Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Do Contra
Do Contra de ponta-cabeça.png
Informações de Fundo
Programas de Televisão
"Turma da Mônica"
"Mônica Toy"
Dublador(es)
Márcio Araújo (2002-2011)
Sibele Toledo (2011)
Gabriel Martins (2020-presente)
Inspiração
Mauricio Takeda, filho de Mauricio de Sousa
Primeira Aparição
Mônica Nº 92 - "Dois Novos Amigos..." (Agosto de 1994)
Nome Completo
Mauricio[1] "Do Contra" Hiromashi[2]
Outros Títulos
Mauricinho[3]
Cabelo preto, rabo de cavalo, camisa, shorts e sapatos. Contraditório, divertido, interessante, cômico, sarcástico e diferente.
Ocupação
Estudante
Afiliações
"Turma da Mônica", U.R.U.C.A.
Moradia
Casa do Do Contra, Rua do Limão. Bairro do Limoeiro
Família
Nimbus (irmão),
Keiko (mãe),
Nimbão (pai),
Batian (vó) †

O Do Contra é mais um dos excêntricos personagens da Turma da Mônica, só que com uma pitada de contradição que o diferencia dos demais, o quê para ele é ótimo, ele gosta de ser diferentão! Ganhou seu espaço nas revistinhas com sua veia fortíssima de rebeldia. É comum para ele contrariar o "normal", o "comum", e quer sempre experimentar o diferente sem medo das consequências. É irmão mais novo do Nimbus, um ilusionista, fruto do relacionamento da Keiko e do Nimbão (sendo a sua mãe de descendência japonesa, o que o torna um sansei), que sempre se atrapalham pela personalidade diferente e excepcional do filho. Ele já se mostrou interessado pela Mônica.

Características e traços

Do Contra em 'Do Cãotra'.png

Ironicamente, mesmo detestando uma personalidade "careta", seu apelido é "Mauricinho",[3] baseado em seu nome.[1] Ele possui uma aura de contradição que, aparentemente, funciona em sua vida (caso aquilo lhe convenha). Ao se deparar com alguém fazendo alguma coisa da mesma maneira de sempre, o Do Contra logo quer fazer de outro modo para ver como é que fica, resultando nele roubando a cena, com suas ótimas tiradas não-convencionais e a diversão dele ao assistir de perto a reação dos "certinhos" – que seguem as normas e o que é imposto pela maioria – na qual, constantemente, se irritam com a maneira extravagante do Do Contra de ver o mundo com uma outra óptica, com um sentimento único de viver o inusitado.

De vez em quando, ele usa palavras rebuscadas para satirizar os adultos que não levam a sério a opinião de uma criança, convive bem no seu próprio "mundinho", odeia fazer parte de grupos e prefere andar com as próprias pernas, exercitando seu pensamento crítico. Sua forma de ser sempre oposição, por torcer diferente do que é popular e priorizar coisas que as pessoas descartam, torna-o símbolo de uma individualidade sem tamanho.

Bastidores

Criação e desenvolvimento

O garoto de cabelos negros apareceu pela primeira vez em Mônica Nº 92, da Editora Globo (de Agosto de 1994), na historinha "Dois Novos Amigos..." junto com a sua carinhosa família. Nela, ele iniciou discordando de tudo e desconfiando de todos, ao mesmo que sempre despreocupado com suas escolhas e o ambiente à sua volta, apenas pelo prazer de ser "diferentão".

Biografia

Ao mudar-se para o Bairro do Limoeiro, os garotos do Clubinho dos Meninos decidiram ajuntar ele e seu irmão, o Nimbus, para o grupo de iniciação aos planos infalíveis, fazendo-os participar contra sua vontade. No decorrer da história, os meninos conseguem adquirir o Sansão e ameaçam cortar suas orelhas, a Mônica fica arrasada, mas o Do Contra, como última análise, começa a chamá-la de lindinha, fofinha e charmosa, desarmando todos e começando um estreito relacionamento com ela, que mais tarde viria a ser mais aprofundado nas edições da turma jovem, com a versão mais velha dele e dela, que namoraram por um tempo.

Curiosidades

  • Ele nasceu no dia 28 de maio,[4] sob o signo de Gêmeos.[5]
  • Seu nome nas tirinhas em inglês é Nick Nope.
  • Do Contra é colega de escola da Mônica, estudando na classe da Professora Bia.[6]
  • Tanto a sua personalidade, quanto seu nome que se originou dela, vem da característica principal do filho de Mauricio de Sousa, o Mauricio Takeda e Sousa, que inspirou na concepção do personagem, na época fazia as coisas e vivia de uma forma diferente das crianças da idade.
  • Do Contra, junto do Cascão, já salvou a Maria Cebolinha de cair de uma cachoeira, numa vez que as crianças foram acampar e por descuido esqueceram a bebê numa boia num riacho.[7]
  • Na história "Nimbus, Marina e Do Contra", ele representa "Mauricinho", o filho de Mauricio de Sousa que inspirou o personagem.[3]
  • Apesar de existir um pouco de incerteza a respeito de sua idade e a de seu irmão, a maioria das histórias indica que Nimbus é o irmão mais velho: Em "O Do Contra é um Etê?", Nimbus diz que conhece o Do Contra "desde que ele nasceu";[8] em "Um Irmãozinho Caçula", Do Contra é apresentado como irmão caçula de Nimbus (paralelamente a António Alfacinha para Manezinho, Bloguinho para Teveluisão, e Maria Cebolinha para Cebolinha);[9] e no Super Trunfo Turma da Mônica, é dado que Do Contra tem 5 anos e Nimbus 6.
    • Em contrapartida, no site do Livro Personalizado da Editora Dentro da História, é dito que Nimbus é o irmão mais novo de Do Contra.[10]

Referências

  1. 1,0 1,1 Revista Parque da Mônica Nº 68 (Editora Globo) - O Dia em que o Louco Pirou..., Pág. 14 (quadrinho 5), Agosto de 1998 (arquivo)
  2. Deduzido pelo sobrenome de seu irmão (vide esta imagem).
  3. 3,0 3,1 3,2 Mônica 40 Anos (Editora Globo) - "Nimbus, Marina e Do Contra"
  4. Turma da Mônica (28 de Maio de 2020). "Especial de Aniversário Top 9 Do Contra" via Facebook. Visitado em 16 de Agosto de 2020 (arquivo).
  5. Mônica Nº 175 (Editora Globo) - O Aniversário dos Signos (Parte II), Março de 2001
  6. Mônica 03 (Editora Panini) - Aniversário na Escola (Março de 2007)
  7. Almanque Temático N° 1 de 2007
  8. Cascão Nº 228 (Editora Globo) - O Do Contra é um Etê?, Setembro de 1995
  9. Turma da Mônica 1ª Série Nº 9 (Editora Panini) - Um Irmãozinho Caçula, Setembro de 2007
  10. Editora Dentro da História LTDA: Conhecendo a Turma da Mônica Livro Personalizado via website Dentro da História. (2020) Visitado em 14/08/2020. "Nimbus Hiromashi é o irmão mais novo do personagem Do Contra. [...]" (arquivo)

Predefinição:Personagens

Advertisement