Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Cascão
Cascão Araújo.png
Informações de Fundo
Filmes
As Aventuras da Turma da Mônica,
A Princesa e o Robô,
As Novas Aventuras da Turma da Mônica,
Mônica e a Sereia do Rio,
Quadro a Quadro,
Uma Aventura no Tempo
Programas de Televisão
Turma da Mônica,
Mônica Toy
Vídeo-Games
Turma da Mônica na Terra dos Monstros (1994),
Turma da Mônica em O Resgate (1993)
Mônica e a Guarda dos Coelhos (2018)
Interpretado por
(Veja Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta)
(Veja Turma da Mônica Contra o Capitão Feio)
Gabriel Moreira
Dublador(es)
Isaura Gomes (1976 — 1982)
Paulo Cavalcante (1983 — presente)
Ítalo Luiz (Turma Jovem - Voz Pós-Puberdade)
Inspiração
Amigo de Márcio Araújo (irmão de Mauricio de Sousa)
Primeira Aparição
Tira Nº 142
(8 de Agosto de 1963)
Nome Completo
Cascão Araújo
Outros Títulos
Fã Número Um de Capitão Pitoco e Tauó
Data de Nascimento
25 de Novembro[1]
Ocupação
Estudante
Afiliações
Turma da Mônica,
Clubinho dos Meninos,
Limoeiro Futebol Clube
Moradia
Casa do Cascão, Rua do Limoeiro. Bairro do Limoeiro
Família
Dona Lurdinha (mãe)
Seu Antenor Araújo (pai)
Dona Crostina (Avó paterna)
Seu Chafurda (Avô paterno)
Tio Feitoso/Capitão Feio (tio paterno)
Tia Helena (tia paterna)[2]
Tia Zuleica (tia materna)
Tia Zulu (tia materna)
Tia Tânia (tia materna)
Tio Gérson (tio materno)
Tia Anita (tia)[3]
Alvinho (primo paterno)
Tonica (prima)
Lipe (primo materno)
Carla (prima)[4]
Família do Cascão
Animais de Estimação
Chovinista
Moscas do Cascão
Geralda (urubu fêmea de estimação)[5]
Amigos
Cascuda (interesse amoroso), Cebolinha (melhor amigo), Mônica, Magali, Xaveco, Nimbus, Milena, Anjinho, Franjinha, Jeremias (futebol), Titi (futebol), Humberto, Ronaldinho Gaúcho (futebol), Nimbus, Do Contra, entre outros.
Inimigos
Capitão Feio, Tonica, Doutor Olimpo, Cremilda e Clotilde, Tombanianos, Cumulus, Capitão Picolé, entre outros.

Cascão Araújo[6], mais conhecido como Cascão, é o espevitado sujinho do Bairro do Limoeiro, um dos protagonistas da série de quadrinhos nacional Turma da Mônica, junto com o Cebolinha, seu melhor amigo, Mônica e Magali, que contracenam histórias. O garotinho é conhecidíssimo pelas peripécias no futebol, nas brincadeiras de rua, coleções de bugigangas e acervo de gibis e figurinhas, sua característica marcante é ele não gostar de banho, embora em suas primeiras aparições tomava aos sábados. O personagem, criado por Mauricio de Sousa em 1961, foi inspirado em um garoto que brincava com ele nas recordações de infância que o próprio desenhista tinha com seu irmão. Apesar do receio da reação do público, pois temia que os leitores não gostasse deste personagem com “mania de sujeira”, Cascão foi rapidamente aceito, e a popularidade cresceu tanto que, desde agosto de 1982 (igual ao Chico Bento, outro personagem clássico), Cascão tem sua própria revista.

Melhor amigo de Cebolinha, que normalmente lhe mete em seus planos infalíveis, apesar de que na maioria das vezes, Cascão acaba entregando os dois, sem querer. O fato dele nunca ter tomado banho, e por isso ser completamente sujo e fedido, não dispensa a apresentação de ser um garoto amigável, carinhoso e acima de tudo criativo que adora brincar e não se importa com a aparência. Ele tem um "animal de estimação", um porquinho que se chama Chovinista, namora a Cascuda e é louco por futebol - seu timão é o Corinthians, torcedor roxo. Ele também é um grande fã de filmes de ficção científica (literalmente se auto-intitulando como um "nerd às avessas", sempre antenado na cultura pop e jogos de vídeo-game), quadrinhos, e figuras como Capitão PitocoDarti Vesgo e até mesmo do Ursinho Bilu (apesar de esconder de todos este último aspecto). Cascão adora colecionar coisas e tralhas, depois aguenta as boas de Dona Lurdinha, sua mãe, para se livrar delas.

