FANDOM

Ajuda
Dieguito Maradona
Dieguito Maradona
Informações de Fundo
Inspiração
Versão de Mauricio de Sousa para o astro do futebol Diego Maradona
Outros Títulos
"Maradoninha" (primeiro nome dado ao personagem)
Ocupação
Jogador de futebol
Afiliações
Turma do Dieguito
Amigos
Coloradito, Sylvia, Morena, Negro, Vaquita, Choco, Rosita, Glenda, Peluza, Bombolito, Flaquito, Pelezinho

Até o ex-jogador argentino, Diego Maradona, virou Dieguito pelas mãos do cartunista Mauricio de Sousa.

Junto com o Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno e Neymar, o Dieguito faz parte do núcleo de jogadores da Turma da Mônica, sendo um dos mais antigos criados. Apresentado em Mauricio de Sousa Impublicado, exposição realizada em 1996 que reunia projetos inacabados realizado pelos estúdios, o personagem foi uma ideia de inserir o futebolista no universo infantil dos quadrinhos, dado à fama do próprio na época, que era conhecido mundialmente. Porém, o projeto não deu certo devido às inúmeras transferências de carreira de Maradona, que comprometeram o planejamento.[1]

Criação

Dieguito Maradona

Nos anos 80, um dos maiores sucessos da Mauricio de Sousa Produções respondia pelo nome de Pelezinho. Criação de Mauricio em parceria com o "Rei do Futebol", o personagem era um enorme sucesso comercial, de público e de crítica. Pensando nisso, Mauricio resolveu homenagear outro famoso jogador de futebol, desenvolvendo um novo personagem.[2]

No começo dos anos 80, Diego Maradona começava a ser considerado o melhor jogador da época e talvez o segundo maior da história. Estava prestes a ir jogar na Europa. Então, em um encontro realizado na concentração da seleção argentina, Mauricio de Sousa teve um encontro com o jogador, no qual este manifestou vontade de virar personagem em quadrinhos, tendo principal influência o Pelé. Pediu também que o nome fosse "Dieguito" em vez de "Maradoninha". Então, Maurício e a equipe de sua empresa começaram a desenvolver um novo projeto, com um personagem baseado no argentino. Era Dieguito Maradona, com público-alvo argentino.

O personagem nascia nos moldes de Pelezinho, sendo um retrato da infância do jogador (contada pelo próprio), mostrado sempre em campos de futebol, ao lado de criações baseadas em amigos e familiares do atleta no período infantil. O planejamento para o lançamento de Dieguito começou a ser traçado e diversas artes foram criadas, inclusive a de toda a sua turma.

Porém, o projeto não deu certo. Em parte devido às inúmeras transferências de carreira de Maradona, que comprometeram o planejamento, mas também muito em parte pelo comportamento polêmico e nada exemplar do jogador, que ao contrário de Pelé, sempre se envolveu em confusões dentro e fora de campo, teve inúmeros escândalos com drogas, bebidas, violência e etc. Maurício inclusive lamentou: "Pela natureza dos problemas de Diego, resolvemos congelar o projeto. Coloquei dentro de uma gaveta e nunca mais abri. Entreguei tudo para a mulher dele. [...] Dieguito poderia, quem sabe, ter dado um rumo diferente à vida de Maradona."

Ele só viria a ser apresentado em 2005 com uma animação para o programa televisivo de Maradona, La Noche del Diez, no dia em que Pelé foi entrevistado. No desenho ele joga bola com Pelezinho, tal quais seus inspiradores fariam no programa. Ficou a promessa de que Dieguito voltaria a ser utilizado, para campanhas de responsabilidade social. As possivelmente únicas (e raras) tirinhas de Dieguito foram exibidas em exposições de 2010, após anos sem conhecimento do grande público.

Notas de rodapé Ajuda

  1. Sousa, Mauricio de (junho de 1997). Dieguito (Maradona) Site - Turma da Mônica Visitado em 30 de agosto de 2015. Cópia arquivada em 8 de abril de 2008.
  2. Dieguito (Maradona) ColorScreen (junho de 2010) Visitado em 30 de agosto de 2019. Cópia arquivada em 8 de março de 2018.