Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Turma da Mônica Wiki
Nimbus
Nimbus tirando foto.png
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica
Mônica Toy
Inspiração
Mauro de Sousa, filho de Mauricio de Sousa
Primeira Aparição
Mônica Nº 92 - "Dois Novos Amigos..." (Agosto de 1994)
Nome Completo
Nimbus Hiromashi[1]
Garoto de cabelos pretos, olhos puxados, camisa amarela, shorts preto e tênis branco com detalhes azuis. Preocupado, perspicaz, talentoso e astucioso.
Ocupação
Estudante
Afiliações
Turma da Mônica
Moradia
Casa do Nimbus, Rua do Limão. Bairro do Limoeiro
Família
Do Contra (irmão),
Keiko (mãe),
Nimbão (pai),
Batian (vó) †
Poderes e Habilidades
Mágica e ilusionismo

Nimbus Hiromashi[1] (積乱雲) [2] é o irmão de Do Contra, com um extraordinário gosto pela mágica e um diferente medo por trovões. Filho do Nimbão e da Keiko (uma família nipo-brasileira), recebeu destaque com a sua principal característica: suas habilidades de ilusionismo, que quase beira a magia-bruxa, já que conhece inúmeros feiticeiros. Grande amigo do Cascão, possui uma rivalidade com o mago Merlin.

Características e traços

"Abracadabra, um toque de mágica!"

Nimbus tem ascendência japonesa, assim como a sua mãe, natural do Japão. Seus olhos amendoados, a pele clara, a estatura média, porte físico magro e o cabelo preto como ébano é a marca aparente que identifica os asiáticos. Possui uma grande curiosidade pela meteorologia e pela mágica.

História

Nimbus fazendo mágica com a turminha.png

O Nimbus apareceu pela primeira vez em Mônica Nº 92, da Editora Globo (de agosto de 1994), na historinha "Dois Novos Amigos...". Ao se mudar para o Bairro do Limoeiro, ele já se tornou muito querido pelas menininhas da Rua do Limão e grande amigo dos garotos do Clubinho dos Meninos. Seus maiores interesses são praticar truques de mágica, ouvir e tocar música (já que ele sabe tocar saxofone), e curiosamente, o Cascão é um dos seus melhores amigos e com quem costuma se identificar, já que ambos têm medo de ameaças de chuva (Cascão por causa da água e Nimbus por causa dos trovões).

Curiosidades

  • Seu signo é Sagitário.[3]
  • Apesar de existir um pouco de incerteza a respeito de sua idade e a de seu irmão, a maioria das histórias indica que Nimbus é o irmão mais velho: Em "O Do Contra é um Etê?", Nimbus diz que conhece o Do Contra "desde que ele nasceu";[4] em "Um Irmãozinho Caçula", Do Contra é apresentado como irmão caçula de Nimbus (paralelamente a António Alfacinha para Manezinho, Bloguinho para Teveluisão, e Maria Cebolinha para Cebolinha);[5] e no Super Trunfo Turma da Mônica, é dado que Nimbus tem 6 anos de idade e o Do Contra, 5 anos.
    • Em contrapartida, no site do Livro Personalizado da Editora "Dentro da História", é dito que Nimbus é o irmão mais novo de Do Contra.[1]
  • O personagem foi criado no ano de 1994 por Mauricio de Sousa, baseado, assim como muito dos outros personagens, no seu filho Mauro de Sousa.
  • Nimbus sofre de uma condição conhecida como "astrofobia" (medo de trovões, semelhante à "ombrofobia" – de chuva –, respectivamente).

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Editora Dentro da História LTDA: Conhecendo a Turma da Mônica Livro Personalizado via website Dentro da História. (2020) Visitado em 14/08/2020. "Nimbus Hiromashi é o irmão mais novo do personagem Do Contra. Apaixonado por mágica, tem muito medo de trovões. Foi criado em 1994 por Mauricio de Sousa, baseado, assim como outros personagens, em um filho dele: Mauro de Sousa. Ele tem descendência nipo-brasileira e o Cascão seu melhor amigo." (arquivo)
  2. Dada a sua descendência nipo-brasileira, seu nome ao derivado japonês: "Sekiran'un", traduzido como "Cumulonimbus". O sobrenome, "Hiromashi", à escrita kanji, também visto como にmぶs, corresponde aos símbolos – 広間氏.
  3. Mônica Nº 175 (Editora Globo) - O Aniversário dos Signos (Parte II), Março de 2001
  4. Cascão Nº 228 (Editora Globo) - O Do Contra é um Etê?, Setembro de 1995
  5. Turma da Mônica 1ª Série Nº 9 (Editora Panini) - Um Irmãozinho Caçula, Setembro de 2007
Advertisement