FANDOM

As tirinhas clássicas da Turma da Mônica, foram as primeiras historinhas em quadrinhos da Turminha, sendo algumas delas a primeira aparição dos personagens Bidu, Cebolinha, Cascão, Mônica e Magali.

Tira de Bidu e Franjinha

A primeira tirinha de Bidu e Franjinha.

Para criar Bidu, Mauricio de Sousa se inspirou em Cuíca, seu cachorrinho de infância, um pequeno Schnauzer cinza. Franjinha, o dono, tinha um pouco do jeito do menino Mauricio e algumas características de outros parentes.

"Corria o ano de 1959 e eu ainda era repórter policial. Mas além das reportagens, comecei a publicar tiras semanais, de alto a baixo da página do jornal, sem título. Eram historinhas mudas, como se fosse uma charge sequencial (na vertical). Saíram durante alguns meses, até que me embaraçou a falta de título. Mas não atinava com um nome. Foi quando resolvi passar uma lista pela redação solicitando sugestões para o batismo. Choveram os nomes mais estapafúrdios, desencontrados, mas no meio deles, um antigo colega — Petinatti — indicou Bidu."
Mauricio de Sousa

Em 8 de setembro de 1963, na Folhinha de S. Paulo, Bidu apareceu pela primeira vez colorido e descobrimos que ele era azul! Naquele mesmo ano, antes, em março, Mauricio de Sousa criara o Cebolinha e a Mônica, que acabou se tornando a principal personagem.

Iniciar uma Discussão Discussões sobre As Tiras Clássicas da Turma da Mônica