Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Doutor Spam
Informações de Fundo
Inspiração
Mauricio Spada, filho de Mauricio de Sousa
Primeira Aparição
Mônica Nº 233 - A incrível história do Professor Spada e o Doutor Spam (Novembro de 2005)
Outros Títulos
Professor Spada
Cabelo espetado, óculos, jaleco e calça preta. Dualidade entre o bem e o mal absoluto.
Ocupação
Técnico de informática
Afiliações
S.M.A.Q.
Moradia
Bairro do Limoeiro
Amigos
Turma da Mônica (Spada)
Inimigos
Mônica, Cascão, Cebolinha, Magali, Bloguinho (Spam)
Objetivo
Dominar o mundo pelo meio virtual e controlar as pessoas
Poderes e Habilidades
Mudança de Forma; Projeção de Energia

O "Doutor Spam" é o alter-ego do Professor Spada, um simpático instrutor de informática que, ao ser atingido por descargas elétricas projetadas pelos computadores, torna-se o maligno Spam, um dos principais antagonistas da Turma da Mônica. Como qualquer super-vilão implacável, planeja dominar o mundo, optando por utilizar a internet que as crianças do Bairro do Limoeiro têm acesso para executar suas maldades. Entre as rajadas de choque e idas ao mundo digital, Spam procura criar programas de dados corrompidos que, subliminarmente, afete o senso de discernimento dos usuários, dessa forma, ele conseguirá assumir o controle mental de todos e torná-los seus servos doutrinados, mas nunca consegue chegar ao fim do plano, perdendo para a turminha.

Características e traços

"Prof. Spada é o professor de informática da turminha. Às vezes, quando fica muito nervoso, acaba se transformando no Dr. Spam, seu alter ego malvado que sonha em dominar o mundo usando a informática."
—Sobre Spam

"Rendam-se, ninguém é páreo ao meu tilt!"

Enquanto o Spada é calmo e moderado, o seu lado Spam é lunático, com abordagens ridiculamente exageradas, conspirando a todo momento e sempre criando desafios cibernéticos para colocar em prova as habilidades da criançada, se divertindo com as desventuras alheias. O Spam tem o poder de se dissolver fisicamente em informações digitais para assim invadir sistemas eletrônicos e navegar na internet como um vírus, tem um temperamento fervoroso e se irrita com tranquilidade. Curiosamente, é considerado inimigo por igual de toda a turminha, rivalizando com a garotada sem distinção, apesar de que, especialmente, foca algumas das suas maquinações no Cascão, já que faz parte da SUJOCA (uma organização de super-vilões que odeia o sujinho e planeja derrotá-lo com um banho).

Na Turma da Mônica, ele usa um manto branco e luvas roxas. Seu cabelo é roxo arrepiado, a mesma cor de sua barba. Ele tem um enorme nariz e carrega um óculos com um "@" ou traços verde(s) no meio. Suas calças são pretas. Em "Mauricio Apresenta Nº 8 - Os Doze Símbolos do Natal", ele diz que enjoa do branco por ser muito "do bem". Adotando assim uma vestimenta negra, um cinto roxo, continuando com suas luvas roxas e retira seus "@" dos óculos para adotar totalmente aos traços. Essa roupa nunca mais foi usada.

Ao que se pode perceber, ele mantém seu sorriso estampado na cara a maior parte do tempo, raramente o tirando.

Bastidores

Criação e desenvolvimento

Apareceu pela primeira vez na revista Mônica Nº 233, da Editora Globo. Na revista, a Mônica queria jogar o coelhinho Sansão no Cebolinha, mas errou e acertou o Prof. Spada por engano, que estava consertando o computador dela e assim levou um choque e se transformou no vilão. Só o programa anti-spam do Bloguinho fez ele voltar ao normal.

Turma da Mônica Jovem

Tobor

Agora ele está com uma aparência mais feroz. A cor de sua pele passou a ser totalmente branca, ele cortou sua barba e cabelo. Usando roupas (luvas, camisas e calças) totalmente pretas, porém não aparecem, já que ele está coberto por uma armadura completamente verde na barriga, ombro, braço e perna. Ele mudou seus óculos, tirando o laranja e o @ ou traços do meio deles.

