FANDOM

Ajuda
Balas Bilula
Balas Bilula em Mônica N29 (Ed. Panini), 'Barraco Entre Vizinhos'
Informações de Fundo
Primeira Aparição
Cebolinha Nº 29 (Ed. Globo)
O Grande Concurso das Balas Bilulas (Maio de 1989)
Informações Gerais
Tipologia
Alimentício
Criador(es)
Bilula,
Ursinho Bilu
Usuários
Cascão, Cebolinha, Mônica, Entre outros (...)
Afiliações
Barraco entre Vizinhos,
Programa do Bilula,
Baú do Rocha Escura
Destino e Estado Atual
Ainda em utilização.
"O Gato-Mia, o Cachorro-Late, o Macaco-Pula,
Vivam as Balas Bilula!
"
—Jingle publicitário feito pela Mônica.[origem]

As Balas Bilula são deliciosas guloseimas do universo da Turma da Mônica. Estão relacionadas ao Ursinho Bilu, que sempre faz propaganda das Balas, e seu criador é o Bilula.

Descrição Editar

As Balas Bilula são um dos mais conhecidos docinhos que a criançada do Bairro do Limoeiro costuma comprar na bomboniere. Seu grande rival é as "Balas Tuquinha", preferida pelo Cascão,[1] mas as Bilula tem variados sabores, o que torna tudo ainda mais especial, sendo: chiclete amanteigado de algodão doce, suco de maça verde com pitada de canela, tutti fruitti de pêssego, pina colada com marshmallow de morango tostado, cereja com calabresa de limão, entre outros.

História Editar

O Grande Concurso das Balas Bilulas Editar

Balas Bilula (história) 01

"A melhor frase vai ganhar uma bicicleta e balas à vontade!"

Os desenvolvedores das Balas Bilula promoveram um concurso na qual quem ganhasse iria concorrer a uma bicicleta e um milhão de suas balas, onde para se tornar um dos participantes era preciso juntar dez embalagens de Balas Bilula. Assim, concorrendo, a pessoa teria a chance de criar um novo slogan das balas, quem fizesse a melhor frase ganharia o prêmio.[2] Após saberem do sorteio, Cebolinha e o Cascão se reúnem pra tentar bolar alguma frase, e logo o Cascão tem uma ideia: "O Gato Mia, o Cachorro Late, o Macaco Pula, vivam as Balas Bilula!", e Cebolinha fala que era é uma frase estúpida, e que com isso não ganhariam absolutamente nada.[2] [3] Em seguida, o Cebolinha inventa a sua frase mirabolante: "A mais deliciosa, gostosa e saborosa bala do mundo é a Bala Bilula!", para concorrer como a vencedora.

Balas Bilula (história) 02

"É! Todos mandando suas 'flases'! Tadinhos! Se soubessem que eu vou ganhar..."

Ambos concordam que esta frase é muito melhor que a anterior, e resolvem entregar para o correio, percebendo no caminho que há muitas pessoas participando do concurso, mas Cebolinha debocha sabendo que irá vencer.[4] De passagem, aparece a Mônica, se aproximando da dupla e conversando sobre sua frase, falando que a dita cuja era: "A mais deliciosa, gostosa e saborosa bala do mundo é a Bala Bilula!". Os dois, sabendo se tratar da mesma frase que eles criaram, resolvem dizer para a Mônica que a frase dela é muito ruim, com o intuito dela mudar, decidindo dar a frase do Cascão pra ela, acreditando que com a frase dele ela provavelmente iria perder, e os dois ganhariam fácil com a ideia (não tão original) deles.

Balas Bilula (história) 04

"Ah! Vê se não enche, Cascão!"

No dia seguinte, quando começa o Programa do Bilula, o apresentador anuncia os três primeiros vencedores, após falar os dois últimos ele declara o primeiro que, sem mais nem menos, era a Mônica (que ganhou por acharem o slogan muito ecológico) com a frase dos meninos, que ficam pasmados ao assistirem a dentucinha recebendo o prêmio.[5] [6] Em compensação, Mônica oferece um acordo, em agradecimento pelos meninos terem ajudado ela com a frase, na qual a garotinha ficava com a bicicleta e os meninos com as balas. Eles, de mãos atadas, concordam, tendo bala pra comer até os netinhos do Cebolinha crescerem![7]

Outras aparições Editar

A frase também serve como sinal para reconhecer os membros da resistência pela limpeza, em "Coelhadablanca".

Relacionados Editar

Programa do Bilula Editar

Bilula

O programa de auditório tem como público telespectadores infantis (como o Zezinho Pereira e o Renato Luís, que venceram um dos sorteios),[8] transmitindo propagandas das balas e promoções que divulgam constantemente a marca. Bilula, o apresentador que leva o nome do programa, utiliza uma meia amarela, uma camisa azul (que se parece com a embalagem de uma bala), e no centro um circulo com o seu nome "Bilula". Ele também usa nitidamente uma peruca de uma careca de palhaço, onde o cabelo é louro, ele é um homem (também interpretado por outros homens com a mesma aparência) com cerca de 30/40 anos.[6]

Turma do Bilu Editar

Beleléu e brinquedos

Beleléu levando o Ursinho Bilu, a Jujuba e o Macaco-Que-Pula.[9]

A Turma do Bilu contém cinco mascotes oficiais: o Ursinho Bilu (símbolo das Balas Bilula), o Gato que Mia, o Cachorro que Late, o Macaco que Pula e a Minhoca Jujuba (todos patrocinados e mostrados na Terra Encantada do Ursinho Bilu, um parque de diversões infantil, inspirado na Disneylândia). Em "O Parque Assombrado", é mostrado mais claramente como todos os personagens tem um papel especial nas historinhas (a Jujuba, por exemplo, é a minhoca de pelúcia do Cascão,[10] e serve como personagem entre as diversas atrações do lugar). Curiosamente, também, os mascotes tiveram uma remasterização nas "edições Jovem", baseados levemente nos animatrônicos de um jogo.

Veja também Editar

Aparições Editar

Balas Bilula em Lostinho

As Balas em Lostinho.

Turma da Mônica (Globo)Editar

  1. Cebolinha Nº 29 - O Grande Concurso das Balas Bilulas (primeira aparição)

Turma da Mônica (Panini) Editar

  1. Mônica 1ª Série - Nº 29 - Barraco Entre Vizinhos!
  2. Turma da Mônica – Laços
  3. Lostinho

Turma da Mônica Jovem Editar

  1. Mônica Jovem Especial Nº 1 - Lembranças

Notas de rodapé Ajuda

  1. Cebolinha Nº 29 (Editora Globo) - O Grande Concurso das Balas Bilulas, Pág. 6 (quadrinho 2)
  2. 2,0 2,1 Cebolinha Nº 29 (Editora Globo) - O Grande Concurso das Balas Bilulas, Pág. 3
  3. Cebolinha Nº 29 (Editora Globo) - O Grande Concurso das Balas Bilulas, Pág. 4 (quadrinho 6 e 7)
  5. Cebolinha Nº 29 (Editora Globo) - O Grande Concurso das Balas Bilulas, Pág. 9
  6. 6,0 6,1 Cebolinha Nº 29 (Editora Globo) - O Grande Concurso das Balas Bilulas, Pág. 10 (quadrinho 7)
  9. A Boneca Tenebrosa e a Estrelinha Mágica também podem ser vistas.
  10. Cascão Nº 324 (Editora Globo) - O Sumiço da Jujuba