Reconhecido popularmente como um dos mais famosos personagens, talvez porque seja um dos que mais tem "amor" em ser criança (se jogando na terra, brincando e sempre saindo pra rua), Cascão possui a maior legião de inimigos, a S.U.J.O.C.A., que reúne um dos principais vilões da Turma da Mônica, como o Capitão Feio, seu tio, e Tonica, sua prima (infelizmente a família de Cascão tem um vago à vilania). É protegido pela Legião dos Leitões Alados e faz parte do Clubinho, como sua filiação ao Limoeiro Futebol Clube.

Características e traços

Ele veste uma camiseta amarela com bermuda vermelha e um suspensório da mesma cor que passa pelo seu ombro direito. Embora seu cabelo seja um borrão e ele tenha marcas de sujeira na bochecha, é revelado que seu cabelo, roupa e rosto ficaram assim por causa da sujeira. Atrás dela, ele usa uma camisa branca, tem um topete loiro e bochechas limpas. Pelo que dá pra perceber, ele pode alterar entre as duas aparências quando quiser. Apesar de muitos acharem que ele não tem dedos, ele apenas usa meia-calça como revelado em Cebolinha Nº 23 e voltaria a ser republicado em muitas histórias atuais. Note que, para ser criado o cabelo de Cascão, Graciano derramou o dedo com nanquim na página.

O Cascão é sujinho, não gosta de água. Apesar da poluição, ele não gosta de que joguem lixo nas ruas, pois seu medo maior é uma enchente acontecer. Ele aproveita o que acha por aí abandonado ou jogado fora e recicla, fazendo brinquedos pra si mesmo ou para doar às outras crianças, pois tem um coração imenso. Maior colecionador da turma, sendo que seu quarto vive bagunçado, uma das maiores demonstrações desse fato foi em Cascão Nº 42, onde ele e Cebolinha ficam presos no local e voltam ao início tentando sair. Por algum motivo, ele fez uma bolona de chiclete reunindo chiclete mascado por ele mesmo e ainda uma de meleca de nariz. Por sua mania de sujeira, ele já arrumou uma quantidade diversa de vilões, como um cientista e seu lacaio, duas gêmeas e suas sobrinhas, seu próprio tio, que é quase mais sujo do que ele, sua prima manipuladora, um Homem-Nuvem da espécie cumulus-nimbus, uma espécia alienígena (que entrou em contato com ele pela primeira vez) e diversos outros.

Amigo de todos os meninos, sendo que o principal é o Cebolinha, embora Cascão não goste muito de entrar nos planos infalíveis do garoto e sempre arruma um jeito de fugir... acaba entrando, por ser desprezado pelo troca-letras dizendo que não ia chamá-lo mesmo. Fã de ficção científica, sendo o maior de Tauó e ainda colecionando vários action-figures. Também é um grande fã do Astronauta por atuar no espaço e participa de várias promoções como de palitos, balas e etc. Apesar de ser mais pobre do que qualquer criança normal, ele não se importa, pois se diverte usando a própria imaginação e se vendo em lugares incríveis ou, como já foi dito, brinquedos reciclados. Ótimo esportista e campeão de futebol do Bairro do Limoeiro.

Nome

Mônica diz na história "O Menino-Aranho" que "Cascão" não é um apelido, e sim o nome dele.[7] Efetivamente, na história "A Carteira de Identidade", Cascão lê o nome "Cascão Araújo" em sua carteira de identidade.[6] Entretanto, já houve histórias que insinuavam o contrário, como "Apelidos",[8] e "O Primeiro Aniversário a Gente Nunca Esquece!", a qual sugere que foi um apelido que Seu Antenor lhe deu quando ainda era bebê, a contra gosto de Dona Lurdinha.[9].

