FANDOM

Aldeia de Lem
Prefeito na entrada da Aldeia de Lem
Informações de Fundo
Filmes
Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo
Primeira Aparição
Folha de São Paulo (9 de maio de 1961)
Informações do Lugar
Localização
Brasil
Tipo
Cidade
Dono(a) e Criado por
Prefeito de Lem
Visitantes
Homens-Tigre
Moradores
Piteco, Ogra, Bolota, Thuga, Zum e Bum, Beleléu, Vartolo, Tio Glunk, Pedrosa, Juiz de Lem...

A Aldeia de Lem é uma cidadela que mora uma antiga civilização pré-histórica em que vivem Piteco, Ogra, Bolota, Thuga, Beleléu e os outros personagens deste núcleo.

O gentílico para os naturais de Lem é "lêmnio".

Geografia Editar

Aldeia de Lem

A Aldeia...

Aparentemente, a cidade situa-se onde hoje está o interior do estado brasileiro de São Paulo – em um planalto próxima de selvas, e os moradores dela habitam cavernas e cabanas. As atividades econômicas praticadas são, dentre outras, a pesca e a caça. Enquanto os homens saem para caçar, as mulheres aguardam nas cavernas até eles trazerem os víveres (os principais alimentos para a sobrevivência da população lêmnia). Um sistema bem rústico de organização criado pelos fundadores, de vez em quando há como ver mulheres guerreiras protegendo a entrada da Aldeia, como quando a Ogra foi a líder da guerrilha por um tempo.

A vegetação da região abrange desde árvores pré-históricas gigantescas até árvores comuns nos dias de hoje, como palmeiras e pinhos. O clima é oceânico e geralmente quente, mas varia muito e ocasionalmente até já nevou por ali. Possui uma fauna repleta de dinossauros e de mamíferos pré-históricos, como tigres-dente-de-sabre e mamutes. 

História Editar

Os lêmnios são rivais de vários povos daquele período: os "tigres", os "botocudos" etc..

Etimologia Editar

O nome, "Lem", vem do termo "além", que significa um lugar situado muito longe de nós; muito adiante; excessivamente longe. Possivelmente, o nome da região tal como o gentílico dos moradores é derivado da ilha grega Lemnos, tão antiga quanto a mitologia.