Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Luca
Luca.png
Informações de Fundo
Filmes
Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo
Programas de Televisão
Turma da Mônica (Desde 2008)
Dublador(es)
Pedro Pinheiro de Sousa (2007)
Altieres Coelho (2021-presente)
Inspiração
Herbert Vianna, vocalista, guitarrista e principal compositor da banda de rock Paralamas do Sucesso
Primeira Aparição
Mônica Nº 222 (Editora Globo) - Um Menino Sobre Rodas
(Dezembro de 2004)
Outros Títulos
Lucas, Da Roda,
e Paralaminha
Cabelo castanho, blusa listrada da cor amarela e branca, shorts vermelho e sapatos da mesma cor com detalhes brancos. Inteligente, simpático, divertido, gentil e sociável.
Ocupação
Estudante
Afiliações
Turma da Mônica
Moradia
Casa no Bairro do Limoeiro
Amigos
Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Franjinha, Dorinha, Marina, Xaveco, Jeremias, Titi, Manezinho, Aninha, Denise, Do Contra, Nimbus, entre outros da Turminha.
Armas e Itens
Veja a lista de utilidades da cadeira de rodas do Luca

O Luca é um garoto charmoso e encantador, tem uma pose de "galã-xuxu das novelas", com seu penteado esbelto e a postura galanteadora. Corajoso e sempre protegendo os seus amigos, tem uma série de equipamentos tecnológicos em sua cadeira de rodas, o que facilita ele em desvendar mistérios, pois ama se aventurar em historinhas de suspense, quase como o próprio "Sherloque Rolmes". O mocinho derrete todos os corações adocicados das menininhas por onde passa, principalmente da Mônica, que guarda no peito uma grande paixão romântica pelo garoto, que percebe claramente as investidas e se diverte com o carinho recebido. É amante dos esportes, principalmente de basquete.

Características e traços

Tem uma natureza heroica que ninguém sabe da onde vem. É constantemente visto se candidatando a experimentar emoções destemidas em aventuras surreais, gosta de colocar a si mesmo no meio do perigo por qualquer razão aparente, simplesmente porque ele gosta de ser desafiado e correr riscos, para provar o seu valor. Atua quase como um valente cavaleiro: super corajoso, justo e disposto a ajudar, se prontifica a estar sempre na linha de frente em possíveis situações perigosas e, mesmo que deteste elogios por seus atos bondosos, já que faz com naturalidade e sem querer nada em troca, gosta de ver que seus feitos estão fazendo a diferença.

Bastidores

Criação e desenvolvimento

O Luca estreou em 20 de dezembro de 2004, aparecendo pela primeira vez em Mônica Nº 222, da Editora Globo, trazendo uma surpresa para os fãs por ser o segundo personagem portador de deficiência física que entrou para a Turma da Mônica, e o único que teria uma grande participação nos anos posteriores junto ao Humberto (deficiente auditivo e mudo) e Dorinha (deficiente visual), esta última aparecendo no mesmo ano que o Luca, ambos criados por Mauricio de Sousa. Obteve também a simpatia dos leitores ao longo de suas aparições, por conta da sua personalidade amigável e divertida, ganhando reconhecimento também pela "imagem de galã" que tem, na qual encanta todas as Meninas do Bairro, e principalmente a Mônica, que se derrete por ele.

Biografia

Luca Jovem

Foi apelidado carinhosamente pelos seus amiguinhos de "Da Roda" por ser um cadeirante, e com o passar do tempo, após se mudar para o Bairro do Limoeiro, ganhou a amizade de todos da turminha.

Seu papel na turminha se desenvolveu e atualmente serve como o "amor declarado" de muitas das meninas do Bairro do Limoeiro, incluindo a Mônica, que se encanta com o jeito charmoso de Luca, que não corresponde totalmente a paixão da jovem dentucinha (já que o Luca demostra certa vergonha quando se trata de relacionamentos, principalmente com a Mônica, na qual ele gosta profundamente, mas não de forma amorosa). O Franjinha, que é cientista, coloca certos equipamentos e novas invenções na cadeira de rodas do Luca, e Cebolinha e o Cascão tiram proveito disso, como acrescentando o próprio Luca a algum Plano Infalível para pegar o Sansão e poderem ser os "donos da rua".

Poderes e Habilidades

Equipamentos

  • Luva de Boxe: Ele pode fazer sair uma luva de boxe da cadeira ao apertar um botão, juntamente da rede entomológica, pá encarregadeira e perfurador de solo
  • Rede Entomológica: É um aro preso à um cabo de madeira que sustenta um saco de pano leve. Sai da cadeira ao apertar um botão, juntamente da luva de boxe, da pá encarregadeira e do perfurador de solo.
  • Pá Encarregadeira: Uma espécie de pá usada para pegar areia. Sua aparência é mais de uma boca afiada. Sai da cadeira ao apertar um botão, juntamente da luva de boxe, da rede entomológica e do perfurador de solo.
  • Perfurador de Solo: Usado para perfurar o solo, não se sabe muito o porquê de existir isso na cadeira. Sai dela ao apertar um botão, juntamente da luva de boxe, da rede entomológica e da pá encarregadeira.
  • Turbinas: São foguetes nas rodas que fazem ele atingir uma velocidade imensa, alcançando qualquer um em poucos segundos.
  • Hélices: Iguais as hélices de um avião, fazem ele voar (subindo ou descendo) ou até alcançar uma velocidade maior do que a normal.
  • Modo-Submarino: Sua cadeira se transforma em um suporte pra roupa pesada (parecendo a de um astronauta) que o protege tendo um vidro em sua cabeça, sendo que bombas de ar em suas costas dão oxigênio para Da Roda.
  • Cortina de Fumaça Despistadora: Das suas rodas sai uma cortina de fumaça que tampa o local e ainda apaga coisas como pegadas.
  • Bolinhas de Pingue-Pongue: Saem, das rodas, várias bolas de pingue-pongue que rodam pra trás fazendo os outros escorregarem.
  • Mão Mecânica: Mãos que têm a capacidade de fazer a cadeira girar, contanto que as mãos possam se segurar em algo.
  • Subindo: O que fica em cima das rodas sobe, deixando um vazio no lugar.
  • Mola: Uma mola que sai do apoio da cadeira, podendo jogar qualquer coisa pra longe.
  • Luva de Football: Luvas do famoso esporte americano que pegam algo e podem arremessar.
  • Outros: Garra mecânica, raquete, cesta mecânica (usada junta do "Subindo"), mola para pulo, paraquedas.

Aparições

Turma da Mônica (Globo)

  1. Mônica Nº 222 - Um Menino Sobre Rodas (primeira aparição)

Curiosidades

  • Foi inspirado em Herbert Vianna, vocalista, guitarrista e um dos compositores do grupo Os Paralamas do Sucesso, que ficou paraplégico em 2001.
  • Ele é o único garoto que Monicão não sente ciúmes quando se aproxima da Mônica, mas o cãozinho afasta ele dela da mesma forma, pois adora tanto o Luca que pula nele desesperadamente e o joga pra todos os cantos por conta da cadeira de rodas do garoto.
  • Luca é colega de escola da Mônica, estudando na classe da Professora Bia.[1]

Predefinição:Personagens

  1. Mônica 03 (Editora Panini) - Aniversário na Escola (Março de 2007)
Advertisement