Chico Bento Moço

Seu cabelo roxo arrepiado, a mesma cor de sua barba retornou junto ao seu enorme nariz e seus óculos com traços horizontais. Possui uma vestimenta com uma grande gola e duas ombreiras. Suas luvas ficaram na cor negra e em sua cintura há um cinto que se bifurca em dois e se cruza em suas costas.

Poderes e Habilidades

Equipamentos

  • Bazuca de Água: É uma bazuca de brinquedo que atira água. Foi usada somente para enganar e ameaçar a turma do futuro, mas Cecê-Boy ficou com medo ainda assim.[1]
  • Chip de Cristal: Um chip que ele gravou em sua barba no futuro, tão poderoso que seu rosto ficou gigante após isso.

Técnicas

O Doutor Spam pode se transformar em arquivos corrompidos, soltar ondas de choque, entrar em eletrodomésticos e criar bugs, sendo um dos mais poderosos inimigos da turminha. Ele comanda o corpo do Professor Spada, causando estresse nele, e assim se transformando.

  • Ingressão no Computador: Como Dr. Spam, ele pode ingressar em computadores de rede por rede, computador por computador e internet por internet, mas existe um porém: caso o computador tenha um programa antispam, ele é "varrido" de lá. Junto de si, Spam pode se transformar em um vírus destruidor lá dentro, levar outras pessoas pra lá também (tendo a opção de, ao levar alguém ao sistema operacional, os mesmos ganharem uma aparência de personagem pixel) e alterar sua aparência no Fótoxópe. Com isso, ele também pode espalhar spans ou vírus no computador de indivíduos, soltar recargas virtuais e fagulhas 3D, transformar os outros em Pac-Man.
    • Controle dos Elementos Virtuais: Na forma de Dr. Spam ele pode pegar o score de alguém em um jogo e prendê-lo com isso.
    • Fragmentação do Espaço: Ele pode criar objetos sólidos com uma fragmentação e fragmentar o espaço ao redor criando uma espécie de cela.
  • Moedas de Pontos: Ele tem capacidade de criar moedas livremente e os que comem-as viram seres no formato de estrela.[2]
  • Cabos de Energia: Ao entrar em contato com um cabo de energia (como, por exemplo, tomadas), ele pode reforçá-las e controlá-las usando os dedos tendo força suficiente para prender alguém.
  • Tecla DELETE: Uma tecla DEL criada por ele que vai varrendo tudo que acha pela frente.
  • Raios Cibernéticos: O Doutor Spam é capaz de lançar raios verdes de energia, além de fazer outras coisas com isso, como cordas de energia ou a capacidade de paralisar alguém (ainda que o indivíduo possa mover seus olhar e falar). Como Megaspam, ele pode lançar um raio ainda mais poderoso e espesso de seus punhos cerrados e, ainda, raiozinhos amarelos que espetam.
  • Aplicativos em Trônico
    • ​Aplicativo de Mania de Grandeza: Permite-o ficar gigante e forte.
    • Downgrade: Ao contrário do "upgrade", ele pode diminuir alguém até ela virar um nanonê.
  • Projeção 3D: Ele pode dar óculos 3D para alguém e, dentro de seu campo 3Dimensões, vira um Deus capaz de projetar naves espaciais, aves com dentes pontudos, terremotos, polvos espinhudos, vulcões em erupção e o corpo de alguém sendo fragmentado.
  • Escudo Energético: Um escudo que impede que qualquer coisa passe por ele, enquanto no comando do Chip de Cristal. No entanto, quando a água encostou no escudo ele se desintegrou.
  • Lixo Cibernético: Ele pode lançar spams, propagandas, correntes (e de amizade) e mensagens cuti-cuti pra alguém (tudo no formato de cartinhas) e suja a pessoa por completo após isso.
  • Raízes: Spam, em CBM12, desenvolveu e mudou geneticamente raízes, deixando-as gigantes.