Existe na Internet a lenda de que o nome verdadeiro do Cascão seria supostamente Cássio Marques de Araújo, e que tal nome foi revelado num suposto gibi de 1972. Até o momento esta afirmação ainda não foi confirmada como verdadeira ou falsa.

Na história "O Jeitinho do Cascão", Cascão se molha e o roteirista (Paulo Back) tenta bolar diversos finais. Em um deles, a Mônica aparece e diz que agora que o Cascão não é mais sujo, ela pode chamá-lo pelo seu nome verdadeiro: "Paulo". (De forma que o roteirista estava evidentemente se baseando em seu próprio nome.) Cascão fica indignado com a ideia, e insiste que seu nome é "Cascão".[10]

Seu sobrenome, Araújo, pode ser deduzido por ser o sobrenome de seu pai,[11] e foi confirmado em histórias como "A Carteira de Identidade"[6] e "Um Crime Horripilante".[12] (Também existiu a história "Todo Dia é da Criança", que mostrava uma realidade alternativa na qual seu nome era "Cascão Oliveira".[13])

Música Tema

O Cascão, aposto e ganho
Vai morrer sem nunca tomar banho
O Cascão, aposto e ganho
Vai morrer sem nunca tomar banho

Se a água é fria eu tenho medo
Se a água é quente eu nem quero saber
Eu vou contar não é segredo
Até da chuva eu vivo a me esconder

O Cascão, aposto e ganho
Vai morrer sem nunca tomar banho
O Cascão, aposto e ganho
Vai morrer sem nunca tomar banho

Se a água é fria eu tenho medo
Se a água é quente eu nem quero saber
Eu vou contar não é segredo
Até da chuva eu vivo a me esconder

O Cascao é sujinho e amigão

Relações

  • Seu Antenor Araújo - Pai do Cascão. Trabalha como contador. É um desastrado de mão cheia. Como o filho gosta muito de futebol e é corintiano, demonstra ter um grande laço de amizade com Cascão.
  • Dona Lurdinha - Mãe do Cascão. Por vezes também chamada de Dona Lurdes e mais antigamente de Dona Norma, passa boa parte do tempo limpando a sujeira do filho e tentando convencê-lo a arrumar seu quarto ou tomar banho. Ao contrário do marido e do filho, torce para o Palmeiras.
  • Maria Cascuda - A namorada do Cascão. Diferentemente, porém, Cascuda adora tomar banho e às vezes se irrita com a sujeira do namorado. Mas vez ou outra, ela aparece nos quadrinhos com a mesma sujeirinha do Cascão no rosto só para agradar o namorado, e assim como ele, gosta de brincar na lama e não se importa muito em se sujar enquanto brinca, apesar de sempre depois tomar um bom banho.
  • Chovinista - Porco de estimação do Cascão. Diferentemente de seu dono, costuma tomar banhos periodicamente. Às vezes se mete em encrencas por causa disso. É muito gentil e dengoso com todos os outros animais.
  • Capitão Feio - O principal vilão das histórias da Turma da Mônica. Ele se auto-proclama "o mais sujo do mundo" e vive tentando fazer do mundo seu parque particular de poluição. Vive nos esgotos com as criaturas de sujeira de lá arquitentando planos para sujar o mundo. Não se sabe ao certo sua relação com o Cascão, pois este as vezes o idolatra por causa de seus hábitos sujos, mas apesar disso, está ciente de que Capitão Feio é um vilão e não aceita de jeito nenhum as propostas de se unir a ele, porque Cascão é um garoto bonzinho. Na primeira aparição do Capitão Feio foi revelado que ela na verdade era o tio do Cascão.
  • Alvinho - É o primo do Cascão que mora em Higienópolis, onde não tem nenhuma sujeirinha. Alvinho é como se fosse o contrário do Cascão, que também tem mania de limpeza, mas nunca quis muito dar banho nele, mas sempre limpa tudo que vê. Não aguenta sujeira, como o Cascão não aguenta limpeza.
  • Tia Tânia - é a tia mais jovem do Cascão, irmã mais jovem da sua mãe, ela tem 8 anos e acha que manda nele.
Download (1)h.jpg
  • Cebolinha - É o seu melhor amigo, apesar dele fazer inúmeros planos que irritam ele. Algumas vezes, Cascão não aceita participar dos planos de Cebolinha, devido às recorrentes coelhadas, que os machucam e fazem os planos falharem, geralmente porque Cascão, ás vezes, dedura os planos, ou porque Mônica acaba notando eles pegando o coelhinho dela. Eles correm até o fim, mas... a Mônica sempre alcança e dá uma coelhada neles. Ele é bem brincalhão e sapeca, mas tem uma atitude bem mais séria do que a do seu amigo Cascão. Ele acha que tem uma superioridade intelectual comparado aos outros da turminha, mas muitas vezes ele é o "burro" da história. Ele tem uma atitude gozadora e usa muito sarcasmo. Ele se irrita facilmente, principalmente se alguém, como o Dudu, interrompe o seu plano.
  • Moscas - São suas moscas de estimação, aparecem em algumas histórias.
  • Tio Gérson - O tio do Cascão. Dá presentes indesejáveis para o sobrinho em seus aniversários.
  • Magali - Em poucos gibis foi visto, mas Cascão e Magali têm um certo "interesse amoroso" um pelo outro. Isso foi visto pincipalmente na historinha "Cascão e Magali Estão Namorando".

