazer muita força. Pode ser usado até em si mesmo. Pode lançar também um raio de fogo (rajadas estão canceladas...)  e sugar o fogo ou a lava.