Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Manezinho
Manuel (Manezinho).jpeg
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica
Dublador(es)
Gabriel Noya (2019-presente) Angélica Santos (2012-2019)
Primeira Aparição
Zaz Traz Nº 1
Nome Completo
Manuel
Outros Títulos
Mané
Família
Alfacinha (irmão)
António Maria e Maria António (pai e mãe)
Dona Manuela (vovó)
Amigos
Turma do Bermudão: Titi, Jeremias e Franjinha

Manuel[1], mais conhecido como Manezinho, é um personagem da Turma da Mônica. Filho de portugueses, o António Maria e a Maria António, é o irmão mais velho do Alfacinha.

Características e traços

Manezinho.png

O Manezinho é inseparável com seus amigos, possuindo os mesmos interesses que eles. É amoroso, companheiro e compartilha um forte vínculo com a sua turma. Por ser irmão mais velho, também assume a posição de responsável.

Bastidores

Criação e desenvolvimento

Ele, no início de tudo, antes mesmos da Editora Abril, ainda na Folha de S. Paulo, tirava sarro das meninas e adorava traquinar com os moleques metidos à besta do Bairro do Limoeiro – agora é um personagem da Turma do Bermudão, junto com Franjinha, Titi e Jeremias. Presença obrigatória nos primeiros anos da revista, fazia parte da turminha do Franjinha, seu melhor amigo, durante as publicações do Bidu, Editora Continental, 1959. Nunca teve uma característica muito marcante, por isso foi sumindo, sumindo, sumindo... até desaparecer de vez nos anos 80, quando (do nada!) ressurgiu nos últimos anos, porém ainda com participações de pouco destaque.

Por trás-das-cenas

No episódio "Tem Uma Estranha no Meu Banheiro!", ele é dublado por Angélica Santos, a mesma dubladora do Cebolinha.

Curiosidade

Referências

  1. Magali 1ª Série Nº 3 (Editora Panini) - Nome ou Apelido?, Março de 2007

v - e
Turma da Mônica (logo deitado).png
Advertisement