Inimigos do Cascão

  • Doutor Olimpo - Outro vilão da turma (é interessante que todos os vilões têm o Cascão como alvo principal), mas esse, em vez de sujar o mundo, quer limpá-lo, incluindo o Cascão, o que faz de Olimpo um vilão. Seu plano preferido é dar um bom banho no Capitão Feio.
  • Sapóleo - Ajudante do Doutor Olimpo. Em geral estraga os planos do seu chefe.
  • Cremilda e Clotilde - Mais vilãs que querem limpar o Cascão. Gêmeas que gostam de limpeza, frequentemente são contratadas para serem babás dele. Curiosamente, Cascão não tem por elas qualquer sentimento negativo. Muito pelo contrário, gosta muito de brincar com elas, embora não goste muito de certos aspectos molhados das brincadeiras que propõem.
  • Lara e Luisa - São as sobrinhas da Cremilda e Clotilde. Também são chamadas de Lá e Lú, elas também tem mania de limpeza.
  • Dr. Spam - Quer dominar o mundo.(não tem nada a ver com o assunto)
  • O Terrivel Ladrão de Poerinhas - Só apareceu em duas historinhas. Seu objetivo é sugar todas as poerinhas do mundo!
  • Capitão Regadorzão - O capitão do País da Torneirinhas e da Ilha Misteriosa do Cascão. Ele também quer dar banho no Cascão e também envia seus soldados para dar banho no Cascão.
  • Cúmulus - Uma espécie de fluído feito de vapor d'água que pode causar tempestades e enchentes. Seu alvo principal é o Cascão, pelo motivo do mesmo ter o sujado e causado seu desemprego.
  • Homem Paçoca - Originalmente Gláucio Glúten, é o novo vilão da turma. Ele fez o Cascão usar uma roupa de super-herói feita de gelatina para que o Cascão prenda todos na gelatina, mas seus planos foram frustrados pela Magali e cai no seu carro de doces. Gláucio sofre uma reação quimica e se torna o homem paçoca. Nas outras histórias o Homem Paçoca passa ser o arquinimigo da Magali e da Tia Nena em vez do Cascão.
  • Capitão Feio - Quer poluir o mundo! Sem falar que ele é o tio do Cascão, que se transforma em contato com muita sujeira.

Futebol

Cascão jogando futebol no álbum da Chicle de Bola Gang.png

Cascão, camisa 9,[14] é fanático por futebol. Craque nas peladas e do Limoeiro FC, em um futuro alternativo se torna o craque também da seleção brasileira. Melhor do bairro e rei das embaixadinhas e dribles (incluindo chapéus e canetas), embora seu recorde de embaixadinhas seja 79, pelo motivo de não saber o número que vem depois.

Também mostra ter tamanha habilidade de goleiro, já sendo convocado para tal em jogos e usando em seu dia-a-dia, como o Ronaldinho Gaúcho, grande amigo dele e parceiro de peladas. É zagueiro e ex-goleiro do Time do Caju, seleção dos melhores do Bairro do Limoeiro.

Voz

Cascão é dublado por Isaura Gomes, depois Paulo Cavalcante e, na Turma da Mônica Jovem, é dublado por Fábio Lucindo nos episódios especiais como "Diga sim à Vida!"

