Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Turma da Mônica Wiki
Humberto
Humberto lendo gibi.jpg
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica
Dublador(es)
Marcelo Sousa
Primeira Aparição
Zaz Traz Nº 1 (Fevereiro de 1960)
Loiro, nariz redondo, camisa rosa e shorts branco. Singelo, fofo, ingênuo e amoroso.
Afiliações
Turma da Mônica
Moradia
Rua do Limão, Bairro do Limoeiro. São Paulo, Brasil
Família
Pais do Humberto
Amigos
Cebolinha, Cascão, Jeremias, Titi, Manezinho, Nimbus, Do Contra, Franjinha
Inimigos
Capitão Feio
Frases
"Hum! Hum!"

O Humberto é um carinhoso, sonhador e ingênuo garotinho, personagem da Turma da Mônica. Ele não se comunica oralmente, compelido a conversar por meio de mímicas e caretas. Por ser espirituoso e sem maldade, é uma das crianças mais sensíveis da turminha, cheio de inocência e pureza, sua forma de observar tudo em sua volta como se fosse novidade logo cativou os rostinhos infantis, começou a criar amizade com as crianças do Bairro do Limoeiro ao entrar para o Clubinho dos Meninos, quando foi fundado. Sensível e repleto de gestualidades, o Humberto se expressa com os olhares inventivos e pelo movimento das mãos, experimenta uma vida de fantasias fantásticas que o distrai do mundo real.

Características e traços

Humberto (perfil).png

Tem sete anos, assim como a maioria da turminha. Fez amigos e ajudou o Cebolinha com seus planos infalíveis diversas vezes, mostrando uma clara falta de tato para com o certo e o errado, faz por ser algo comum entre os meninos e age sem questionar. Tem um cabelinho em forma de moita, similar ao do Cascão, só que loiro, junto ao nariz redondo e olhos ovais parecido com os do Jeremias.

Humberto mostra ser um amigo gentil e pacífico, várias vezes fica impaciente e é um pouco tímido, acanhado. Seus amigos não entendem o que ele está dizendo, sempre tendo que aparecer uma legenda para que possamos decifrar os diálogos do garotinho. Ele se chama "Hum"berto porque só se comunica resmungando o: "Hum Hum".

História

Bastidores

Criação e desenvolvimento

Relações

Clubinho dos Meninos

Ele é amigo dos integrantes do clube e, assim como os outros, tem medo de enfrentar a Mônica, mas pouco se sabe sobre a sua relação com os outros integrantes.

Curiosidades

Humberto.gif

  • Ele é um dos personagens mais antigos do Mauricio de Sousa, e é o primeiro dos 5 personagens com alguma deficiência.
  • Nos desenhos animados, Humberto apareceu pela primeira vez no VHS "O Bicho-Papão".
  • Em histórias mais antigas, os personagens se referiam ao Humberto como mudo (por exemplo, "Exame Médico"[1]). Com o tempo, a sua falta de fala passou a ser atribuída a surdez, e também chegou a se comunicar através de Libras (Língua Brasileira de Sinais).[2]
    • Apesar disso, algumas das histórias antigas o fazem parecer capaz de ouvir. Um exemplo contundente é "Os Pesadelos do Cascão", em que ele diz (em um pensamento) que 'escutou' uma conversa.[3]
    • Outro exemplo está na historinha "Deixe-me Ler seu Pensamento" (Mônica Número 32, Globo), quando a Mônica obteve a capacidade de ler pensamentos, ela disse ao Humberto que o escutou falar e ele estava de costas quando ela disse isso.
    • Dentre as publicações que afirmam que Humberto é surdo estão a Saiba Mais! Nº 48 - "Inclusão Social", e a história "Com Bigodão, Não Dá, Não!".[4] Nesta segunda, Mônica diz que Humberto entende a turma através de leitura labial.
  • É um dos poucos personagens regulares da Turma a não ter aparecido na continuidade da Turma da Mônica Jovem, exceto como sua suposta forma de ciborgue do futuro intitulado "O Silencioso".[5][6][7]
  • O seu nome nas tirinhas em inglês é "Hummer".
  • Na história "Prosa Com um Verdadeiro Torcedor", Cascão diz que Humberto é flamenguista.[8]

Referências

  1. Cebolinha Nº 92 (Editora Globo) - Exame Médico, Pág. 6 (quadrinho 4), Agosto de 1994
  2. Mônica Nº 239 (Editora Globo) - Aprendendo a Falar Com as Mãos, Maio de 2006
  3. Cascão Nº 97 (Editora Globo) - Os Pesadelos do Cascão, Pág. 12 (quadrinho 1), Setembro de 1990
  4. Mônica Nº 233 (Editora Globo) - Com Bigodão, Não Dá Não!, Novembro de 2005
  5. TMJ Nº 79 - Sombras do Passado, Pág. 96 (quadrinho 1), Fevereiro de 2015
  6. TMJ Nº 99 - O Parque Assombrado, Pág. 78 (quadrinho 1), Outubro de 2016
  7. Confirmado pelo roteirista Emerson de Abreu via seu Facebook (vide este arquivo).
  8. Cascão Nº 229 (Editora Globo) - Prosa Com um Verdadeiro Torcedor, Outubro de 1995
Advertisement