FANDOM

Dorinha
Dorinha
Informações de Fundo
Filmes
Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo
Programas de Televisão
Turma da Mônica (seriado)
Nome Completo
Doralice Azevedo Bustamante
Data de Nascimento
18 de julho
Amigos
Mônica, Cebolinha, Do Contra, entre outros (...)

Dorinha é uma doce e simpática moradora do Bairro do Limoeiro. Desde muito nova demonstrou seu carinho pelas pessoas, com uma personalidade até como "angelical", cheia de amor e suavidade.

Já no primeiro momento, Dorinha aparece deslumbrante, com roupas fashion, corte de cabelo moderno, óculos escuros, segurando em uma das mãos a sua bengalinha e, na outra, a coleira do seu cachorro labrador chamado Radar. A personagem, bastante extrovertida, logo faz amizade com a turminha e decide brincar normalmente como qualquer criança. A partir daí é que ela surpreende os amiguinhos através de suas habilidades e sentidos aguçados como o tato, a audição e o olfato.

O nome Dorinha, Mauricio escolheu em homenagem a Dorina Nowill, uma mulher que perdeu a visão quando criança, mas não se abateu, enfrentou o problema e é hoje um exemplo de força de vontade e simpatia. Sua Fundação Dorina Nowil, que trata de cegos, é uma referência como instituição.Seu nome verdadeiro é Doralice Azevedo Lúcia.Seu pai se chama Diogo Bustamante e sua mãe Isadora Azevedo Bustamante.

Apesar de cega, Dorinha é uma menina como outra qualquer. Se tornou uma grande amiga da turma, e sabe reconhecer de longe seus amigos. Adora moda, e está sempre aderindo as tendências do momento. É uma das personagens mais bonitas, e oculta por trás de seus óculos escuros lindos olhos azuis. Possui um cão-guia da raça labrador chamado Radar, companheiro de todas as horas.

Na Turma da Mônica Jovem Editar

Aparece como figurante na 4ª edição, na contra-capa da edição 12, e, também, na edição 16 como uma  garota manipulada pelo Soranin. Teve sua primeira aparição sigificativa na edição 26, onde fez par com Ângelo, na festa de quinze anos da Marina. Na edição 27, é transformada em um objeto pela bruxa Viviane e na edição 28, ainda transformada, encoraja Marina a beijar Franja para que o encanto se quebre e todos voltem ao normal.

Desenho Animado Editar

Sua primeira estreia animada foi no filme "Uma aventura no tempo", onde ela avisa ao Franjinha que algo terrível está para acontecer.

Nos episódios, ela aparece em "Um plano para salvar o planeta" e "Fantasias de Carnaval".

Curiosidades Editar

Tem uma petição criada no change.org por um usuário para colocar o cão de guia da Dorinha nos Biduzidos.

A petição