Perfil do Site Oficial

Cascão é um garotinho muito esperto que tem pavor de água e, por causa disso, nunca tomou banho. É o amigo inseparável do Cebolinha, com quem vive aprontando muitas confusões e planos infalíveis para derrotar a Mônica – geralmente é ele quem estraga todos. Além disso, adora inventar seus próprios brinquedos usando todo tipo de sucata e muita imaginação. Seu bichinho de estimação é um pouco diferente dos outros: um porquinho, chamado Chovinista. Por que será, hein?

Graphics MSP

Cascão protagoniza uma Graphic MSP, com roteiro e desenhos de Camilo Solano.

Curiosidades

B-vento.gif
  • Cascão tem hidrofobia e ablutofobia, ou seja, ele tem fobia (medo patológico) de água e de banho, respectivamente.
  • Quando Cascão era bebê e estava aprendendo a andar ele escorregou e se machucou por causa de um chão molhado.[15].
  • O cabelo do Cascão feito com a impressão digital de Sergio Graciano, ex-arte-finalista da MSP.
  • Os pais do Cascão já o levaram a um psicólogo, chamado de Doutor Menta, para saber a origem do medo do Cascão de água. [16]
  • Cascão é colega de escola de Mônica, Cebolinha e Magali, sendo aluno da Professora Bia.[17]
  • Time do Coração: Sport Clube Corinthians Paulista
  • O Cascão já foi apaixonado por uma garotinha loira que cantava muito bem, mas desistiu dela ao descobrir que a menina era uma sereia.[18]
  • Na história "O Resgate do Cebolinha", Cascão mostra que tem dedos nos pés. Ele diz que usa meias o tempo todo, e que elas acabaram ficando da cor da pele de encardidas. (Mas, curiosamente, na mesma ocasião Mônica confirma que ela realmente não tem dedos nos pés)[19]. Mesmo assim, esse fato não é considerado oficial, e sim só uma suposição restrita a hisória feita pelo roteirista dela, Emerson Abreu, afinal todos sabem que a razão por alguns dos personagens de Mauricio não terem dedos nos pés é por causa do tempo que ele levava para desenhar os sapatos e os dedos nos personagens.
  • Na história "O Gibizinho da Marina" (Mônica 1ª Série Nº 16 (Editora Panini), abril/2008), foi revelado que Cascão é louro natural, e que seu cabelo parece preto por causa da sujeira. Entretanto, esse suposto cabelo louro nunca retornou, sobretudo na continuidade de TMJ, em que ele adquire o hábito de tomar banho. Isso leva a crer que esta foi somente uma suposição restrita àquela história.
  • Em algumas histórias, Cascão já bolou seus próprios planos infalíveis contra a Mônica. Porém, não é diferente do Cebolinha, sempre sem sucesso.
  • Suas histórias mais antigas foram consideradas politicamente incorretas, pelo fato dele brincar no lixo, o que poderia ser influenciável para os leitores. Conforme o tempo, esse hábito foi varrido de suas histórias.
  • Assim como o Xaveco e o Cebolinha, o Cascão também gosta de Rock, sendo que segundo ele próprio ele improvisa as latas de lixo do quintal da casa dele como uma bateria.[20]
    • Os três amigos já improvisaram uma bandinha de rock numa brincadeira depois que o videogame do Xaveco queimou. Cebolinha no vocal (lembrando que o Cebolinha fala errado), Cascão na "bateria" (latas de lixo) e Xaveco na "guitarra" (controle do Guitarrero, paródia do Guitar Hero). No entanto, de acordo com a Xabéu os três são muito desafinados.
  • Cascão também gosta de funk, uma vez cantou uma música que era uma paródia da música "Eguinha Pocotó" [21] enquanto Cebolinha levava coelhada da Mônica.
  • Com a chegada do politicamente correto, as histórias do personagem passaram a ser um exemplo, pois além de se preocupar com o lixo jogado nas ruas, ele usa a criatividade para fazer brinquedos feitos com materiais recicláveis.
  • Já foi mostrado torcendo para o Santos e o Palmeiras, mas seu time oficial é o Corinthians, por quem é torcedor fanático.
  • É quem melhor joga futebol entre os meninos do Bairro do Limoeiro. Em algumas histórias, já foi mostrado que no futuro Cascão poderá ser um talentoso jogador da seleção.
