Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Turma da Mônica Wiki
Franjinha
Franjinha.png
Informações de Fundo
Filmes
Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo
Programas de Televisão
Turma da Mônica
Biduzidos
Dublador(es)
Sibele Toledo, Orlando Viggiani
Primeira Aparição
Zaz Traz N° 1 - (1960)
Loiro, jaleco branco, normalmente sempre uma camisa vermelha. Inteligente, inventor e muito atrapalhado
Ocupação
Inventor e cientista maluco
Afiliações
Turma do Bermudão
Moradia
Casa do Franjinha, Bairro do Limoeiro
Família
Pais do Franjinha
Animais de Estimação
Bidu (cão de estimação)
Amigos
Titi, Manezinho, Jeremias, Marina, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, entre outros (...)
Inimigos
Doutor Spam

O Franjinha é um dos personagens com maior destaque nas histórias da Turma da Mônica. Bastante inteligente para a sua idade, mora no Bairro do Limoeiro e é conhecido como o cientista da turminha, por sua curiosidade em descobrir mais sobre o mundo e o incrível talento na área, vive criando inventos malucos, como máquinas do tempo e fórmulas metamorfas, em seu próprio laboratório no quintal que, às vezes, até dão certo, mas sempre ocasionam problemas depois com experiências desastrosas. Dono do Bidu, ele é apaixonado pela talentosa Marina, e vive bolando planos para conquistá-la.

Características e Traços

Franjinha com seu jaleco.png

Sempre deslocado, desde pequeno, das outras crianças. Enquanto a garotada fortalecia a mente nas brincadeiras de quintal, o Franja se entretia com livros para entender mais sobre como o mundo funcionava, querendo explorar tudo em sua volta! Já foi considerado "estranho" por sua excentricidade, além de que se isolava de todos para criar parafernálias, mas quem o conhece sabe como ele é um garoto incrivelmente gentil, encorajador e esforçado. O Franjinha é considerado a epítome de um grande filho, mesmo com os defeitos que qualquer criança da idade poderia ter (avoado, evita cumprir com tarefas para dar espaço às suas prioridades), ele sempre está presente quando as pessoas precisam dele.

Ele tem um senso de humor peculiar, é meio bobo quando descobre algo novo, todo maravilhado! Muito talentoso e dotado intelectualmente, ele não acredita em "becos sem saída", a todo momento tenta encontrar a solução de algum problema, gosta de correr riscos e sair fora da caixinha, mas é desorganizado e um tanto egoísta (costuma preferir seus projetos do que compartilhar momentos com amigos). Além disso, vê o mundo de forma muito metódica e racional, e falha quando algum assunto envolve sentimentos, pois ele não tem a capacidade de lidar com com algo tão complexo como o amor ou a raiva. O Franja é muito interessado pelo universo e tem uma forte paixão pelo desconhecido, sempre otimista, mesmo entendendo como as coisas funcionam pela lógica, tem dificuldades pra aceitar o emocional, principalmente se tratando de casinhos amorosos, é inseguro e tem medo de partir o seu coração, então ignora qualquer situação que o leve a explorar seu lado mais sensível.

Bastidores

Criação e desenvolvimento

Inspirado no próprio Mauricio de Sousa quando era criança, Franjinha é dono do Bidu e foi um dos primeiros personagens criado por ele. Nunca foi revelado seu nome verdadeiro, sendo apenas chamado de Franjinha ou Franja por causa de seu penteado.

Por trás-das-cenas

Franjinha é dublado por Orlando Viggiani, depois Sibele Toledo no Brasil. na Turma da Mônica Jovem é dublado por Rodrigo Andreatto. A partir do Cinegibi 6, Franjinha será dublado por Thiago Longo.

Biografia

Integra diversos grupinhos, desde o clubinho dos meninos, como um dos principais organizadores (sendo que quase nunca participa dos planos infalíveis feitos lá, mas costuma ajudar o Cebolinha e o Cascão quando eles pedem a cooperação dos inventos do Franja em suas armações), além de, juntamente com TitiJeremias e Manezinho, ter formado a turma do "bermudão", que só participa os "pré-adolescentes".

Poderes e habilidades

  • Inteligência: o Franja é habilidoso na área da saúde, ciências naturais, tecnologia, relatividade e astronomia (tendo por esta última, um maior fetio).

Curiosidades

  • Seu nome em inglês é Franklin.
  • Anteriormente, servia como orientador, fornecendo suporte moral e emocional para os mais jovens, papel esse realizado pelo Zé Luís.
  • Na história "Torcida", ele torce para o Fluminense,[1] porém na história "Torcendo", ele torce para o Grêmio.[2]

Referências

  1. Mônica Nº 83 (Editora Globo) - Torcida, Novembro de 1993
  2. Mônica Nº 117 (Editora Globo) - Torcendo, Setembro de 1996