Humberto
Untitled.jpg
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica (seriado)
Dublador(es)
Marcelo Sousa
Primeira Aparição
Desconhecida
Afiliações
Turma da Mônica
Família
Pais do Humberto
Amigos
(...)
Inimigos
Capitão Feio
Frases
"Hum! Hum!"

Humberto é um carinhoso, imaginativo e um ingênuo garotinho, personagem da Turma da Mônica, tem sete anos como a maioria da turminha, ele é mudo e começou a criar amizade com as crianças do Bairro do Limoeiro ao entrar para o Clubinho dos Meninos, quando foi fundado. Fez amigos e ajudou o Cebolinha com seus planos infalíveis diversas vezes.

Características e traços

Humberto.gif

Ele é branco, loiro e tem pouco cabelo – em forma de moita similar ao cabelo do Cascão –, nariz redondo e olhos ovais parecido com os do Jeremias.

Humberto mostra ser amigo gentil e pacífico, várias vezes fica impaciente e é um pouco tímido. Seus amigos não entendem o que ele está dizendo, sempre tendo que aparecer uma legenda para que possamos decifrar os diálogos do garotinho. Ele se chama "Hum"berto porque só se comunica resmungando o: "Hum Hum".

História

Relações

Clubinho dos Meninos

Ele é amigo dos integrantes do clube e, assim como os outros, tem medo de enfrentar a Mônica, mas pouco se sabe sobre a sua relação com os outros integrantes.

Curiosidades

  • Ele é um dos personagens mais antigos do Mauricio de Sousa, e é o primeiro dos 5 personagens com alguma deficiência.
  • Nos desenhos animados, Humberto apareceu pela primeira vez no VHS "O Bicho-Papão".
  • Em histórias mais antigas, os personagens se referiam ao Humberto como mudo (por exemplo, "Exame Médico"[1]). Com o tempo, a sua falta de fala passou a ser atribuída a surdez, e também chegou a se comunicar através de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).[2] Mesmo assim, em algumas histórias ele parece ouvir quando está de costas.
    • Dentre as publicações que afirmam que Humberto é surdo estão a Saiba Mais! Nº 48 - "Inclusão Social", e a história "Com Bigodão, Não Dá, Não!".[3] Nesta segunda, Mônica diz que Humberto entende a turma através de leitura labial.
  • É um dos poucos personagens regulares da Turma a não ter aparecido na continuidade da Turma da Mônica Jovem, exceto como sua suposta forma de ciborgue do futuro intitulado "O Silencioso".[4][5][6]
  • O seu nome nas tirinhas em inglês é "Hummer".
  • Na história "Prosa Com um Verdadeiro Torcedor", Cascão diz que Humberto é flamenguista.[7]

Referências

  1. Cebolinha Nº 92 (Editora Globo) - Exame Médico, Pág. 6 (quadrinho 4), Agosto de 1994
  2. Mônica Nº 239 (Editora Globo) - Aprendendo a Falar Com as Mãos, Maio de 2006
  3. Mônica Nº 233 (Editora Globo) - Com Bigodão, Não Dá Não!, Novembro de 2005
  4. TMJ Nº 79 - Sombras do Passado, Pág. 96 (quadrinho 1), Fevereiro de 2015
  5. TMJ Nº 99 - O Parque Assombrado, Pág. 78 (quadrinho 1), Outubro de 2016
  6. Confirmado pelo roteirista Emerson de Abreu via seu Facebook (vide este arquivo).
  7. Cascão Nº 229 (Editora Globo) - Prosa Com um Verdadeiro Torcedor, Outubro de 1995