    • Na história "Gastando Sonhos" [22] vemos que Cascão imagina a versão adulta dele mesmo como jogador de futebol e usando um bigodinho bem parecido com o do pai dele (esse seria como Cascão se imagina quando tiver uns 30 e poucos anos). Em várias outras histórias o Cascão diz que quer ser jogador de futebol quando crescer.
    • Na história "Futuro Nada Incerto" [23] Cascão viaja para o futuro e encontra a versão adolescente dele (em teoria seria o Cascão Jovem mas o personagem aparece no estilo de desenho dos gibis da Turma Clássica) que passou numa perneira e que vai jogar num clube de futebol. Também fica chocado ao descobrir que seu "eu do futuro" toma banho. A viagem ao futuro do Cascão não vai afetar a linha do tempo pois Franjinha explica que viagens ao futuro causam amnésia e que o Cascão iria esquecer qualquer "spoiler" do futuro dele.
  • Além do futebol, Cascão ainda domina diversos outros esportes, tais como handebol, basquete, skate, vôlei de praia, patinação e ciclismo, além de cultivar outros hobbies como empinar pipa, jogar bafo, dominó, xadrez, jogar video game e andar de carrinho de rolimã
  • O primeiro filme que o Cascão assistiu no cinema foi um filme do Batmão (paródia do Batman)[24].
  • Não é só de água que o Cascão não gosta, ele também não gosta de gelo e neve [25] além de vapor de água [26], pois são "feitos de água".
  • Como foi revelado em algumas histórias, Cascão faz aniversário no dia 25 de novembro[1] e é do signo de Sagitário.
    • Na história "Será Que o Seu Signo Não Combina Com o Meu?", Cascão diz que seu signo é Sagitário com ascendente em Peixes.[27]
  • Cascão foi batizado na Igreja Católica (ou seja ele é Católico). No entanto, quando o padre foi o benzer com a água benta ele fugiu com medo da água benta.[28]
  • O Cascão já LAVOU AS MÃOS, na história "O Mundo Vai Explodir"[29] para poder salvar o mundo de uma fórmula que iria explodir a qualquer momento Cascão lavou as mãos, o composto da fórmula para impedir a explosão era "água que passou na mão de menino que não lava as mãos a mais de 6 meses".
    • Outra história em que o Cascão lavou as mãos foi em "Morto de Fome" [30]. Nesta história o Cascão tinha fugido de casa pois sua mãe só iria deixá-lo almoçar se lavasse as mãos. Cascão então vai na casa da Mônica, mas a Dona Luísa perguntou se ele iria lavar as mãos, ele então fica irritado e sai da casa da amiga e pede pro Xaveco comprar um lanche pra ele, mas o amigo diz que só iria dar o lanche se ele lavasse as mãos. Com fome, Cascão não aguentou e lavou as mãos e então voltou pra casa com sua mãe, que estava o procurando pelo bairro.
  • Nas versões em inglês o seu nome é traduzido livremente para Smudge, que quer dizer algo como "borrão", ou "sujeira".
  • É mostrado no episódio Os Cinco Fios Mágicos que sua camiseta é branca, mas ficou amarela por causa da sujeira. Entretanto, a capa da edição 3 da Globo mostra que a camiseta do Cascão lavada permanece amarela.
  • Na história "O Desafio de Imaginações"[31], Denise tenta vender cupcakes para o Cascão. No balão de fala da Denise ela diz "cupcake" com a grafia inglesa correta, enquanto o Cascão diz "capiqueique" (escrito como se ouve em português). Foi uma forma dos roteiristas mostrarem que o Cascão simplesmente ainda não tinha aprendido na escola como se escreve esta palavra estrangeira, diferente da Denise. Lembrando que os personagens ainda são crianças no 2° Ano do Ensino Fundamental, então diferente de adultos que já completaram os estudos (por exemplo o Rolo e a Tina) eles ainda estão aprendendo a escrever e pronunciar palavras em outros idiomas.
  • É o mascote oficial da Vedacit, marca de materiais de tratamento doméstico. Foi escolhido para esta campanha por fazer alusão à proteção contra a chuva.

