FANDOM

Turma Jovem na CCXP
Este artigo é sobre um personagem, objeto ou lugar que aparece na Turma da Mônica Jovem. Portanto, são artigos de eventos futuros do universo da Turma da Mônica; simbolizando suas versões anos depois das historinhas clássicas!
Ajuda
Berenice
Berenice (Sombras do Passado)
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Turma da Mônica Jovem Nº 51 - Sombras do Passado
(Outubro de 2012)
Berenice é baixa, tem corpo velho e pele clara. Seu rosto tem rugas, ela tem um longo nariz e usa pequenos óculos redondos. Tem cabelo branco, que não é visíveis, pois ela usa um turbante laranja que o cobre. Ela tem braços e pernas magros e grandes seios. Berenice é manipuladora, vingativa, fria, calculista e cruel.
Ocupação
Cavalo do Apocalipse
Afiliações e Grupos
A Serpente
Relacionamentos e Família
Menina do Lago (filha)
Inimigo(s)
Cebola Jovem, Mônica Jovem, Cascão Jovem, Magali Jovem, Filhos de Umbra

Berenice é a ex-assistente da Madame Creuzodete e mãe da Menina da Lagoa, sendo uma das antagonistas de Sombras do Passado.

Características e traços

Quando idosa, Berenice já possui pouco cabelo, um turbante com alguma pedra no centro e sempre com algum vestido. Está sempre acompanhada de sua bengala. Possui brincos, óculos de vidro que impossibilitam ver seus olhos e demonstra ser um pouco banguela. Apesar de suas pernas parecerem normais aos olhos humanos, eles são cascos de jumenta disfarçados por um feitiço de glamour.

Por vezes, a personalidade de Berenice resume-se a ser alegre, amigável e companheira. Por outras, como quando se tratando de sua filha, ela é séria, má e quieta. Pode parecer um pouco arrogante, irritando-se facilmente: talvez, por causa da idade.

História

Pacto com o Mal

Berenice era uma bonita e caridosa mulher que distribuía comida em tapauérs para crianças carentes. Sua filha não gostava nem um pouco, pois pensava que ela dava mais atenção à essas crianças do que à ela. Um dia, porém, a filha supostamente havia sido morta por um grupo de 7 crianças indo para uma Festa do Dia das Bruxas, caindo do barranco e morrendo com uma cabeça de Jumento.

Depois que o corpo da filha foi encontrado, Berenice culpou as crianças pela tragédia e passou dias trancada em casa chorando e implorando por uma maneira de se vingar e trazer a filha de volta. Ela começou a ouvir palavras sendo sussurradas nas sombras, a voz do mal primordial mencionado nas escrituras: a serpente. Com o coração corrompido, Berenice vendeu sua alma. A serpente traria sua filha de volta em troca das almas das crianças culpadas pela morte dela.

As vozes instruíram-lhe a construir uma chave feita de ossos e um portal pra Umbra. Ela então convidou as 7 crianças e serviu suas guloseimas pela última vez. O sedativo que ela colocou nos doces deixou as vítimas adormecidas, e elas foram vestidas com as fantasias que usavam para ir à festa. Ela então marcou cada um deles com o Selo da Serpente, os colocando cuidadosamente dentro de Umbra. Apesar disso, as crianças não eram culpadas, e o ritual só aceitaria corações corrompidos. A luz das almas inocentes fez tudo ir pelos ares, com o fogo consumindo tudo, sobrando apenas a porta vermelha que era a passagem pra Umbra.

Em busca do espírito da filha

Aquela noite, Berenice desapareceu. Dezessete anos se passaram, e ela procurava um jeito de trazer a filha de volta. Um dia, ela apareceu na tenda da Madame Creuzodete pela oportunidade perfeita para aprender mais sobre as ciências ocultas. Fingindo procurar emprego como assistente e aprendiz, ela foi notada por Creuzodete pela alma condenada ao inferno. Apesar disso, a vidente lhe aceitou para levá-la de volta ao bem.

Segundas intenções

Já como assistente de Creuzodete, Berenice conheceu a Turma da Mônica. No Dia da Jumenta Voadora, pretendendo usá-los para recuperar o espírito de sua filha, ela tentou usar Creuzodete e se encontrar com a turma, levando-os para uma casa. Ela notou que Cebola mantinha a Marca de Ior, e que poderia muito bem levá-lo até Umbra.

Após os Filhos de Umbra atacarem os garotos, ela aproveitou a oportunidade e lhes contou que a Menina do Lago havia sido morta por aqueles pivetes, correndo assustada com o crânio da Jumenta. Após ganhar a confiança de todos, ela pôde levar-lhes até a Porta Vermelha de sua antiga casa. Lá, contou sobre as sete crianças, alegando que eles fossem terríveis assassinos perigosos.