Fraquezas

Programa Antispam

Como todo vilão tem uma fraqueza, a fraqueza do Doutor Spam é o "Programa Antispam", que somente o Bloguinho e o Cebola tem.[3] [4] Ao usar o programa, Spam fica imóvel, então ele cai no chão e uma grande fumaça sai, o transformando novamente em Professor Spada. O motivo disso é graças as nanovacinas, programa anti-spy e programa antivírus que contém. Disponível para download. 

Água

Outra fraqueza é água, igual Cascão, pois ao cair na água ele dá curto circuito. Quando água é usada em seu escudo energético ele entra em curto, também.

Tomada

Caso a tomada do computador em que ele se conectou seja desligada, ele é desplugado e volta a ser o Prof. Spada.

Aparições

Turma da Mônica (Globo)

  1. Mônica Nº 233 - A incrível história do Prof. SPADA e Dr. SPAM! (Novembro, 2005)
  2. Parque da Mônica Nº 156 - Um Spam no Parque (Dezembro, 2005)

Turma da Mônica (Panini V1)

  1. Parque da Mônica Nº 2 - Super-Horácio, o Retorno (Fevereiro, 2007)
  2. Saiba Mais Nº 1 - Mauricio de Sousa (Julho, 2007)
  3. Cascão Nº 11 - Um Vilão de Penetra! (Novembro, 2007)
  4. Cascão Nº 18 - Quando os sujos ficam mais sujos! (Junho, 2008)
  5. Cascão Nº 23 - BÊ-Á-BÁ Aniversário (Setembro, 2008)
  6. Mauricio Apresenta Nº 8 - Os Doze Símbolos do Natal (Novembro, 2009)
  7. Parque da Mônica Nº 37 - Parque Futuro (Janeiro, 2010)
  8. Cebolinha Nº 54 - A volta do Dr. Spam (Junho, 2011)
  9. Cascão Nº 59 - Vilanias no Aniversário! (Novembro, 2011)
  10. Magali Nº 63 - O que vem de baixo não me atinge (Março, 2012)
  11. Clássicos do Cinema Nº 32 - Trônica (Julho, 2012)
  12. Uma Aventura Olímpica com a Turma da Mônica (Agosto, 2012)
  13. Mônica Nº 74 - Espanta o Doutor Spam (Fevereiro, 2013)
  14. Cebolinha Nº 84 - Missão Virtual de Natal (Dezembro, 2013)
  15. Cebolinha Nº 98 - Quinze minutos (Fevereiro, 2015)
  16. Cascão Nº 100 - O nº100 e a infalível S.U.J.O.C.A. (Abril, 2015)

Turma da Mônica (Panini V2)

  1. Turma da Mônica Nº 4 - Uma pequena aventura do Dr. Spam
  2. Mônica Nº 14 - O vilão que queria demais

Turma da Mônica (Panini V3)

  1. Mônica Nº 1 - Meme Mônica
  2. Turma da Mônica Nº 8 - Lixo Eletrônico
  3. Turma da Mônica Nº 8 - O Poder da Imaginação

Turma da Mônica Jovem

  1. Turma da Mônica Jovem Nº 3 - Novos Desafios! (Tobor)
  2. Chico Bento Moço Nº 12 - Mundos em Conflito

Menções

Turma da Mônica (Panini)

  1. Parque do Futuro (Janeiro de 2010)
  2. O Segredo do Papai Noel (Novembro de 2010)

Turma da Mônica Jovem

  1. TMJ Nº 27, 1ª Série - O Aniversário de 15 Anos da Marina, Parte 2 de 3 (Novembro de 2010)
  2. TMJ Nº 2, 1ª Série - Um Mundo de Distância (Fevereiro de 2017)
  3. TMJ Nº 44, 2ª Série - Amnésia (Agosto de 2020)

Chico Bento Moço

  1. CBM Nº 12 - Mundos Em Conflito (Agosto de 2014)

Referências

  1. Uma Aventura no Parque da Mônica Nº 37 - Parque Futuro, Janeiro de 2010
  2. Mônica 1ª Série - Nº 75 - Espanta o Doutor Spam!
  3. Mônica Nº 233 (Editora Globo) - A incrível história do Dr. SPADA e Dr. SPAM!
  4. Turma da Mônica Jovem Nº 3Novos Desafios!, Págs. 56 e 57
Advertisement