Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Marina
Marina JP.png
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica
Dublador(es)
Mayra Ballabela (2010)
Marina Takeda (2012–atual)
Leticia Bortoletto (2016)
Inspiração
Marina Takeda e Sousa, filha de Mauricio de Sousa
Primeira Aparição
Mônica Nº 97 (Editora Globo) - "Marina, Marota Marina" (Janeiro de 1995)
Nome Completo
Marina Sousa[1]
Menina de 8 anos[2] com cabelos ondulados e castanhos. É uma bela desenhista e amiga, tem um grande medo de cachorros, mas ama desenhá-los.
Afiliações
Turma da Mônica
Moradia
Rua do Limão, Bairro do Limoeiro, SP
Família
Mauricio e Alice (pais)
Amigos
Mônica, Magali, Franjinha, Cascuda, Denise, Cebolinha, Cascão

Marina Sousa[1] é uma das personagens mais famosas da Turma da Mônica. Curiosamente, a Marina é um caso especial nas histórias, pois serve como ponte do universo dos quadrinhos com a nossa realidade, em que o próprio Mauricio, e a sua esposa Alice, aparecem como os pais dela nas revistinhas, só que em sua versão como personagens. Ela entra nos gibis por meio de portais desenhados por seu lápis mágico, tem um cômico pavor de cachorros e nutre um amor fofo pelo Franjinha, seu "quase" namoradinho.

Características e traços

"Vamos! Dê asas a imaginação..."

Marina é uma menina bondosa, talentosa e inteligente, é confiante quanto à aparência e é muito admirada pelos outros personagens da Turma da Mônica por seu caráter solidário e seu talento com desenho e pintura, sendo a desenhista da turminha. O cabelo cacheado é uma marca da personagem, assim como a camisa amarela com um desenho de um alienígena azul, os shorts e o tênis rosa. Ela é amiga de todas as meninas do Bairro do Limoeiro, aparecendo principalmente nos gibis da Mônica, onde contracena principalmente com a protagonista, a Magali, a Denise e a Cascuda, suas melhores amigas. A maioria das suas historinhas gira em torno da pintura e das dificuldades que ela encontra pra desenhar o que pretende, portanto está quase sempre acompanhada de um lápis ou um cavalete.

Bastidores

Criação e desenvolvimento

A garotinha meiga e artística apareceu pela primeira vez como protagonista em Mônica Nº 97 (Editora Globo), de 1995, na historinha "Marina, Marota Marina", onde utiliza seu poderoso Lápis mágico, dado pelo seu pai, para entrar na revistinha da "Mônica".

Por trás-das-cenas

Marina foi primeiramente dublada por Mayra Ballabela. Desde 2012, ela é dublada pela própria Marina Sousa, com a exceção de Leticia Bortoletto, em 2016.

No filme de animação Cine Gibi, aparece no desenho Arte na Praça, onde ela e Mônica fazem uma exposição na praça para mostrar suas obras de arte, enquanto o Cebolinha vai para mostrar seus rabiscos da Mônica e é criticado pelas pessoas que lá passam.

Biografia

Marina se envolve romanticamente com o Franjinha em algumas histórias, seu admirador de longa data, mas só se tornam namorados de fato na Turma da Mônica Jovem.

Curiosidades

Marina transformada em aquário em O Aniversário dos Signos. (Mônica Nº 175 (Editora Globo), março/2001)

  • Baseada em uma pessoa real, a filha de mesmo nome do Mauricio de Sousa.
  • Marina é do signo de aquário (imagem ao lado).
  • Marina é descendente de japoneses e brasileiros, mas não apresenta nenhum aspecto japonês em seu desenho. O que é raro, pois os genes japoneses em geral são dominantes
  • Marina é colega de escola da Mônica, estudando na classe da Professora Bia.[3]
    • Na história "Segue o Líder", Marina aparece como colega de classe da Turma do Bermudão, porém no entanto isso pode ser um erro de continuidade já que em outras histórias da Turma Clássica (e várias da Turma Jovem) ela aparece como colega de classe da Mônica (que é três anos mais nova que os membros da Turma do Bermudão).[4]
  • Marina antigamente usava o Lápis Mágico para ir do mundo real, até o mundo dos gibis. Atualmente ela vive no bairro do Limoeiro com sua família e é integrante da Turma.
  • A Marina sabe que o Franjinha é apaixonado por ela, mas não quer namorar com ele pois acha que são novos demais para pensarem nisso.[5]
    • Os dois só se tornaram um casal de namorados durante a adolescência.
  • A Marina real tinha o cabelo cacheado, mas fez um alisamento japonês definitivo como aparece na edição comemorativa de 40 anos da Mônica, publicada em maio de 2004 pela editora Globo.
  • Marina tem medo de cães.[6][7][8]
  • O alienígena azul desenhado em sua blusa é Alfredinho, um personagem criado pela Marina da vida real durante sua infância[9] (época na qual a Marina dos quadrinhos foi criada - em 1994, Marina tinha 8 anos de idade).
  • Na história "Perfeita Demais?", Mônica, Magali, e Cascuda têm um certo ressentimento da Marina, por ela superá-las em todas as atividades e por acharem que ela não tem defeitos. Então ela mostra um defeito inesperado: se descontrolar quando a chamam de "perfeitinha".[10]

Referências

  1. 1,0 1,1 Cebolinha 2ª Série Nº 44 (Editora Panini) - Eu Trabalho Sozinho, Pág. 9 (quadrinho 4), Dezembro de 2018
  2. Super Trunfo Turma da Mônica
  3. Mônica 03 (Editora Panini) - Aniversário na Escola (Março de 2007)
  4. Cebolinha 3ª Série Nº 7 (Editora Panini) - Segue o líder
  5. Mônica nº 138, Editora Globo, Maio de 1998
  6. Mônica 1ª Série Nº 4 (Editora Panini) - Desenhozinho do Cão, Abril de 2007
  7. Mônica 1ª Série Nº 13 (Editora Panini) - Um Bidu Entre Nós, Janeiro de 2008
  8. Mônica 1ª Série Nº 22 (Editora Panini) - Cachorrinho, Cachorrão, Me Dá Um Medão!, Outubro de 2008
  9. Mônica 40 Anos (Editora Globo) - Nimbus, Marina e Do Contra, Maio de 2004
  10. Mônica Nº 236 (Editora Globo) - Perfeita Demais?, Fevereiro de 2006
v - e
Turma da Mônica (logo deitado).png
Advertisement