Cascão já tomou banho!

Numa tira dos anos 1960, Cascão diz que toma banho todo domingo, mas não gostava de tomar banho e era obrigado a tomar, pois no começo não era tão irredutível a água. Anos depois, Cascão apareceu em uma tirinha limpo e, numa tira do ano de 1964, o Cascão tomou banho! Clique aqui para ver essa tira. Depois dessa tira, ele acaba lavando as mãos em algumas histórias. Também foi revelado que na história Casco-cola Issequié!! que ele lavou as mãos, apesar de não ter sido mostrado, apenas comentado. Além disso, Cascão bebe água, sim, mas com canudinho, e no filme "As Aventuras da Turma da Mônica", ele gargareja com a água do filtro da casa do Cebolinha.

Referências

  1. 1,0 1,1 Cascão 1ª Série Nº 95 (Editora Panini) - Sagitário ou Centauro?, Pág. 3 (quadrinho 1), Novembro de 2014
  2. Cascão n° 86, Editora Abril, ano de 1986
  3. Cascão n° 428, Editora Globo, 2003
  4. Cascão 2a Serie n° 24, abril de 2017 (Editora Panini)
  5. Mônica nº 47, Primeira Série da Panini, novembro de 2010
  6. 6,0 6,1 6,2 Cascão 2ª Série Nº 55 (Editora Panini) - A Carteira de Identidade, Pág. 59 (quadrinho 1), Novembro de 2019 (arquivo)
  7. Cascão Nº 261 (Editora Globo) - O Menino-Aranho, Janeiro de 1997
  8. Cebolinha Nº 103 (Editora Globo) - Apelidos, Pág. 42 (quadrinho 6-7), Julho de 1995
  9. Mônica Nº 161 (Editora Globo) - O Primeiro Aniversário a Gente Nunca Esquece!, Fevereiro de 2000
  10. Cascão Nº 366 (Editora Globo) - O Jeitinho do Cascão, Pág. 11, Janeiro de 2001 (arquivo)
  11. Cascão 1ª Série Nº 12 (Editora Panini) - Pai Noel, Pág. 12 (quadrinho 1), Dezembro de 2007 (arquivo)
  12. Magali 2ª Série Nº 64 (Editora Panini) - Um Crime Horripilante, Pág. 18 (quadrinho 4), Agosto de 2020 (arquivo)
  13. Mônica Nº 146 (Editora Globo) - Todo Dia é da Criança, Pág. 58 (quadrinho 3), Dezembro de 1998 (arquivo)
  14. Cascão - Quem acredita em Futebol?
  15. Mônica n° 116, Editora Globo, agosto de 1996
  16. Cascão n°97, Editora Globo, ano de 1990
  17. Mônica 03 (Editora Panini) - Aniversário na Escola (Março de 2007)
  18. Cascão n°59, Editora Abril, ano de 1984
  19. Mônica 1ª Série Nº 77 (Editora Panini) - O Resgate do Cebolinha, Pág. 9 (quadrinho 1-3), Maio de 2013
  20. Cebolinha n°29, Primeira Série da Panini, janeiro de 2009
  21. Cebolinha n°209, Editora Globo, novembro de 2003
  22. Cascão n° 8, Editora Globo, ano de 1987
  23. Cascão n° 272, Editora Globo,Junho de 2007
  24. Cascão n° 156, Editora Globo, ano de 1993
  25. Cebolinha n° 12, Primeira Série da Panini, dezembro de 2007
  26. Magali n° 264, Editora Globo,julho de 1999
  27. Mônica 2ª Série Nº 7 (Editora Panini) - Será Que o Seu Signo Não Combina Com o Meu?, Pág. 11 (quadrinho 7), Novembro de 2015
  28. Cascão n° 10, Editora Globo, Junho de 1987
  29. Cebolinha n°4, Editora Abril, ano de 1974
  30. Cascão n° 19, Editora Globo, Outubro de 1987
  31. Cascão n° 82, 1ª Série da Panini, ano de 2013
v - e
Turma da Mônica (logo deitado).png
Magali à esquerda.png Cascão Baby Linha do.Tempo Cascão Jovem Cascão à direita.png

Predefinição:Personagens

Advertisement