FANDOM

Esboço Este artigo é um esboço, e está atualmente em construção...
Ajuda
Jotalhão
Jotalhão
Informações de Fundo
Dublador(es)
Márcio Araújo (1982-2011)

O Jotalhão é o querido elefante verde, e um dos personagens mais famosos da Turma da Mônica. É o protagonista da Turma da Mata, servindo como suporte para todos os habitantes do lugar, com sua personalidade charmosa, extremamente sensível e amiga (foi simplesmente por causa do seu carisma que ele alcançou rapidamente o sucesso e a fama de “elefante mais amado do Brasil”).

Foi criado em 1962 para ser mascote do caderno de classificados do Jornal do Brasil. O jornal era conhecido como "Jota", por isso escolheram para o mascote o nome de "Jotalhão", aumentativo do apelido. Quando foi publicada uma tira em que a Mônica o carregava por uma cordinha indo para casa dizendo que estava trazendo "Extrato Elefante" (referência ao Extrato de Tomate Elefante da CICA), a própria marca comprou seus direitos para usá-lo como garoto-propaganda do seu comercial de TV, que ficou famoso e permanece assim até hoje.

Jotalhão foi criado por Mauricio de Sousa sem ligação com a turma e para ser apenas um mascote, mas depois se tornou um personagem clássico que, junto ao Raposão, tornou-se líder de seu núcleo.