Bugu
Bugu, o Irritante.png
Informações de Fundo
Programas de Televisão
Mônica Toy
Biduzidos
Primeira Aparição
Mônica Nº 32 da Editora Abril "Olha eu Aqui, Gente!"
(Dezembro de 1972)
Nome Completo
Buntador Guglisdécio[1]
Cachorro redondo da cor amarela, tem longas orelhas de abano e braços e pernas que se sobressaem ao meio do seu corpo. Teimoso, irritante, prepotente, chamativo, mimado e bobalhão.
Afiliações
Turma do Bidu
Família
Butanda (mãe)[1]
Butum (pai)[1]
Amigos
Bidu (ocasionalmente), Manfredo, Dona Pedra
Frases
“Alô, Mamãe!”.

O Bugu é o cãozinho que inferniza as histórias em quadrinhos. Seu maior dom é fazer imitações de famosos e irritar todo mundo por conta da sua presunção de querer se aparecer. Sua mania por atenção e seu jeito de querer todas as câmeras (ou quadrinhos) para si é o motivo de ser amplamente desgostado e desprezado pelo Bidu, já que ele é a principal vítima dos incômodos do Bugu. O cachorrinho amarelo, em todo seu exibicionismo latente, tem uma enorme vontade de se tornar um personagem de destaque, junto ao desejo de subir para o estrelato, ganhar admiradores e fama nos gibis.

Características e traços

Bidu: "Ah, não!! Eu conheço essa voz irritante, esganiçada e nada a ver!!"
Dona Pedra: "Quem é, Bidu? O Cid Coleira ou o Pedro Miau?"
Bidu: "Nããão! Aquele que é o terror das historinhas, o importunador dos personagens, o chupa-cabra dos gibis! Bugu!!"
Bugu: "Alô, Mamãe!!"
Bidu e Dona Pedra falando sobre o "Irritante Bugu"[origem]

"É aqui onde recebo o prêmio de melhor ator?"

O Bugu acredita ser extraordinário diante de toda a classe artística! Um talento da dança e do canto perdido! Super experiente no ramo de atuação, um legítimo artista incompreendido – coitado! O que lhe falta em participação nas histórias é compensado pela sua petulância. O cachorro acaba por ser muito chatinho (mas hilário!), suas tentativas frustradas de se mostrar aos olhos do Mauricio como o novo "protagonista" gera uma insistência danada para substituir os astros das revistinhas e começar a aparecer nas capas. O Bugu, por ser o fã número um do Bidu (tendo todos os gibis, pôsteres, camisetas e até "buttons" raros do mesmo), sempre desejou estar no mesmo patamar que seu ídolo, resultando no seu incômodo constante para o Bidu que, coitado, sempre sofre com esse cão.

Se você nunca ouviu sua frase de efeito: “Alô, mamãe!”, provavelmente nunca leu uma história em que esse cachorro estranho com formato oval e amarelo aparece para querer se mostrar. Esse cachorrinho esquisito, que vive infernizando a vida do Bidu, surge não se sabe de onde e, com tapeações e paródias (muito mal-feitas e escancaradas), tenta sempre roubar a cena do personagem principal. Mas apronta tanto que no final é despachado pelo Bidu com um chute no traseiro, quando ainda tem tempo de gritar “Tchau, Mamãe!”. Apesar do seu jeito de ser, Bugu rapidamente ganhou a graça do público, não pela simpatia, mas sim por suas historias cômicas e engraçadas junto ao Bidu. Ser inconveniente e chamativo são suas principais características na qual, mesmo tentando não ser insuportável, acaba de um jeito ou de outro irritando o seu ídolo Bidu, que fica perdendo os cabelos, ou melhor, os pelos, pelo estresse que passa aturando esse cãozinho.

Bastidores

Criação e desenvolvimento

Bugu apareceu pela primeira vez em Mônica Nº 32 de dezembro de 1972, publicado pela Editora Abril, na historinha "Olha eu Aqui, Gente!", e foi criado por Márcio Araújo, roteirista e falecido irmão do Mauricio.

Biografia

Origem

Apesar da maioria dos personagens acreditar que Bugu é um cachorro, suas origens são muito diferentes. Bugu é um ser extraterrestre que vivia em um asteroide próximo do Sol, seu povo é chamado de homens-bolinha-do-sol e seu verdadeiro nome é "Buntador Guglisdécio". Após uma ameaça de invasão, os pais de Bugu o enviam em direção do planeta Terra com a roupa que um dia será entregue ao Astronauta pelos Homens-Geleia. No meio do caminho, ao invés de se encontrar com os Geleias, sem querer ele se encontra com o Astronauta, que o ajuda a se encontrar com o grupo alienígena. Os mesmos coletariam o uniforme dele e o entregariam ao Astronauta num futuro próximo.[1]

Bugu, o protagonista mixuruca.png

Porém, o encontro não é amigável e os Geleias roubam a roupa de Bugu, colocando-o em animação suspensa e despachando o azarado "cachorro" para a Terra. Bugu cai bem em cima do Bidu, no meio de uma historinha.[1] Por conta da impertinência e chatice azucrinante, Bugu sempre leva um chute para fora da historinha bem no finalzinho pelo Bidu, dizendo: "Tchau, Mamãe!" como conclusão, mas sempre acaba voltando para importunar a Turma do Bidu.

Curiosidades

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 Almanaque Turma do Astronauta Nº 2 (Editora Panini) - A História do Bugu!, Pág. 4-19, Dezembro de 2007 (arquivo)