Turma da Mônica Wiki
Advertisement
Sobre a Boneca Tenebrosa
Boneca Tenebrosa
Boneca Tenebrosa.png
Informações de Fundo
Inspiração
"Chucky", "Blade", "Dolly", "Palhaço de Brinquedo".
Primeira Aparição
Magali Nº 307 (Editora Globo) - A Boneca Tenebrosa (Março de 2001)
Outros Títulos
"Boneca Ternurinha"
Boneca-de-pano marrom, cabelo laranja, olhos de botões azuis e vestido preto repicado. Maléfica, nefasta, megalomaníaca, perversa e obsessiva.
Inimigos
Magali, Seu Carlito, Dona Lina, Mônica, Cebolinha, Cascão
Objetivo
Aniquilar a "Turma da Mônica", para assim governar a galáxia dos secundários e vilões dos quadrinhos
Poderes e Habilidades
Hipnotismo, possessão, indestrutibilidade, flutuação
Armas e Itens
Explosivos, vassoura, frigideira, redes, minhocas
"Medo! Terror! Escuridão!!"
—O bordão tenebroso.[origem]

A "Boneca Tenebrosa" é um brinquedo infantil que surgia para apavorar filmes de terror. Enquanto estava sendo vendida em lojinhas para promover o seu longa-metragem assustador, uma das versões da personagem foi comprada pelo Seu Carlito e acabou ganhando vida, atormentando a família da Magali. A partir daí, começou a aterrorizar toda a Turma da Mônica, com seus truques espalhafatosos de dominação e tentativas – fracassadas – de se apoderar de tudo a sua volta por simples vontade de provocar o caos e assombrar as crianças.

Características e traços

Risada diabólica.

A "Tenebrosa" é, puramente, tenebrosa! Ela é o melhor exemplo do pior tipo de vilão: uma criaturinha abominável que ama deixar suas vítimas amedrontadas, completamente atroz e irredimível para os padrões vilanescos da turminha. Misantrópica de nascença, fazer o mal, para ela, é tão natural quanto respirar. Feita de pano e retalhos, com linhas marcadas pela costura, não tinha objetivos claros para justificar suas atrocidades, ao que parece, era terrorista só pelo prazer, mas com o passar do tempo ganhou uma ambição: governar a galáxia dos secundários e vilões das histórias em quadrinhos.

Astuta como quem não quer nada, quando alguém tenta impedí-la de fazer algo ela automaticamente muda seu jeito maligno para bonzinho, que seria a "Boneca Ternurinha", sua segunda personalidade (que é falsamente fofa e delicada). Porém, de um modo traiçoeiro, a "Tenebrosa" consegue retornar ao seu antigo caráter cruel quando bem entende, possuindo um cinismo assustador. Com uma personalidade dominadora, costuma se disfarçar no ambiente para adentrar sorrateiramente na rotina da turminha e contaminá-los com seus esquemas malévolos, como quando fingiu ser um simples apetrecho,[1] uma decoração fajuta,[2] [3] ou possuindo alguém conhecido,[4] habitando furtivamente o Bairro do Limoeiro de tal maneira que nunca levanta suspeitas, mas sendo sempre desmascarada no final. Farsante (sem se expôr) e mentirosa convicta, distoa dos outros antagonistas da garotada, como o Capitão Feio, por exemplo, que obviamente não deseja machucar seu sobrinho Cascão, ela no entanto, por si só, nunca tirou o sorriso da boca durante suas tentativas malucas de assassinar os jovens, incluindo os pais destes, da rua do limão.

