FANDOM

Mauricio de Sousa Impublicado

Convite promocional da exposição.

Mauricio de Sousa Impublicado foi uma exposição realizada em Outubro de 1996, na Escola Panamericana de Arte, em São Paulo. Patrocinada pela Editora Globo e o Instituto Cultural Mauricio de Sousa.

Nela, foi apresentada projetos e ideias que acabaram não sendo finalizadas pela Mauricio de Sousa Produções, como campanhas, personagens, filmes e parques, muitos destes que até foram produzidos, porém nunca completados. Foram 9 produtos inéditos não publicados pelos estúdios da MSP que foram expostos: Beatles 4 Kids, Chloe, Vostok, Parque da Mônica Anhembi, Sport Billy, Dieguito, Kim, Os Muppets e uma Campanha de Trânsito.

Como o próprio Mauricio de Sousa disse nas páginas iniciais do fôlder (o catálogo que informa sobre a exposição),[1] alguns casos desses projetos serviram de ponte para novos; outros serviram de experiência para os artistas e alguns têm até mesmo condições de renascer. Por volta de 1997, os textos que foram publicados no folheto foram editados e exibidos no antigo site da Turma da Mônica, com imagens coloridas e mais informações dessas propostas não finalizadas. (Veja os Links Externos.)

História

Contexto e antecedentes

"Todos nós temos projetos e sonhos. Ou sonhos que desejamos tornar realidade. Alguns, conseguimos realizar, outros permanecem no campo irrealizado, do quase atingido ou do impossível.
Nós, nos Estúdios Mauricio de Sousa, também tivemos nossos casos que não aconteceram por um motivo ou outro. Campanhas, personagens, filmes, parques, idéias que ficaram no papel, apesar do cuidado e carinho que tivemos na sua produção.
Todo esse material ficou arquivado - alguns durante anos - mas não esquecido. Um ou outro caso serviu de ponte para novos projetos; outros serviram de experiência para nossos artistas e alguns têm até mesmo condições de renascer.
"
Mauricio de Sousa no convite promocional da exposição.[1] [2]
Mauricio de Sousa e Jimmy

Mauricio em abril do ano 2000. A ideia para a exposição foi de conversas com o estúdio da MSP sobre os projetos não terminados.

O desenvolvimento da exposição iniciou por volta dos anos 90. Projetos não terminados eram recorrentes nos estúdios da Mauricio de Sousa Produções, isso porque grandes ideias vinham do próprio Mauricio, como a criação de campanhas, personagens, filmes e parques, na qual muito destes materiais eram iniciados e quase que completamente terminados, porém, por conta de contratempos (financeiros ou pessoais), essas ideias não eram finalizadas e acabavam sendo "guardadas na gaveta".

Esses projetos cancelados ficaram durante anos guardados, entre esses muitos dos quais inspiravam os autores da MSP a criarem outras propostas para desenhos. Em algumas das reuniões realizada nos estúdios, nasceu a ideia de se criar uma exposição, com o objetivo de apresentar algumas dessas ideias não finalizadas. O projeto foi pra frente e acabou sendo patrocinado pela Editora Globo e o Instituto Cultural Mauricio de Sousa, que escolheram a Escola Panamericana de Arte, em São Paulo, como o espaço principal da exibição, isto porque Mauricio já passou pela instituição na gestão de professor, o que incentivou a Escola como sede do evento.[3]

No final de Agosto e inicio de Setembro de 1996, foram distribuídos convites promocionais da exposição, como forma de atrair o público. Nele, era apresentado o nome e a localização do evento, e em Outubro do mesmo ano, a exposição foi realizada.

Exposição

Imagem do fôlder da exposição 'Mauricio de Sousa Impublicado' sobre o projeto de Vostok (1996)

Detalhe do fôlder (catálogo que informa sobre a exposição), numa página que fala sobre o projeto de Vostok. O fôlder continha 52 páginas, 2 para cada projeto, explicando seu conceito e idealização. (havia traduções em inglês)

Continha precisamente um fôlder que apresentava o conteúdo informativo sobre a exposição, com temática retrospectiva sobre muitas das obras "canceladas" de Mauricio. Nas primeiras páginas do fôlder, era mostrado um pouco da biografia do autor, posteriormente, algumas informações da exposição, e nas páginas seguintes, o conteúdo relacionado as obras. Foram 9 produtos inéditos não publicados pelos estúdios da MSP que foram expostos:

  • Beatles 4 Kids (uma ideia baseada na popularidade da banda, continha em videoclipes animados, livros, revistas, brinquedos, jogos e outros produtos de merchandising sobre os Beatles, no entanto o projeto foi vetado por um dos integrantes em 1990, e cancelado).[4]
  • Chloe (durante a campanha contra as drogas nos anos 80 e 90 nos Estados Unidos, a MSP foi convocada para criar revistas sobre a Chloe, símbolo da campanha, e conscientizar os jovens sobre os perigos das drogas, no entanto a campanha parou, e a ideia também).[5]
  • Vostok (numa passagem do Circo Vostok em São Paulo, nasceu a ideia de se criar uma Turma baseada em Alexandre Vostok. Personagens, livros, produtos e histórias foram idealizadas, porém acabaram não sendo publicadas por desmotivação e desistência).[6]
  • Parque da Mônica Anhembi (o projeto de se criar um Parque da Mônica já existia há um bom tempo, porém, o problema era achar o lugar adequado para o Parque, até que houve uma proposta dele ser implantado na área do Anhembi. No entanto, após ser analisada e discutida, a ideia foi vetada, e no local foi construído o Sambódromo do Anhembi, e o Parque da Mônica, no Shopping Eldorado).[7]
  • Sport Billy (o personagem da série Sport Billy, popular nos anos 80, acabou sendo um tanto que esquecido com o passar dos anos. Por conta disso, uma empresa convocou Mauricio para reformular o personagem, o que acabou ocorrendo de fato. Porém, as negociações acabaram não se desenvolvendo, e o trabalho não foi publicado).[8]
Imagem do fôlder da exposição 'Mauricio de Sousa Impublicado' sobre o projeto do Dieguito (1996)

Imagem do fôlder da exposição sobre o projeto do Dieguito. Nessa página foi acrescentada uma foto ao lado, semelhante ao designer das outras, com um esboço do projeto.

  • Dieguito (Maradona) (conforme a carreira de Maradona ia ganhando fama, Mauricio resolvera, após uma conversa com o próprio, transformar o futebolista em um personagem em quadrinhos, como o Pelezinho. Porém, o projeto não deu certo devido às inúmeras transferências de carreira de Maradona, que comprometeram o planejamento).[9]
  • Kim (a atriz norte-americana, Kim Basinger, desejava ter um parque infantil em seu nome, para isso, precisava de um símbolo animado que o representasse, quando teve conhecimento das obras de Mauricio, ambos entraram em um acordo. No entanto, problemas pessoais e profissionais acabaram cancelando o projeto).[10]
  • Os Muppets (após a morte de Jim Henson, a MSP teve um encontro com a equipe responsável pela série Muppet Babies, na qual nasceu a ideia de se criarem HQs sobre os personagens. Apesar do material ter sido concluído, o estúdio não acompanhou a demanda, e anulou os planos).[11]
  • Campanha de Trânsito (como forma de conscientizar as pessoas sobre os perigos do trânsito, esquematizaram uma leva de mensagens e avisos através de revistas, filmes e cartazes educacionais. Apesar do interesse pela divulgação, o processo para a campanha acabou não recebendo verbas, e problemas políticos empacaram o projeto).[12]

Galeria

Notas de rodapé Ajuda

  1. 1,0 1,1 Veja a imagem inicial do catálogo com o discurso do Mauricio de Sousa sobre a exposição.
  2. Sousa, Mauricio de (1996). Exposição Mauricio de Sousa Impublicado Site - Turma da Mônica Visitado em 30 de junho de 2012. Cópia arquivada em 8 de abril de 2008.
  3. Redação (5 de abril de 2013). Panamericana Escola completa 50 anos Site - Casa Vogue Visitado em 21 de janeiro de 2015. Cópia arquivada em 18 de agosto de 2016.
  4. Sousa, Mauricio de (junho de 1997). Beatles 4 Kids Site - Turma da Mônica Visitado em 30 de agosto de 2015. Cópia arquivada em 8 de abril de 2008.
  5. Sousa, Mauricio de (junho de 1997). Chloe Site - Turma da Mônica Visitado em 30 de agosto de 2015. Cópia arquivada em 8 de abril de 2008.
  6. Sousa, Mauricio de (junho de 1997). Vostok Site - Turma da Mônica Visitado em 30 de agosto de 2015. Cópia arquivada em 8 de abril de 2008.
  7. Sousa, Mauricio de (junho de 1997). Parque da Mônica Anhembi Site - Turma da Mônica Visitado em 30 de agosto de 2015. Cópia arquivada em 8 de abril de 2008.
  8. Sousa, Mauricio de (junho de 1997). Sport Billy Site - Turma da Mônica Visitado em 30 de agosto de 2015. Cópia arquivada em 8 de abril de 2008.
  9. Sousa, Mauricio de (junho de 1997). Dieguito (Maradona) Site - Turma da Mônica Visitado em 30 de agosto de 2015. Cópia arquivada em 8 de abril de 2008.
  10. Sousa, Mauricio de (junho de 1997). Kim Site - Turma da Mônica Visitado em 30 de agosto de 2015. Cópia arquivada em 8 de abril de 2008.
  11. Sousa, Mauricio de (junho de 1997). Os Muppets Site - Turma da Mônica Visitado em 30 de agosto de 2015. Cópia arquivada em 8 de abril de 2008.
  12. Sousa, Mauricio de (junho de 1997). Campanha de Trânsito Site - Turma da Mônica Visitado em 30 de agosto de 2015. Cópia arquivada em 8 de abril de 2008.

Links externos

Mundo real
Este artigo é escrito do ponto de vista do mundo real, ou seja, as pessoas e lugares aqui citados não existem no universo da Turma da Mônica.