FANDOM

Muminho
Muminho
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Folhinha de S. Paulo, tira nº 126 (1964)
Múmia com esparadrapos sujos e empoeirada.
Família
Tia Reumatite[1]
Tio Maraton[1]
50 primos príncipes[1]
Odete (namorada) [2]
Tuti (sobrinho) [3]
Animais de Estimação
Gatankamon (gato)[1]
Passarinhés (pássaro)[1]
Amigos
Penadinho, Cranicola, Zé Vampir, Frank, Zé Cremadinho, Lobi, Dona Morte, Alminha, Zé Caveirinha, Monstrengo do Pântano, Pixuquinha, Quixupinha, entre outros...

O Muminho é um dos grandes personagens que contracenam a maioria das histórias da Turma do Penadinho. Em um determinado momento, ele completou cerca de três mil anos de sua morte, dado o tempo em que estava vivo no Egito Antigo.

Mora em um simples sarcófago, afirmando que dentro há uma mansão enorme com piscina e tudo (incluindo artefatos e objetos egípcios). Muminho possui alguns sotaques de língua egípcia e fala palavrões em hieróglifos[4] devido seu nascimento no Antigo Oriente.

Muminho (perfil)

Múmia, de vestes maltrapilhas e ascendência egípcia. Uma inconsistência sobre o Muminho é que, em certas histórias, quando ele perde as ataduras do seu corpo, fica invisível, mostrando ser um tipo de fantasma, como se as faixas de algodão não estivessem cobrindo nada.[2] [5] Em outros casos, quando ele se desfaz dos panos, aparece como um cadáver seco e esturricado, semelhante a um corpo sólido apodrecido.

História Editar

Passado Editar

Anteriormente, Muminho era um antigo rei faraó do Egito (apesar de ter aparência de uma criança – como no tamanho pequeno, a feição jovem e o jeito infantil – ele é um homem adulto),[6] e acabou sendo mumificado por um longo tempo na época das dez pragas cristãs, morrendo na última e sendo levado dessa para melhor pela Dona Morte;[7] tornando-se o habitante mais velho do cemitério.

Atualmente Editar

Infelizmente, com o passar dos tempos, morando no Bairro do Limoeiro, foi perdendo as regalias egipcias que antes tinha, se tornando uma reles múmia de esparadrapo que apenas tem o título de soberano, mas não assume posição nenhuma de ordem ou exigência da realeza. Faraó Por um Dia

Curiosidades Editar

  • Na história "O Fã...Tasma", quando lhe perguntam, ele diz ter morrido há "uns quatro mil anos", e que "se bem me lembro" era um escriba.[8]
  • Na história "Família Enrolada", a tumba de seus parentes é desenterrada no Egito por arqueólogos. Eles se mudam para o cemitério, mas não se adaptam à vida sem escravos. Por fim, eles são convidados a morar num museu de Londres. Muminho os acompanha, mas o museu o dispensa por ser "apenas um parente pobre" e uma "múmia sem importância".[1]
  • Na história "Tio Penadinho, Como Foi Que Eu Morri?", ele conta a Pixuquinha que morreu "no auge de [seu] poder, engolido por um crocodilo faminto".[9]
  • Na história "Novos Amigos" (escrita por Daniel HDR) do livro MSP Novos 50, dentre as sepulturas vizinhas à do Penadinho, há uma com o nome "Akenaton Melokoton" (nascido em 20/06/1910).[10] É possível que esta seja referente ao Muminho, já que o nome parece fazer referência ao faraó Akhenaton (enquanto o sobrenome aparentemente faz um trocadilho com o personagem Melocoton, do programa Bom Dia & Cia).

Notas de rodapé Ajuda

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 Cebolinha Nº 160 (Editora Globo) - Família Enrolada, Pág. (quadrinho ), Fevereiro de 2000
  2. 2,0 2,1 Almanaque Temático da Mônica Nº 6 (Editora Panini) - Namoro Seguro, Pág. 132–135 (quadrinho todos), Abril de 2008 (arquivo)
  3. Cascão Nº 81 (Editora Abril) - Faraó Por um Dia
  4. Cascão 1ª Série Nº 9 (Editora Panini) - Um Pote Que Me Comporte, Pág. 19 (quadrinho 6), Setembro de 2007
  5. Coleção Um Tema Só Nº 47 (Editora Globo) - A Roupa Nova, Pág. 38–40 (quadrinho todos), Agosto de 2005
  6. Cascão Nº 259 (Editora Globo)Branco, não!, Pág. 10-12. Dezembro de 1996. (arquivo)
  7. Turma da Mônica Nº 42 (Editora Panini) - Fobias Milenares, Pág. 54 (quadrinho todos), Outubro de 2018
  8. Cascão Nº 175 (Editora Globo) - O Fã...Tasma, Pág. 18 (quadrinho 8), Setembro de 1993
  9. Mônica 1ª Série Nº 83 (Editora Panini) - Tio Penadinho, Como Foi Que Eu Morri?, Pág. 38 (quadrinho 4), Novembro de 2013.
  10. Daniel HDR, "Novos Amigos" - MSP Novos 50 - Graphic MSP, pág 114 (arquivo), Editora Panini, 2011. ISBN 978-85-7351-815-3