Guerra por Umbra

Com Cebola entrando em Umbra pela Chave de Ossos e sua marca, Berenice aproveitou que Violinista indicou a morte de alguém e contou-lhes a verdadeira história da Jumenta Voadora. Na antiga casa, onde já se encontraram, ela obrigou que todos os personagens tomassem chá e revelou o envenenamento, logo em seguida contando que sua filha era a Menina da Lagoa, e ela quem havia matado os Filhos de Umbra. O chá, envenenado, matou Cascão, Magali e Mônica, que seguiram suas ordens e se infiltraram em Umbra com suas máscaras ilimitadas, uma vez que, caso Berenice entrasse lá, seria enviada diretamente ao inferno por ter vendido a alma.

No sótão do santuário construído em sua verdadeira casa, ela deu início ao ritual para supostamente recuperar o rosto e a própria coroa da filha, a Menina da Lagoa. Assim, ela pôde sugar todo o poder da filha dentro do crânio, percebendo que, com a serpente sugando sua vida e envelhecendo-lhe mais rápido, deformando seu corpo, estava morrendo, não adiantaria trazer a filha de volta para não cuidar dela. Ela se fundiu a ela em uma só criatura, qual seria a única maneira de continuarem juntas. Assim, ambas se tornaram O Cavalo Pálido da Morte.

Se tornando invulnerável para todos, ainda aliada de Mônica, Cascão e Magali, os inimigos convocaram os Filhos de Umbra, únicos que poderiam lhe deter.

Batalha Final

Já todos fora de Umbra, ela mandou o trio para derrotá-los. Todos foram derrotados, com A Viúva liberando seus servos para destruírem as máscaras da turma, que acordou com cada vez mais ódio de Berenice. Invadindo, ela foi ameaçada por Xaveco, que declarou pará-la. Ele lhe distraiu, enquanto Cebola, Zé Bepo e Crispiano batiam em Perna de Pau, que transferia toda a sua dor. Vulnerável, ela não demorou a ser possuída por Porta-Voz. Recuperando o controle, a luz dos sete amaldiçoados foi necessária para detê-la.

Vendo que não era o suficiente, Cebola ofereceu sua força vital para detê-la. Ela se separou da filha, recuperando o tamanho. Distraída com uma ilusão de Bailarina sobre sua filha, ela foi enviada até Umbra por Absinto, tendo a alma comprometida e enviada ao inferno.

Curiosidades

  • Berenice não é realmente idosa. Apesar de aparentar ter uma idade avançada, o envelhecimento rápido e as deformidades de seu corpo são consequências do pacto que ela fez com a Serpente. Pode se deduzir que ela ainda está entre 40 e 50 anos.
  • Ela usa um feitiço de glamour para disfarçar a verdadeira forma de suas pernas, que se tornaram cascos de jumenta por conta de seu pacto com a Serpente. Esse feitiço é real e é uma técnica muito avançada de magia que consiste em disfarçar a aparência real de coisas ou pessoas, criando ilusões.
    • Apesar de ser uma técnica muito avançada de magia, Madame Creuzodete viu facilmente a verdadeira aparência de Berenice, por ser muito mais experiente com as forças ocultas
    • As câmeras trabalham em uma frequência diferente da do olho humano, podendo ver eventos sobrenaturais. Isso significa que as câmeras conseguem "burlar" o feitiço de glamour de Berenice e ver a sua verdadeira forma.
  • Provavelmente, Berenice também está livre, já que todos os espíritos malignos, inclusive sua filha, foram libertados quando o Planeta Tumba foi explodido em "Herdeiros da Terra: Conclusão".
  • A placa de seu carro, "APO-1602", é na verdade uma referência a um versículo da Bíblia, o qual seria do livro de Apocalipse, capítulo 16, versículo 02, o qual diz: "Feridas terríveis e dolorosas apareceram naqueles que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem". O sinal da besta e a imagem é claramente o símbolo de IOR, uma vez que mesmo que Cebola não estivesse cultuando a imagem, as feridas (que seriam a morte dele) o atingiram, pois ele estava marcado.

Aparições

Turma da Mônica (Panini)

  1. Mônica Nº 94 - A Festa do Dia da Jumenta Voadora

Turma da Mônica Jovem

  1. Nº 51 - Sombras do Passado, Parte 1 (primeira aparição)
  2. Nº 63 - Dia das Bruxas
  3. Nº 74 - Umbra, parte 1
  4. Nº 75 - Umbra, parte 2
  5. Nº 76 - Umbra, parte 3 (como a Jumenta Voadora)