Humberto
Untitled.jpg
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Turma da Mônica (seriado)
Primeira Aparição
Desconhecida
Amigos
(...)
Frases
"Hum! Hum!"

Humberto é um carinhoso, imaginativo e um ingênuo garotinho, personagem da Turma da Mônica, tem sete anos como a maioria da turminha, ele é mudo e começou a criar amizade com as crianças do Bairro do Limoeiro ao entrar para o Clubinho dos Meninos, quando foi fundado. Fez amigos e ajudou o Cebolinha com seus planos infalíveis diversas vezes.

Aparência

Ele é branco, é loiro e tem pouco cabelo em forma de moita similar ao cabelo do Cascão, nariz redondo e olhos ovais similares aos do Jeremias. Ele só fala Hum Hum.

Personalidade

Humberto mostra ser amigo gentil e pacífico, várias vezes fica impaciente e é um pouco tímido. Seus amigos não entendem o que o Humberto está dizendo, mas se aparece uma legenda na qual está escrita a frase que o Humberto está querendo dizer, seus amigos entendem. Ele se chama Humberto por causa do Hum Hum.

Relações

Clubinho dos Meninos

Ele é amigo dos integrantes do clube e, assim como os outros, tem medo de enfrentar a Mônica, mas pouco se sabe sobre a sua relação com os outros integrantes.

Curiosidades

  • Ele é um dos personagens mais antigos do Mauricio de Sousa, e é o primeiro dos 5 personagens com alguma deficiência.
  • Nos desenhos animados, Humberto apareceu pela primeira vez no episódio Boas Maneiras do Cine Gibi 2.
  • Em histórias mais antigas, os personagens se referiam ao Humberto como mudo. Com o tempo, a sua falta de fala passou a ser atribuída a surdez, e também chegou a se comunicar através de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).[1] Mesmo assim, em algumas histórias ele parece ouvir quando está de costas.
    • Dentre as publicações que afirmam que Humberto é surdo estão a Saiba Mais! Nº 48 - "Inclusão Social", e a história "Com Bigodão, Não Dá, Não!".[2] Nesta segunda, Mônica diz que Humberto entende a turma através de leitura labial.
  • É um dos poucos personagens regulares da Turma a não ter aparecido na continuidade da Turma da Mônica Jovem, exceto como sua suposta forma de ciborgue do futuro intitulado "O Silencioso".[3][4][5]
  • O seu nome nas tirinhas em inglês é Hummer.
  • Na história "Prosa Com um Verdadeiro Torcedor", Cascão diz que Humberto é flamenguista.[6]

Referências

  1. Mônica Nº 239 (Editora Globo) - Aprendendo a Falar Com as Mãos, Pág. (quadrinho ), Maio de 2006
  2. Mônica Nº 233 (Editora Globo) - Com Bigodão, Não Dá Não!, Pág. (quadrinho ), Novembro de 2005
  3. TMJ Nº 79 - Sombras do Passado, Pág. 96 (quadrinho 1), Fevereiro de 2015
  4. TMJ Nº 99 - O Parque Assombrado, Pág. 78 (quadrinho 1), Outubro de 2016
  5. Confirmado pelo roteirista Emerson de Abreu via seu Facebook (vide este arquivo).
  6. Cascão Nº 229 (Editora Globo) - Prosa Com um Verdadeiro Torcedor, Pág. (quadrinho ), Outubro de 1995