Dorinha
Dorinha andando.png
Informações de Fundo
Filmes
Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo
Programas de Televisão
Turma da Mônica
Dublador(es)
Sibele Toledo
Primeira Aparição
Mônica Nº 221 (Editora Globo) - "Dorinha, a Nova Amiguinha"
(Novembro de 2004)[1]
Roupas descoladas e da moda, cabelo ruivo curtinho e óculos escuros. Sensível, divertida e adorável.
Moradia
Rua do Limão, Bairro do Limoeiro, São Paulo
Amigos
Mônica, Cebolinha, Do Contra, entre outros (...)

Dorinha é uma doce e simpática moradora do Bairro do Limoeiro. Desde muito nova demonstrou seu carinho pelas pessoas, com uma personalidade até como "angelical", cheia de amor, paciência e suavidade.

Já no primeiro momento em que chegou, Dorinha aparece deslumbrante, com roupas fashion, corte de cabelo moderno, óculos escuros, segurando em uma das mãos a sua bengalinha e, na outra, a coleira do seu cachorro labrador, chamado Radar. A personagem, bastante extrovertida, logo faz amizade com a turminha e decide brincar normalmente como qualquer criança. A partir daí é que ela surpreende os amiguinhos através de suas habilidades e sentidos aguçados como o tato, a audição e o olfato por conta da sua falta de visão.

Seu nome foi escolhido em homenagem a Dorina Nowill,[1] uma mulher que perdeu a visão quando criança, mas não se abateu, enfrentou o problema e é hoje um exemplo de força de vontade e simpatia. Sua Fundação Dorina Nowill, que trata de cegos, é uma referência como instituição.

Características e traços

Dorinha.png

Apesar de cega, Dorinha é uma menina como outra qualquer. Se tornou uma grande amiga da turma, e sabe reconhecer de longe seus amigos. Adora moda, e está sempre aderindo as tendências do momento. É uma das personagens mais bonitas, e oculta por trás de seus óculos escuros lindos olhos azuis. Possui um cão-guia da raça labrador chamado Radar, companheiro de todas as horas.

História

Desenho Animado

Sua primeira estreia animada foi no filme "Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo", onde ela avisa ao Franjinha que algo terrível está para acontecer. Nos episódios, ela aparece em "Um Plano Para Salvar o Planeta" e "Fantasias de Carnaval".

Curiosidades

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Cebolinha 1ª Série Nº 7 (Editora Panini) - -, Pág. 46 (quadrinho ), Julho de 2007