História

Poderes e Habilidades

  • Hipnotismo: Ao que parece, a Boneca Tenebrosa tem conhecimentos sobre hipnotismo e controle de pessoas pela mente. Logo em sua primeira aparição, ela hipnotiza o Seu Carlito para comprá-la, como ele mesmo disse "Foi um negócio meio hipnótico! Quando passei pela loja de brinquedos ali da esquina...", ainda desligada. Em sua última aparição, ela tenta hipnotizar o Xaveco para ele virar um Vilão, porém foi impedida por uma coelhada.
  • Possessão: Em sua última aparição, ela possuiu o Cumulus Nimbus. O motivo foi que só uma nuvem poderia viajar no tempo tão rápido e foi por essa razão na qual Tenebrosa resolveu possuí-lo. Em suas últimas palavras, ele disse, fazendo esforço, que estava sendo dominado. Logo depois seu tamanho aumentou diversas vezes e ele disse "Medo, Terror, Escuridão", bordão clássico da Boneca Tenebrosa. Em Mônica Nº 49, quando Magali, após cair do barranco, voltou para sua cesta de piquenique, Mônica diz que a Boneca Tenebrosa roubou a cabeça da Magali.
  • Indestrutibilidade: Magali disse para seu pai que, no filme, a Boneca era invencível. Na vida real ela também demonstra rastros de algo assim, pois ela apareceu só com a cabeça na 9ª edição da Mônica da Panini, ainda com vida, e foi pisoteada na 49ª, mas ainda conseguiu retornar na 54ª. Mas foi revelado que ela pode morrer virando pó com frases "piegas" e cantoria feliz. Numa versão alternativa de Magali Nº 307 (mencionada em Mônica Nº 49), o Seu Carlito tira as pilhas da Boneca e a joga para fora de casa, sendo que um raio a atinge no exato momento, e ela acaba sem mais a necessidade de pilhas ou qualquer outro tipo de recarga para o funcionamento.

Boneca Tenebrosa flutuando em Mônica Nº 49, de 2011.

  • Flutuar: Pouco se sabe sobre a habilidade de voar da Boneca Tenebrosa, e ao que parece, a própria também. Em seu retorno em Mônica Nº 49, ela começou a emitir uma aura amarela e flutuar (a uma baixa distância do chão). Depois disso, nunca mais foi realizado o ato.

Equipamentos

A Boneca Tenebrosa utilizou vários itens e armas durante as suas aparições, muitos desses que ela usou como objetivo de "aniquilar" a Família da Magali, entre esses:

  • Explodir a casa da Magali com dinamites
  • Dar vassourada em todos os moradores da casa da Magali
  • Dar uma panelada na cara do Seu Carlito
  • Causar medo na Mônica a prendendo numa árvore com a rede e colocando minhocas embaixo

Aparições

A Turma da Mônica Wiki tem uma coleção de Imagens sobre:
Cebolinha tirando Fotos.png

Turma da Mônica (Globo)

  1. Magali Nº 307 - A Boneca Tenebrosa (primeira aparição)

Turma da Mônica (1ª Série)

  1. Mônica Nº 9 - O Fantasma do Sótão
  2. Mônica Nº 49 - A Volta da Boneca Tenebrosa
  3. Mônica Nº 51 - O Melhor Presente do Mundo (cameo)
  4. Mônica Nº 54 - Outros 500!
  5. Mônica Nº 60 - Véspera de Natal (cameo)

Turma da Mônica (2ª Série)

  1. Mônica Nº 11 - A Festa das Princesas
  2. Cascão Nº 31 - A Lenda do Aniversário do Menino Sujão

Turma da Mônica Jovem

  1. Turma da Mônica Jovem Nº 90 - A Torre Inversa (sem falas) [5]

Curiosidades

Imagem autografada por Emerson Abreu, em 2001 (divulgada no Facebook).

  • Maricota, de Histórias de Arrepiar, é provavelmente inspirada na Boneca Tenebrosa.
  • O mais estranho da história da Boneca Tenebrosa era como ela pôde sair do filme e virar uma boneca à venda em lojas. Isto pode ser explicado pela "venda" da Boneca para comercializar o filme em produtos relacionados, mas o motivo na qual ela acabou "ganhando vida" ainda é desconhecido.
  • A maior rivalidade dela deveria ser, provavelmente, com a Magali, porém ela não se contém com uma só pessoa, não possuindo assim um "rival", odiando igualmente qualquer um que passar ao seu lado.

Referências

  1. Mônica Nº 9 (Editora Panini) - O Fantasma do Sótão
  2. Mônica Nº 51 - O Melhor Presente do Mundo
  4. Mônica Nº 54 - Outros 500!
  5. Este personagem, quando apareceu, não apresentou diálogos e/ou falas.
Advertisement